Beleza

Make para eles! Por que não?

Homens podem - e devem - usar maquiagem para amenizar imperfeições. Saiba como aplicá-la para manter o efeito natural

Tayanne Silva*
postado em 06/08/2020 19:02 / atualizado em 09/08/2020 18:50
 (crédito: O Boticário/Divulgação)
(crédito: O Boticário/Divulgação)

Os primeiros registros da maquiagem vêm de mais de 3.300 a.C e logo se popularizaram, até os dias atuais. Cada vez mais, tanto homens quanto mulheres têm usado produtos para disfarçar imperfeições, como manchas e cicatrizes, e até amenizar a oleosidade. Mas existe diferença de pele entre ambos os gêneros. “No caso dos homens, ela é mais grossa, tem mais pelos grossos na face, o diâmetro é maior e os pontos de distribuição de gordura não são iguais”, explica o dermatologista Abdo Salomão Jr., formado pela Universidade de São Paulo (USP).

Para ele, alguns homens até usam base com protetor solar e hidratam a pele, mas não costumam aplicar produtos específicos para a região dos olhos. “Às vezes, se exigir coisas demais nos cuidados diários, eles acabam não fazendo. Deve ser algo prático, rápido e natural”, aconselha.

“Os homens têm mais glândulas sebáceas do que as mulheres, e portanto, mais poros. A pele deles é mais grossa e envelhece de forma diferente. Já a feminina pode se tornar mais fina após a menopausa”, enfatiza o maquiador Guilherme Orbea.

Ele dá dicas de materiais para deixar a maquiagem mais natural. “Base fluida oil free (sem óleo na composição) evita mais produção de óleo. Esse produto serve para dar uniformidade e deixa o aspecto menos pesado. Um bom corretivo ajuda a esconder as olheiras e um pó translúcido (sem cor) fixa a base”, diz Guilherme.

O maquiador acredita que o preconceito vem diminuindo ao longo do tempo e isso facilitou o acesso à make. “Os homens estão cada vez mais preocupados com a imagem. Agora, temos produtos específicos para a pele, a barba e o cabelo deles, encontrados em diversas lojas. ”

Naturalidade

O princípio da maquiagem masculina é apenas cobrir pequenas imperfeições e manchas. “A ideia é ter uma aparência simples e natural, como se não houvesse nada cobrindo a pele. Portanto, a escolha dos tons dos produtos deve ser a mais certa possível. É como eu digo: se você tem os produtos corretos, terá 85% de chance de acertar”, afirma o maquiador David Savello.

O profissional explica o passo a passo. “Com a pele já hidratada, use uma camada fina de base, porém, que cubra consideravelmente todas as manchas”, detalha. “Logo depois, aplique o corretivo em formato de triângulo, sem passar a linha do nariz — isso faz com que o rosto aparente ser mais longo. Em seguida, esfume com uma esponja sem mover muito o produto do lugar.”

David Savello sugere que a aplicação do corretivo venha seguida de um pincel fofo. “Aplique o pó translúcido solto, primeiro, na área do corretivo; depois, espalhe por todo o rosto. Verifique, porém, se não tem nenhuma linhazinha abaixo dos olhos, pois pode ficar acúmulo de produto”, diz o maquiador.

Com a ajuda de um blush, crie sombras naturais no rosto, na região da maçã, da mandíbula, da testa e das laterais do nariz. “A ideia é não carregar a mão nessa hora. Para dar um ar de saúde, aplique um blush do tom mais parecido possível de quando você fica corado. Nas bochechas, uma ótima dica é medir o espaço de dois dedos de distância para usar o produto. Sempre sem excesso.”

Cuidados com a pele

1 - Higienização
O primeiro cuidado do dia é lavar o rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele. Essa lavagem tem como objetivo remover as células mortas que se acumularam durante a noite e o resto de produtos que a pele não absorveu.

2 - Tonificação
O tônico reequilibra o pH da pele e a prepara para receber e absorver outros cosméticos. As peles oleosas são as que mais se beneficiam dessa etapa, principalmente, as que sofrem com poros dilatados.

3 - Hidratação
Com a pele limpa, a hidratação entra em cena. Ela mantém a barreira cutânea íntegra, exercendo, assim, suas funções adequadamente. Mais uma vez, escolha um produto de acordo com seu tipo de pele.

4 - Proteção
Indispensável em qualquer época do ano, o filtro solar é outro item que deve estar na rotina de cuidados diários com a pele do rosto.

Fonte: Natura, empresa de produtos de beleza

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação