Sustentabilidade

Diálogos Amazônicos: evento começa em Belém com reunião do "Conselhão"

Encontro antecede a Cúpula da Amazônia, que reunirá nos próximos dias os oito países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)

Ândrea Malcher — enviada especial
postado em 04/08/2023 10:56 / atualizado em 04/08/2023 15:48
Diálogos Amazônicos: Belém recebe evento sobre soluções e desenvolvimento sustentável
 -  (crédito: Govbr/Divulgação)
Diálogos Amazônicos: Belém recebe evento sobre soluções e desenvolvimento sustentável - (crédito: Govbr/Divulgação)

Belém — Ministros do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, o chamado "Conselhão", começam a chegar ao Diálogos Amazônicos, nesta sexta-feira (4/8), em Belém (PA). O evento, que antecede a Cúpula da Amazônia, debaterá preservação ambiental, mudança do clima e desenvolvimento sustentável nos próximos dias.

Já estão em campo os ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Jader Filho (Cidades) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

"Será um evento gigante, em que será tratado muito mais do que o meio ambiente", disse Wellington Dias ao Correio.

A agenda amazônica também é uma pausa dos assuntos da capital. "Com essas conversas de reforma ministerial, o presidente tem cobrado ainda mais trabalho de mim", brincou o ministro do Desenvolvimento Social.

As plenárias temáticas do evento produzirão documentos com as demandas da sociedade civil a serem apresentadas aos oito países que participam da Cúpula da Amazônia.

Nesta sexta, os ministros participam da reunião do Conselhão junto às entidades da sociedade civil.

Após os Diálogos Amazônicos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nos dias 8 e 9 de agosto, da cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação