Apesar de não ter feito um discurso sobre a chegada do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (3/8), a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, desejou boas-vindas ao advogado Cristiano Zanin. Durante a solenidade de posse, ela destacou a trajetória e experiência do novo integrante para ocupar a cadeira deixada pelo ministro aposentado Ricardo Lewandoswiski.
Para a magistrada, Zanin tem "cultura jurídica, preparo técnico e experiência", que, segundo ela, enriquecerão o tribunal. Durante a cerimônia, não houve discurso dos ministros e nem do novo integrante. Participaram do evento o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice, Geraldo Alckmin, autoridades, políticos, advogados, familiares e amigos.
- Cristiano Zanin toma posse como novo ministro do STF
- "Estou feliz", diz Lula após cumprimentar Zanin no STF
- Fila para cumprimentar Zanin tem presidente, vice, ex-ministros e advogados
Também compareceram os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente, bem como os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral da República.
Cristiano Zanin fez o juramento de cumprir a Constituição. Após a leitura pelo diretor-geral do STF, o termo de posse foi assinado, e o novo ministro, declarado empossado pela presidente da Corte.
Herança
Assumindo a cadeira deixada por Ricardo Lewandoswiski, que se aposentou em abril, Zanin herdará um acervo de 520 processos — um dos menores dos gabinetes do STF. Já nesta sexta-feira (4), ele deve participar dos primeiros julgamentos do semestre no plenário virtual da Corte — sistema em que os magistrados inserem os votos sem a necessidade de discussão presencial.
A sessão virtual do Supremo de amanhã vai funcionar até 14 de agosto. Há 154 processos no plenário e mais 91 para julgamento na Primeira Turma, da qual Zanin faz parte.
O magistrado deve apresentar seus votos nos casos em que o ministro aposentado Ricardo Lewandowski não tenha votado.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.