Energia Elétrica

Ranking mostra parlamentares que defendem consumidores de energia

Levantamento da Frente Nacional dos Consumidores de Energia constata que, de forma geral, o Congresso tem atuado de forma negativa em relação às pautas de interesse de quem paga conta de luz

Frente Nacional dos Consumidores de Energia aponta que maioria do Congresso vota na contramão dos interesses de quem paga conta de luz -  (crédito: Reprodução/Segurança Eletronica)
Frente Nacional dos Consumidores de Energia aponta que maioria do Congresso vota na contramão dos interesses de quem paga conta de luz - (crédito: Reprodução/Segurança Eletronica)
postado em 14/12/2023 17:05 / atualizado em 14/12/2023 19:53

A Frente Nacional dos Consumidores de Energia lançou, nesta quinta-feira (14/12), o Ranking dos Parlamentares, que elenca os mais atuantes na defesa de quem paga conta de luz e os que se distanciam dos consumidores na hora de discutir e votar projetos que impactam o setor. De acordo com a frente, algumas medidas importantes têm sido aprovadas sem respaldo técnico ou análises de impacto regulatório e financeiro. Também há queixas em relação à falta de debate em comissões e à pequena participação efetiva da sociedade na discussão desses temas.

As notas são atribuídas com base na atuação dos parlamentares em relação a um conjunto de proposições legislativas classificadas por relevância e convergência com os interesses dos consumidores. Projetos prejudiciais aos cidadãos, como os que aumentam o valor da conta de luz, por exemplo, têm peso negativo e puxam para baixo a nota dos deputados e senadores que votaram à favor da medida.

 

 

A análise dos dados compilados no ranking demonstra que, de forma geral, o Congresso Nacional tem uma atuação negativa em relação às pautas de interesse dos consumidores de energia. Na Câmara, apenas 12.8% dos deputados pontuaram acima de zero. A pontuação média dos membros da Casa é -12,82. Já no Senado, a atuação tende a ser mais satisfatória, com 49% dos senadores com notas positivas, embora a média seja negativa, de -0,56.

De acordo com o levantamento, os partidos com parlamentares mais bem avaliados foram Rede Sustentabilidade, PSol, Novo, PCdoB e PV. Entre os cinco deputados federais mais "amigos" dos consumidores de energia estão: Kim Kataguiri (União-SP), Bacelar (PV-BA), Sâmia Bomfim (PSol-SP), Adriana Ventura (Novo-SP) e Luiza Erundina (PSol-SP). Os cinco senadores mais amigos dos consumidores de energia são Jader Barbalho (MDB-PA) , Plínio Valério (PSDB-AM), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Alessandro Vieira (MDB-SE) e Leila Barros (PDT-DF). Os partidos com as piores avaliações pelo trabalho de suas bancadas foram Patriota, PSDB, Republicanos, PL e União Brasil.

Entre os cinco deputados federais menos amigáveis aos consumidores de energia estão Danilo Forte (União-CE), Adolfo Viana (PSDB-BA), Zé Vitor (PL-MG), Rodrigo de Castro (União-MG) e Elmar Nascimento (União-BA). Os cinco senadores que menos atuam em favor dos consumidores, segundo o ranking, são Marcos Rogério (PL-RO), Esperidião Amin (PP-SC), Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Carlos Fávaro (PSD-MT) e Wellington Fagundes (PL-MT).

 

*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Doria

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->