Redes Sociais

Deputado diz que "democracia não prospera na África" por falta de "capacidade cognitiva"

Gustavo Gayer (PL-GO) falava ao podcast 'Três Irmãos' sobre os Quocientes de Inteligência (QIs) pelo mundo e sobre a democracia na África

Correio Braziliense
postado em 28/06/2023 16:34 / atualizado em 28/06/2023 16:38
O deputado Gustavo Gayer -  (crédito: Reprodução/Câmara dos Deputados)
O deputado Gustavo Gayer - (crédito: Reprodução/Câmara dos Deputados)

Uma gravação que viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (28/6) mostra uma fala do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) que causou revolta nos internautas. A declaração ocorreu durante participação do parlamentar goiano no podcast Três irmãos. Gayer (PL-GO) comentava sobre democracias pelo mundo quando afirmou que ela nunca deu certo na África porque os africanos não tem "capacidade cognitiva".

Gustavo e os apresentadores do podcast conversavam sobre democracia e sobre inteligência. Falando sobre um "emburrecimento" da população.

Eles debatiam sobre o Quociente de Inteligência (QI) das populações quando o apresentador disparou: "Sabia que tem macaco com QI de 90? 72 o QI na África. Não dá para a gente esperar alguma coisa da nossa população".

Na sequência, Gustavo comentou sobre o histórico africano com democracias: "Democracia não prospera na África. Para você ter uma democracia você tem que ter o mínimo de capacidade cognitiva de entender entre o bom e o ruim, o certo e o errado", disparou.

Na sequência o deputado afirmou também que Brasil "está desse jeito". "O Lula chegou na presidência e o povo burro 'eeeee picanha e cerveja!'".

Anteriormente na entrevista, o deputado tinha comentado também que como deputado tinha muita cautela sobre o que falar. "Não tenho medo de ser cassado, mas tenho medo de ser preso. A gente tem que medir o que a gente fala o tempo inteiro".

Veja o vídeo na íntegra:

Deputado se pronunciou nas redes sociais

Após a repercussão do caso, o deputado se pronunciou nas redes sociais. Na legenda da postagem, o deputado afirmou que os que o criticaram "entram pra fila dos que querem me prender e cassar o meu mandato".

No vídeo, ele reage a entrevista ao podcast e comenta sobre as falas consideradas polêmicas e alvo de denúncia da deputada Duda Salabert (PDT-MG).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação