OBRAS

Congresso deve instalar comissão mista de MP de obras escolares na quarta

Colegiado já teve sua instalação adiada três vezes; com Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica governo espera criar 450 mil vagas na rede pública de educação

Ândrea Malcher
postado em 04/07/2023 15:51
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Congresso Nacional deve instalar nesta quarta-feira (5/7) a comissão mista que irá analisar a medida provisória (MP) que cria o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica (1.174/2023). Na ocasião serão eleitos o presidente e vice do colegiado.

A medida prevê a liberação de R$ 4 bilhões até 2026 para que mais de 3,5 mil escolas, que tenham recebido verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), possam concluir suas obras.

A instalação do colegiado já foi adiada pelo menos três outras vezes, com impasses entre os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre o rito de análises das MPs, e com matérias importantes, como o novo marco fiscal e a reforma tributária, travando as atividades dos deputados.

Segundo o governo, 450 mil vagas na rede pública de educação serão criadas com o Pacto. São 1,2 mil creches e pré-escolas, cerca de mil unidades de ensino fundamental, 40 de ensino profissionalizante e 86 obras de reforma ou ampliação.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação