Ouniverso da Netflix estará reunido a partir desta semana no Tudum Festival Netflix, evento que se assemelha ao formato das comic con, convenções nerds e geeks em que o público acompanha conversas com artistas de séries e filmes e ainda tem acesso a conteúdos exclusivos. O evento surgiu em janeiro deste ano no Brasil, com realização para São Paulo, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, onde reuniu 50 mil pessoas em quatro dias.
Por causa da pandemia, a segunda edição teve que se adaptar em dois formatos: um de almanaque físico e digital e, outro, de festival virtual. O primeiro é um livro composto por entrevistas, testes, curiosidades, figurinhas e pôsteres feitos para os fãs da plataforma de streaming. Foram produzidos mais de 100 mil exemplares físicos, que estão sendo entregues para quem se cadastrou no site. Essa foi forma encontrada para substituir o contato dos participantes do festival com as atividades interativas da primeira edição.
Já o festival digital tem início na terça-feira, dia 3, e segue até quinta-feira, dia 5, com programação no YouTube da Netflix Brasil e também no site oficial (https://tudumfestival.com.br/). O evento será comandado por Maisa, uma das estrelas do streaming. A artista, que deixou o SBT recentemente, tem um contrato para realizar três obras com a Netflix, entre elas o filme Um pai no meio do caminho, roteiro de Thalita Rebouças com previsão de estreia ainda para este ano.
Com Maisa à frente, o Tudum Festival terá a presença de estrelas renomadas do serviço. Estão confirmados e divulgados os convidados. São eles: Lucas Bravo, o Gabriel de Emily em Paris; Emicida, que fechou parceria com a plataforma para o lançamento do documentário AmarElo — É tudo pra ontem; Joel Courtney, o Lee de A barraca do beijo; Yankel Stevan, o Raúl de Control Z; Felipe Castanhari, de Mundo Mistério; e o trio de protagonistas de Sintonia, Bruna Mascarenhas, Jottapê e Christian Malheiros.
A primeira edição do evento teve a presença internacional dos atores Noah Centíneo e Lana Condor, que vieram ao país promover o segundo filme da franquia Para todos os garotos, lançado neste ano na plataforma.
50 mil
Número de pessoas que foram reunidas em janeiro deste ano, em São Paulo
Comic con
O termo é usado para definir uma convenção multigênero de entretenimento que abrange as áreas de cinema, televisão, streaming, games, HQs e cultura pop em geral. As mais conhecidas do mundo são realizadas nas cidades de San Diego, na Califórnia; em Nova York; e em São Paulo, onde ocorre a Comic Con Experiencie, também conhecida como CCXP. Por causa da pandemia, todas as edições de 2020 desses eventos ocorreram de forma remota. A CCXP 2020, que levou o nome de CCXP Worlds, será de 4 a 6 de dezembro, também virtualmente.
Tudum, o que é?
O nome do festival da Netflix é uma referência ao “som assinatura” do serviço. Ele foi criado por Lon Bender, vencedor dos Oscar de melhor edição de som em 1996, a partir do barulho de uma aliança batendo na madeira. A versão em funk, popularizada no Brasil, é de criação de MC Fioti.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.