Beleza

Para todos os tons

Empresas cosméticas apostam em maior variedade de cores de base e corretivo e tentam corrigir uma prática de racismo estrutural: a falta desses produtos para pessoas com pele negra

Ailim Cabral
postado em 03/09/2020 18:41 / atualizado em 03/09/2020 18:51
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

 

A Fenty Beauty, marca de maquiagem da cantora Rihanna, foi lançada no Brasil em agosto e reacendeu o necessário debate sobre a diversidade nas tonalidades de maquiagem com o intuito de atender a todos os tons e subtons de pele existentes. Assim como em toda a sociedade, o mundo da beleza ainda sofre as consequências do racismo estrutural e grande parte das pessoas negras tem dificuldade para encontrar produtos como bases, corretivos e pós que se adéquem à cor de sua pele.

A cantora Rihanna foi pioneira ao lançar a Fenty, inicialmente com 40 tons de base e corretivo — e, atualmente, com 50 opções de cada um dos produtos. A Revista participou de uma masterclass com um dos maquiadores globais da marca, Hector Espinal. Além dar algumas dicas de make, ele falou sobre a importância da inclusão no mercado da beleza. “Tentamos fazer tudo da forma mais universal possível, e é muito compensador quando um cliente nos diz que, finalmente, encontrou seu tom em um produto. Recebo e-mails e mensagens falando sobre isso. Uma modelo chorou, pois nunca tinha encontrado uma base em seu tom, e eu chorei junto.”

Depois do movimento e dos debates despertados por Rihanna em 2017, outras marcas começaram a aumentar a pluralidade em seus portfólios, como a Nars, com cerca de 28 cores de corretivos e 34 de base, e o lançamento da Rare Beauty, da também cantora Selena Gomez, com 48 tons, mas ainda indisponível no Brasil.

Hector acredita que, se uma artista e cantora é capaz de iniciar esse processo e se tornar uma marca de maquiagem global, todas são capazes de se tornarem mais inclusivas em seus tons. “É sobre quem é sua marca, sobre até onde quer expandir sua história e quem e o que você quer representar no mundo”, completa.

À brasileira

No Brasil, diversas marcas também têm corrido atrás das lacunas deixadas em termos de diversidade, como a Natura, O Boticário e a Vult. A maquiadora brasiliense Dinaura França ressalta a importância desse tipo de mudança de mentalidade no mundo da beleza. Como cliente, ela destaca o quanto é constrangedor e prejudicial para a autoestima as vezes em que busca um salão ou outro profissional para se maquiar e precisa levar os próprios produtos, pois, dificilmente, existiriam opções para seu tom de pele.

Na vida profissional e pessoal, Dinaura relata que as misturinhas entre bases de tons diferentes e o uso de corretivos para consertar o tom da base são situações comuns e nada práticas. “O mais comum, principalmente para quem não tem tanto conhecimento de maquiagem e colorimetria, é que a pele fique acinzentada.”

Para ela, a chegada de mais opções é importante, apesar de saber que os preços de produtos importados acabam dificultando o acesso de grande parte da população. As produções nacionais, que buscam atender cada vez mais pessoas, e as marcas voltadas especificamente para peles negras começam a preencher esse vazio no mercado, mas é necessário que existam alternativas mais em conta. “É muito importante e significativo encontrar a sua cor em uma única base. Mas o preço é algo a ser considerado, acabamos sempre gastando mais, porque, no lugar de uma base, precisamos comprar duas ou até mais.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Dicas de Hector

Ao aplicar o corretivo na região das olheiras, não o espalhe imediatamente. Se quiser uma cobertura maior para esconder as manchas escuras abaixo dos olhos, deixe o produto assentar na pele por alguns minutos, aumentando a fixação.
Para descobrir a cor certa do seu blush, aperte a ponta do dedo por alguns segundos, a tonalidade que ele ficar, é a ideal. Ao escolher o blush, é importante considerar o seu gosto ou objetivo, mas, com essa dica, você descobre a cor que fica mais natural.
Sorria e aplique o blush na região das maçãs do rosto. Um pouquinho do produto no nariz, usado com cuidado, deixará um ar mais saudável.
Para descobrir o tom ideal de lápis ou sombra de sobrancelha, compare a cor com o tom dos seus fios mais próximos à testa, o famoso baby hair.

Dicas de Dinaura

Tente deixar a textura da pele o mais natural possível e o mais próxima da sua cor. Não tente se enquadrar em padrões, clareando seu rosto.
Realce sempre a beleza natural.
Evite produtos que tenham pigmentos brancos. Eles são vilões para a pele negra.
Ao comprar uma base, teste no rosto, no colo e no pescoço.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação