Planalto

Lula sobre Venezuela: "Conceito de democracia é relativo para você e para mim"

No final de maio, o petista foi criticado ao dizer que a Venezuela é vítima de "narrativa política" dos inimigos do país vizinho e que a Venezuela é uma "democracia"

Ingrid Soares
postado em 29/06/2023 21:25 / atualizado em 29/06/2023 23:06
Lula também teceu críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que ele é
Lula também teceu críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que ele é "um sabidinho" que não quis aceitar o resultado das urnas - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (29/6) que o conceito de democracia "é relativo". A fala ocorreu ao responder uma pergunta sobre a razão do governo ainda defender o regime de Nicolás Maduro e não caracteriza-lo como antidemocrático.

"A Venezuela tem mais eleições do que o Brasil. O conceito de democracia é relativo para você e para mim. Eu gosto de democracia, porque a democracia que me fez chegar à Presidência da República pela terceira vez", afirmou Lula em entrevista para a Rádio Gaúcha.

"Por isso que eu gosto da democracia e a exerço na sua plenitude. Aqui, eu acho que o mundo inteiro sabe que a governança do PT é exemplo de exercício da democracia", emendou.

Segundo ele, a eleição de 2024 é que decidirá o futuro de Maduro. "Agora vai ter eleição. Derrota e assuma o poder. Vamos lá fiscalizar. Se não tiver uma eleição honesta a gente fala", disse.

Lula também teceu críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que ele é "um sabidinho" que não quis aceitar o resultado das urnas.

"Não tivemos um cidadão aqui, um sabidinho que não quis aceitar o resultado eleitoral? Não tivemos um cidadãozinho aqui que quis dar golpe no dia 8 de janeiro? Tem gente que não quer aceitar o resultado eleitoral", emendando que ele foi derrotado por Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso e acatou o resultado.

No final de maio, o petista foi criticado ao dizer que a Venezuela é vítima de "narrativa política" dos inimigos do país vizinho e que a Venezuela é uma "democracia" . "Eu briguei muito com companheiros social-democratas europeus que defendem a democracia e que não entendiam que a Venezuela é uma democracia", disse na data ao receber Maduro em Brasília.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação