Assembleia Geral da ONU

Em NY, Lula faz críticas e diz que agenda 2030 da ONU pode fracassar

Presidente Lula sugeriu que a redução das desigualdades seja a prioridade nos sete anos que restam para o cumprimento do tratado, que conta com 17 objetivos de desenvolvimento sustentável

Para Lula, agir contra as mudanças do clima implica
Para Lula, agir contra as mudanças do clima implica "pensar no amanhã e enfrentar desigualdades históricas" - (crédito: Michael M.Santiago/Getty Images via AFP)
postado em 19/09/2023 12:13 / atualizado em 19/09/2023 12:16

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (19/9), na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que a Agenda 2030, voltada para o desenvolvimento, pode fracassar.

“A mais ampla e mais ambiciosa ação coletiva da ONU voltada para o desenvolvimento, a Agenda 2030, pode se transformar no seu maior fracasso. Estamos na metade do período de implementação e ainda distantes das metas definidas. A maior parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável caminha em ritmo lento. O imperativo moral e político de erradicar a pobreza e acabar com a fome parece estar anestesiado”, criticou.

Lula sugeriu que a redução das desigualdades seja a prioridade nos sete anos que restam para o cumprimento do tratado, que conta com 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, e assegurou que o Brasil está comprometido a implementar todos, “de maneira integrada e indivisível". “Queremos alcançar a igualdade racial na sociedade brasileira por meio de um décimo oitavo objetivo que adotaremos voluntariamente”, destacou.

"Correção de rumos"

O petista disse ainda que agir contra as mudanças do clima implica "pensar no amanhã e enfrentar desigualdades históricas". Os países ricos cresceram baseados em um modelo com altas taxas de emissões de gases danosos ao clima. A emergência climática torna urgente uma correção de rumos e a implementação do que já foi acordado.”

Ele emendou: “Não é por outra razão que falamos em responsabilidades comuns, mas diferenciadas. São as populações vulneráveis do Sul Global as mais afetadas pelas perdas e danos causados pela mudança do clima.”

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação