Encontro com o Chef

Pedagoga prepara lanches especiais após descobrir alergia da filha

Menina não pode comer nada com leite e corantes. Hoje, além de estudar gastronomia funcional, a mãe vende as delícias até para adultos

Sibele Negromonte
postado em 11/10/2020 08:00
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

A vida de Rivânia Cunha é feita de reviravoltas. A primeira delas aconteceu quando, aos 19 anos, deixou o sertão da Paraíba para correr atrás de um sonho: estudar. “Eu tinha certeza de que não ficaria lá para sempre.” A mudança começou quando uma prima, que morava em Brasília, visitou a família no Nordeste, em 2000, e perguntou se ela não queria viver na capital. A jovem nem pensou duas vezes. Fez as malas e embarcou na aventura.

“Meu tio tinha acabado de morrer, toda a família estava muito abalada e fui ficando para dar um apoio.” E lá se vão duas décadas, tempo em que a paraibana estudou, formou-se em pedagogia, começou a trabalhar, casou-se e teve uma filha.

Quando a filha estava prestes a completar 1 ano, mais uma reviravolta ocorreu na vida de Rivânia. Maria Fernanda começou a ter reação durante a introdução alimentar. Depois de investigar o problema, os médicos descobriram que a pequena tinha alergia à lactose e a alguns corantes e que seria necessário fazer uma mudança radical na alimentação dela.

A mãe decidiu largar o emprego de secretária e se dedicar totalmente à filha, que hoje tem 5 anos. Passou a aprender receitas que não tivessem leite, corantes e conservantes e levassem, preferencialmente, ingredientes integrais. Pesquisou muito e começou a fazer as experiências. “No início, muito pão de queijo ficou murcho e muito bolo não cresceu”, diverte-se. Mas foi pegando o jeito.

Quando Maria Fernanda começou a ir à escolinha, a mãe se viu em um novo desafio. “Ela via a lancheira dos amiguinhos com suco na caixinha colorida e outras guloseimas e queria o lanche deles.” Foi aí que a pedagoga teve a ideia de fazer sucos bem coloridos, pôr olhinhos, boquinha e nariz nos salgados, mandar garfinhos divertidos, enfim, deixar tudo o mais atrativo possível.

A lancheira da menina fez tanto sucesso entre os coleguinhas que logo as mães deles estavam pedindo a Rivânia que fizesse comidinhas saudáveis e lindas para vender. No início, ela ficou meio insegura, mas como não foge de um desafio, resolveu tentar. “Eu sempre caprichei muito nos aniversários da minha filha, preparo tudo, das comidas à decoração. E muita gente dizia que eu devia trabalhar nessa área de festa infantil, mas nunca tinha levado a sério.”

Mudança na pandemia

A paraibana começou, então, a comercializar os lanchinhos saudáveis. Mal começaram as aulas, porém, as escolas fecharam as portas por causa da pandemia. “Fiquei arrasada, mas decidi seguir em frente e aproveitei a oportunidade para me profissionalizar. Eu me matriculei em um curso de gastronomia on-line, de dois anos, voltado para a alimentação funcional, dieta low carb, receitas integrais”, detalha.

E, coincidentemente, as antigas clientes começaram a perguntar se ela não fazia lanchinhos saudáveis também para adultos. Ela não só aceitou mais esse desafio como criou até uma marca: o Maria Fernanda Alimentação Saudável. “Dei o nome da minha filha porque tudo começou por causa dela e tudo o que fiz foi por ela”, orgulha-se.

No cardápio, há bolos, pães, salgados, brownies. Todas as receitas são funcionais ou low carb. Há, ainda, opções veganas. “No início, os meus produtos não levavam leite e eu procurava usar farinha integral. Daí, os clientes começaram a pedir que eu fizesse sem glúten, sem ovos. E eu fui me adaptando, criando receitas”, explica.

Adaptar e inventar, aliás, são verbos que acompanham Rivânia desde a infância. A mãe era professora em uma escola rural e ela costumava preparar surpresas para os alunos, tão carentes, em datas especiais. “No Dia das Crianças, sempre preparava um bolo, pegava um Toddy, fazia uma cobertura e transformava aquilo em uma festa. E eu era uma menina também”, emociona-se.

A receita que a pedagoga compartilha com os leitores da coluna, o cupcake de maçã com canela, é superfácil de executar. Que tal aproveitar o feriado, ir para a cozinha com os filhos e juntos prepararem e comerem o bolinho? A diversão é garantida!

Cupcake de maçã com canela

Cupcake de maçã com canela
Cupcake de maçã com canela (foto: Arquivo pessoal)

Ingredientes
* 1 xícara de farinha integral
* 2 ovos
* 1/3 de xícara de óleo de girassol
* 2/3 de xícara de açúcar demerara
* 2 maçãs raladas
* 1 colher de sopa de fermento em pó
* Canela a gosto

Modo de fazer
Bata no liquidificador o açúcar, os ovos e o óleo. Despeje em uma tigela e acrescente a maçã, a farinha e o fermento. Leve para assar em folhas de silicone ou em forma para cupcake, em forno preaquecido a 180ºC.
Rendimento: 12 bolinhos.

Serviço

Instagram: @mariafernandaalimentacaosaudavel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação