TV+

Paizões da dramaturgia

O Correio destaca quatro personagens das séries e das novelas que são marcados pela relação com a paternidade

Adriana Izel
postado em 06/08/2020 18:27 / atualizado em 06/08/2020 18:46
 (crédito: Bretz Filmes/Divulgação)
(crédito: Bretz Filmes/Divulgação)

 

Ao longo dos 70 anos de televisão no Brasil, os personagens da dramaturgia exibidos na telinha foram evoluindo com o tempo. A figura paterna, que passou por mudanças na sociedade, também sofreu influência nas histórias. Em novelas e em séries, os pais passaram a refletir as transformações no âmbito da vida real para a ficção, tornando-se mais presentes e em relações mais aprofundadas com os filhos. Em clima de Dia dos Pais, o Correio celebra quatro personagens marcados pela paternidade em obras que estão, atualmente, no ar ou que foram lançadas recentemente. Confira a seguir!


Roney, de Malhação — Viva a diferença (Globo)
De volta no ar por conta das reprises na tevê aberta, Malhação — Viva a diferença retratou um paizão na temporada que levou o Emmy Internacional. É Roney (Lúcio Mauro Filho), o pai de Keyla (Gabriela Medvedovski) que, ao se tornar viúvo, larga a vida de músico para se dedicar à criação da filha. O personagem traz para a figura paternal o que muitas vezes acaba acontecendo com as mães: a anulação de um sonho para focar na herdeira.


Mehmet, de Milagre na cela 7 (Netflix)
Lançado neste ano no serviço de streaming, o filme turco conta a história de Mehmet (Aras Bulut Iynemli) e da filha dele, Ova (Nisa Sofiya Aksongur), de 8 anos, que veem tudo mudar quando ele é acusado de assassinar um colega da filha e é condenado à morte. A doce relação entre pai e filha é o que permeia o longa-metragem. Cabe à menina convencer a todos da versão da história do pai e, consequentemente, da pureza dessa figura, que tem uma idade mental tão próxima à dela.


Duque, de Coisa mais linda (Netflix)
A segunda temporada da série nacional Coisa mais linda trouxe para a história o personagem Duque, vivido pelo ator Val Perré. Pai de Adélia (Pathy Dejesus) e Ivone (Larissa Nunes), ele ficou anos afastado das filhas e retorna quando a primeira delas decide se casar. O seriado constrói muito bem a história por trás da ausência do pai — que não aconteceu porque ele quis — e também do tempo que ele busca recuperar.


Cassiano, de Flor do Caribe (Globo)
Com o anúncio de que Flor do Caribe retornará ao ar após o fim de Novo mundo, na faixa das 18h, a Globo colocará em breve na telinha outra figura paterna que se destacou nas novelas. Vivido por Henrique Castelli, Cassiano é pai de Samuca (Vitor Figueiredo), fruto da relação com Ester (Grazi Massafera). Assim que descobre que é pai do menino, ele faz de tudo para conquistar o amor e a admiração da criança, o que garante cenas muito bonitas.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação