CÂMARA DOS DEPUTADOS

Sob domínio da bancada da bala, comissão vota convocação de Lewandowski

Requerimento é o primeiro item da sessão inaugural da Comissão de Segurança Pública neste ano

Sob domínio de deputados que integram a bancada da bala, a Comissão de Segurança Pública da Câmara vai votar, na tarde desta terça-feira (12/3), a convocação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Este é o primeiro item da pauta da sessão inaugural do colegiado neste ano, presidido agora pelo deputado Alberto Fraga (PL-DF), histórico integrante desse grupo.

O autor do requerimento para levar o ministro à comissão é Ubiratan Sanderson (PL-RS), que cobra "esclarecimentos sobre as medidas que têm sido adotadas pelo ministério para conter o avanço do crime organizado no Brasil, bem como sobre a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Mossoró", argumenta o parlamentar no seu pedido.

A Comissão de Segurança integra o conjunto de espaços dominados pelos bolsonaristas na Câmara. Na distribuição dessas comissões, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro controla, além desta, as comissões de Constituição e Justiça, de Educação e a de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.

Convocação suspensa

O requerimento de convocação de Lewandowski foi retirado da pauta da comissão a pedido de Alberto Fraga (PL-DF), que a preside. O ministro, disse, o chamou para uma conversa ainda nesta terça no ministério. Os integrantes do colegiado concordaram. Fraga, que garantiu que Lewandowski irá comparecer à Câmara em outra data, afirmou que o ministro não pode ser responsabilizado pela fuga dos dois detentos do presídio de Mossoró (RN) porque estava no cargo há apenas uma semana.

Mais Lidas