Há quase 100 anos, o Brasil celebra em 12 de outubro o Dia das Crianças. A data foi criada primeiramente no território brasileiro — sendo oficializada em 5 de novembro de 1924 —, para somente anos depois ganhar o mundo. Como acontece com muitas datas comemorativas, o dia dedicado aos pequenos estende-se a cada ano, passando para a semana e até o mês, o que faz com que o mercado, em geral, se prepare. E não seria diferente com a televisão e com o streaming, que dedicam programações especiais para o público infantojuvenil no período.
A plataforma Netflix preparou um projeto intitulado Estação N (www.estacaon.com.br), que está no ar desde o dia 4 e tem conteúdos para crianças a partir de 2 anos. A atração interativa, imersiva, on-line e gratuita inspira-se nas feiras de ciências escolares, propondo jogos e atividades a partir de filmes e séries originais do catálogo. A proposta tem como gancho o grande lançamento do mês: o longa-metragem animado A caminho da lua, de Glen Keane (animador veterano da Disney que trabalhou em Tarzan e Pocahontas) com roteiro de Audrey Wells (Sob o sol de Toscana e O ódio que você semeia).
Assim que o usuário acessa o site, cria um perfil e depara-se com Fei Fei, a menina sonhadora protagonista de A caminho da lua, dentro do foguete criado por ela para encontrar e provar a existência da divindade chinesa Chang’e, a deusa do satélite natural da Terra — mito contado para a personagem pela mãe e que é desacreditado pela família. A plataforma é composta por 12 planetas em 3D e 360 graus, cada um representando um filme ou uma série. Lá, as crianças encontram atividades lúdicas, em que aprendem brincando.
“A Estação N foi criada como uma forma de comemorar o mês das crianças em um ano que tem apresentado muitos desafios, tanto para os pais quanto para as crianças. Em uma jornada espacial inédita, a Estação N cria um ambiente on-line, virtual e gratuito que convida crianças de todas as idades, até os mais grandinhos, a explorarem os universos de suas séries e filmes favoritos, enquanto brincam e aprendem com experimentos científicos e atividades imersivas”, explica a Netflix, em nota, ao Correio.
Narrativa inspiradora
Está previsto para o dia 23, quando A caminho de lua estreia na plataforma, uma surpresa feita pela cantora, atriz e apresentadora Priscilla Alcantara, voz de Vou voar, canção da trilha sonora do filme. “Estou me segurando para não dar nenhum spoiler. Vamos liberar uma surpresa na Estação N. Fiquei muito feliz de fazer parte desse projeto e ter mais esse canal de interação (com o público infantil). Mas é uma surpresa e sou parte dela”, define a artista em entrevista.
Num filme divertido, mas com toques bastante sentimentais, caberá a Priscilla trazer essa emoção na música principal, que é uma versão brasileira da original Rocket to the moon. “O mais legal de tudo é que eu tive muitos pontos de conexão, tanto na história do filme quanto na própria letra da música. Outras músicas do meu próprio repertório se relacionam com Vou voar”, afirma. Essa é a volta de Priscilla ao cenário infantojuvenil após anos à frente do Bom dia & cia no SBT. “Sempre mantive um carinho e uma aproximação desse público”, completa.
Um dos destaques do longa-metragem animado é o tratamento do roteiro para a protagonista Fei Fei, mais um exemplo de uma menina fora dos estereótipos relacionados à fragilidade feminina. Modo que ganha cada vez mais espaço em produções infantis, a exemplo de Frozen, Moana e Valente. “Acho que realmente a personagem mostra essa força feminina capaz de desbravar novas aventuras e de provar realmente a si mesma aquilo em que acredita. A personagem mostra descobertas, tanto de si quanto das relações pessoais. Acho que tem pontos tão importantes que essa personagem traz que são capazes de inspirar mulheres desde a infância”, analisa.
Papel fundamental
“O conteúdo infantil neste momento difícil (da pandemia) tem um papel fundamental, seja como forma de entretenimento para amenizar a situação, seja de educação”, avalia Mariana Caltabiano, criadora da animação brasileira Zuzubalândia. A produção estreou no último dia 2 no canal Boomerang a segunda temporada das aventuras de Zuzu, abelha que sonha em ser uma cantora famosa, enquanto precisa deter a Bruxa de destruir o reino de Zuzubalândia, formado por frutas, doces, vegetais e outras gostosuras. Novos episódios toda sexta, às 19h, e todo domingo, a partir de hoje, no YouTube. Também é possível conferir no Now da Net/Claro.
A primeira temporada da atração, que é inspirada no livro Jujubalândia, de 1997, estreou em 2018 e conquistou público e também a crítica. “Tivemos o reconhecimento rápido do público, chegando a 43 milhões de visualizações no YouTube. E, agora, tivemos também o reconhecimento dos profissionais da Academia Brasileira de Cinema (pela indicação ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020). Nos sentimos honrados de ter conseguido fazer uma animação que agrada ao mesmo tempo o público e o meio artístico”, diz Mariana.
Formada por 13 episódios, a sequência mostrará Zuzu e os demais personagens explorando situações da atualidade, como o vício nas redes sociais, a dificuldade de cuidar de um bebê e a importância da escola. “A segunda temporada tem episódios mais ousados, pois já passamos da fase de apresentar os personagens e o reino ao público. Isso nos permitiu brincar mais no roteiro”, revela a criadora, que exemplifica: “No episódio Facezook, Zuzu fica viciada em redes sociais, tudo o que ela faz é para agradar os seguidores. Mas, no fim, percebe que isso não faz o menor sentido e que está perdendo momentos importantes ao lado dos amigos não virtuais. Em Mano Aranha, a Garfídea descobre como é legal ir para a escola. O Ovo é outro que vai divertir também os pais. Nele, Zuzu, Brigadeiro e Laricão sentem na pele como é difícil cuidar de um bebê”.
Saiba mais sobre o projeto Estação N e confira mais trechos da entrevista com Priscilla Alcantara e Mariana Caltabiano em https://blogs.correiobraziliense.com.br/proximocapitulo/.
Mais atrações infantis
Cartoon Network: Todas as quintas, às 17h45, o canal exibe Mao Mao: Heróis de Coração Puro. A atração mostra o protagonista tentando defender a população do Vale Coração Puro contra terríveis monstros e vilões. De amanhã até o próximo domingo, uma programação especial, às 15h, com exibição dos melhores episódios de Ben10, Ursos sem curso e DC Super Hero Girls.
Disney Junior: Das 8h às 11h, o canal Disney Junior exibe o bloco de programação intitulado As manhãs com Mickey. Na atração, o famoso camundongo do estúdio acompanha as crianças durante a rotina matinal, animando-os a escovar os dentes, tomar um café da manhã nutritivo e incorporar outros hábitos saudáveis enquanto se divertem com músicas e videoclipes especiais.
TV Brasil: Desde o último dia 5, a emissora transmite 10 animações inéditas na faixa TV Brasil Animada, a partir das 10h, de segunda a sexta: Kiwi, Nina Perguntadeira, A Ratinha e o Urso, Pirata e Capitano, Angelo, Casa da Árvore, Eu sou um gênio, Ready Get Go!, Space Racers e Simplex. Além disso, o canal exibe a nona temporada de Detetives do Prédio Azul de segunda a sexta, às 13h e 18h. Os conteúdos também ficam acessíveis no aplicativo TV Brasil Play, por streaming no site da emissora (https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv). No site da TV Brasil Animada (https://tvbrasil.ebc.com.br/tvbrasilanimada), é possível baixar e imprimir jogos de colorir, quebra-cabeças e atividades de liga pontos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.