Governo

Lula lança nesta quarta programa para beneficiar pesca artesanal

Segundo o Planalto, o programa Povos da Pesca Artesanal abrange ações que, juntas, têm o investimento de R$ 154 milhões e que beneficiarão 630 mil pescadores em todo o país

Ingrid Soares
postado em 01/08/2023 16:03
Pescadores artesanais representam aproximadamente 1 milhão de pessoas no Brasil e respondem por quase 60% do pescado produzido no país -  (crédito: Arquivo/Agência Brasil)
Pescadores artesanais representam aproximadamente 1 milhão de pessoas no Brasil e respondem por quase 60% do pescado produzido no país - (crédito: Arquivo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará nesta quarta-feira (2/8) do lançamento do programa Povos da Pesca Artesanal e da assinatura da retomada do Conselho Nacional da Aquicultura e Pesca (Conape). O evento ocorrerá no Palácio do Planalto, em Brasília, e integra as atividades da Semana Nacional da Pesca Artesanal, que reúne centenas de representantes de comunidades pesqueiras de todo o país na capital federal.

Desde ontem (31/7), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) realiza pela primeira vez um evento exclusivamente para pescadoras e pescadores artesanais: a 1ª Semana Nacional da Pesca Artesanal. O evento acontece na sede do MPA e irá até sexta-feira (4).

Em nota, o Planalto informou que o programa abrange ações que, juntas, têm o investimento de ao menos R$ 154 milhões que beneficiarão 630 mil pescadores em todo o país.

“Essas ações envolvem melhoria de condições de trabalho, valorização de tradições culturais ligadas à pesca, inclusão socioeconômica de pescadores, linhas de crédito e assistência técnica, além de bolsas de iniciação científica para jovens estudantes em estudos relacionados à pesca”, informou o texto.

Pescadoras e pescadores artesanais representam aproximadamente 1 milhão de pessoas no Brasil e respondem por quase 60% do pescado produzido no país. Estão majoritariamente nas regiões Nordeste (46%) e Norte (37%).

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação