Saúde

Hormônio a favor do organismo

Chamado de chip da beleza, o implante hormonal, ressaltam especialistas, é ferramenta que deve ser usada para tratamentos de saúde. Os benefícios estéticos são consequência

Renata Rusky
postado em 05/10/2020 19:52 / atualizado em 05/10/2020 19:53
 (crédito: Valdo Virgo/CB.D.A.Press)
(crédito: Valdo Virgo/CB.D.A.Press)

Usado principalmente como método contraceptivo e para solucionar problemas de saúde, como endometriose, miomatose, menstruação irregular, sangramento disfuncional e sintomas relacionados à TPM, o implante de reposição hormonal de gestrinona acabou conhecido como chip da beleza pelos seus efeitos estéticos. Alguns especialistas, no entanto, consideram a denominação inadequada.

Para o ginecologista e obstetra Igor Padovesi, os implantes não devem ser utilizados para finalidade estética. São uma opção de tratamento ginecológico para as condições citadas, além da reposição hormonal da menopausa.

Ele deixa claro: “O uso resulta em alguns benefícios esperados, como a melhora da disposição e o aumento da libido (pelo aumento natural da testosterona feminina), a interrupção das menstruações (eliminando as cólicas e TPM), além de favorecer o ganho de massa magra e reduzir a gordura corpórea e a celulite. Porém, tais efeitos benéficos são secundários, considerados uma espécie de efeito colateral do tratamento”.

O médico Lucas Costa Felicíssimo corrobora que a nomenclatura pela qual o implante se tornou conhecido passa a ideia errada de como funciona. “Não é um tratamento estético, mas clínico, que pode ser usado em mulheres que apresentam desconfortos durante o ciclo menstrual, com TPM e sangramentos intensos, ou até no tratamento de doenças”, explica.

Os homens também podem se beneficiar da reposição hormonal. “A partir dos 30 anos, começa a ocorrer uma queda natural da testosterona e alguns homens podem começar a apresentar queda da libido, aumento da gordura abdominal, desânimo, desinteresse na vida social e profissional, diminuição da densidade óssea”, explica a médica Milena Tomé, do Instituto Pocallet.

Ela salienta que, nos obesos, pode ocorrer acúmulo de hormônio feminino. Para reverter o quadro, após exames hormonais, usa-se os pellets de testosterona. “A maioria dos pacientes nota os resultados logo nas primeiras semanas”, garante. “Mas, como qualquer procedimento, ambos exigem avaliação e indicação médica.”

Hormônio gestrinona

- Derivada da testosterona, é uma progestina sintética, cujos usos mais comuns são a contracepção e a prevenção da hiperplasia endometrial.
- Tem efeito antiprogestágeno, ou seja, bloqueia os efeitos da progesterona – ovulação, aumento do peso, inchaço, retenção de líquidos, cansaço, desconforto na região das mamas, menstruação irregular.
- Androgênico: aumenta a quantidade de testosterona livre no corpo.
- Antiestrogênico: bloqueia o estrógeno, o hormônio feminino, inibindo a ovulação.

Fonte: Ginecologista e obstetra Marcus Sant'Anna, da Clínica Ginecus

Pellets de testosterona

- Implante bioabsorvível: de acordo com Lucas Costa Felicíssimo, é o mais usado pelos homens. Com cerca de 3mm X 9mm, é implantado na pele e libera testosterona ao longo de seis a 10 meses.
- Silástico: implante revestido por uma haste de silicone, no qual podem ser inseridos cinco diferentes tipos de hormônios: gestrinona, testosterona, estradiol, acetato de nomegestrol —, que vão sendo liberados de forma contínua e gradual durante 12 meses.
- Nestorone: dura seis meses. Somente o silástico pode ser usado como método anticoncepcional.

Tanto os implantes femininos quanto masculinos têm quantidades de hormônio personalizadas para cada paciente

Indicação de uso do implante de gestrinona (chip da beleza)

Endometriose
Miomatose
Menstruação irregular
Sangramento disfuncional
Sintomas relacionados à TPM
Reposição hormonal na menopausa
Método anticoncepcional

Efeitos colaterais positivos

Eles estão relacionados à testosterona, o hormônio masculino:
- Aumento da massa muscular
- Diminuição da gordura
- Aceleração do metabolismo
- Melhora da libido
- Diminuição da celulite
- Melhora da densidade óssea

Efeitos colaterais negativos

Também relacionados à quantidade de testosterona no corpo e à inibição dos hormônios femininos, como o estrogênio, segundo o ginecologista e obstetra Marcus Sant'Anna, a gestrinona causa a hiperandrogenia:
- Voz grossa
- Aumento do clitóris
- Aumento de pelos
- Acne
- Alopécia

Palavra do especialista

Qual a principal crítica ao chamado chip da beleza, o implante de gestrinona?

É um tema polêmico não só no Brasil, mas nos Estados Unidos e na Europa. Existem várias discussões científicas em torno desses hormônios bioidênticos, que são manipulados. A maior parte dessa discussão vem dos Estados Unidos e os principais pontos criticados em relação aos hormônios feitos em farmácia de manipulação é que o FDA, que é o órgão oficial de controle daquele país, não tem como regular a produção desses medicamentos. Não há controle sobre a dose-padrão, sobre eventual contaminação na produção, não tem bula, com informações de efeitos adversos. Os grandes estudos são feitos com hormônios tradicionais, produzidos pela grande indústria farmacêutica, e não manipulados, que têm muito pouca literatura científica. Supostamente, as farmácias de manipulação produzem hormônios idênticos aos da grande indústria, mas a comprovação não pode ser feita.

Por que a grande indústria não faz também esses implantes? Por que são manipulados?

No Brasil, o primeiro e principal médico relacionado ao uso desse tipo de implantes hormonais é o do Dr. Elsimar Coutinho, um baiano que, por muitas décadas, esteve em vários países como consultor da OMS. Ele teve nas mãos desenvolvimento de quase tudo relacionado a hormônios femininos e contracepção, extremamente conceituado e reconhecido. E ele comentava, nas aulas e palestras, que a grande indústria, com quem ele teve muito contato por muitos anos, não teve interesse nesse perfil de tratamento, porque é personalizado. A dose é prescrita e ajustada individualmente. Segundo ele, a grande indústria tem interesse em medicamento que sirva a um grande grupo de mulheres.

O que o senhor pensa do uso focado na beleza?

É contraindicado o uso para finalidade estética. Tem indicações precisas para um determinado perfil de mulher, mas, como tem efeito colateral estético benéfico, é vendido com o apelo de chip da beleza e isso é considerado inadequado pelos conselhos em geral. É preciso tomar cuidado com lugares que vendem o “chip da beleza” com esse apelo ao efeito estético. As clínicas de estética, os anúncios, os profissionais que usam pacientes como vitrine. Tudo isso é considerado antiético e ajuda a propagar uma ideia ruim dos implantes.

Igor Padovesi é ginecologista e obstetra formado pela Universidade de São Paulo (USP) e trabalha no Hospital Albert Einstein

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação