ISRAEL-HAMAS

Lula deve receber repatriados de Gaza, diz Mauro Vieira

Em entrevista coletiva para falar do encerramento da operação Voltando em Paz, o ministro das Relações Exteriores, afirma que "a conclusão exitosa" do processo de repatriação se deve à atuação do governo brasileiro

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, concedeu entrevista coletiva neste domingo (12/11) -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, concedeu entrevista coletiva neste domingo (12/11) - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
postado em 12/11/2023 14:33 / atualizado em 12/11/2023 20:32

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que o presidente Lula deve receber os 32 brasileiros que neste domingo (12) conseguiram cruzar a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. A aeronave, que há mais de um mês aguarda para o resgate dos repatriados, deve decolar do Cairo ao meio-dia de segunda-feira (13), no horário de Gaza.

“Todos os esforços pela libertação dos brasileiros, todos, desde o início, foram feitos pelo governo do presidente Lula, por instrução dele e acompanhamento diário”, disse Vieira, completando que ele, como chanceler, foi o interlocutor com as autoridades dos países envolvidos. “Foi isso que resultou na conclusão exitosa entre todos os países envolvidos. Isso é o que eu posso dizer. Isso é o que existe. Além disso, é desinformação”, completou o embaixador, após ser indagado sobre a suposta intercessão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na última quarta-feira, Bolsonaro esteve com embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine. Logo, bolsonaristas disseram que foi graças ao encontro que a Autoridade na Faixa de Gaza liberou a lista de brasileiros.

Perguntado ainda sobre a atitude do embaixador, Mauro Vieira respondeu: “Não conheço”. Na sexta-feira, o chanceler já havia sido indagado sobre o incidente e afirmou tratar apenas com o superior de Zonshine.
A previsão de chegada da aeronave à Base Aérea de Brasília é 23h30. Três paradas técnicas estão previstas: em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF).

Vieira informou que uma mulher e uma criança que desistiram de retornar ao Brasil alegaram questões pessoais. Antes da decisão, psicólogos da Força Aérea ainda conversaram com as duas, mas elas estavam convictas de que deviam ficar em Gaza.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->