Beleza

Truques pré-maquiagem: conheça os segredos para deixar a pele linda

O segredo de uma boa make está na preparação da pele. E nem precisa ser com cosméticos. veja alguns produtos que ajudam na obtenção de um visual perfeito

Renata Rusky
postado em 08/11/2020 08:00
Jéssica Santos costuma usar rodelas geladas de pepino para amenizar as olheiras -  (crédito: Arquivo pessoal)
Jéssica Santos costuma usar rodelas geladas de pepino para amenizar as olheiras - (crédito: Arquivo pessoal)

Nem só de base, corretivo, blush, sombras, delineador, rímel, iluminador se faz uma ótima maquiagem. Para um resultado perfeito, o cuidado com a pele deve ser diário e há produtos que nem são cosméticos, mas que dão um efeito ainda melhor à produção. Para começar, a dermatologista Kátia Camargo afirma que é importante lavar bem o rosto com produtos específicos e hidratá-lo.

“Se você gosta de usar maquiagem todos os dias, pode ter o benefício de já tratar a pele, porque muitos cosméticos têm propriedades hidratantes”, explica. A pele, no entanto, sofre interferência do que ingerimos, portanto, é importante tomar bastante água e se alimentar bem. Quanto mais saudável ela está, melhor vai ser o resultado de uma maquiagem.

A maquiadora Laisa Amorim (@laisaamorimmakeup) percebe uma série de fatores que fazem diferença no trabalho dela. A água fria, por exemplo, faz com que os poros diminuam, o que dá um efeito melhor à pele e, consequentemente, à maquiagem. Ela pede às clientes que evitem bebidas alcoólicas nos dias que antecedem um evento importante, já que elas retêm líquido e causam inchaço.

“Caso o evento seja cedo, faz diferença acordar horas antes e praticar uma atividade aeróbica precedida de algum diurético. Porque faz transpirar bastante e ajuda a aliviar a bolsa embaixo do olho”, orienta.

Menos olheiras

Para diminuir as olheiras, pôr algo gelado nos olhos é uma ação efetiva, já que a maioria delas é causada pelo excesso de dilatação do vasos sanguíneos da região, e o frio é vasoconstritor. Dessa forma, vale aplicar compressas de água, sachês de chá de camomila ou rodelas de pepino. Mas sempre refrigerados.

As substâncias ainda têm vantagens extras. “O pepino é composto 90% de água e os outros 10% por vitamina C, flavonoides, ácido cafeólico e folato”, cita a fisioterapeuta dermatofuncional Juliana Silva. O chá de camomila também tem flavonoides e ainda é calmante, portanto diminui a vermelhidão. “Mas, dependendo da olheira, ainda assim, pode não ser suficiente”, alerta. Vale a pena testar.

O pepino foi a opção escolhida por Jéssica Santos, 29, radialista e apresentadora. Sempre que pode, ela mantém rodelas geladas nos olhos por 15 a 30 minutos. Além de diminuir o inchaço, esse, para ela, é um momento relaxante. Para variar, às vezes, bate o vegetal no liquidificador com quatro colheres de chá-verde e aplica a mistura gelada na pele. Além de flavonoides, o chá-verde tem polifenóis, que, segundo pesquisas, aumenta o fluxo sanguíneo e a oxigenação das células cutâneas.

Olhos claros

Para os olhos, a maquiadora Laisa recomenda usar um colírio para clareá-los. Isso confere um resultado melhor ao visual. Contudo, é importante ressaltar que só se deve usar aqueles lubrificantes, também chamados de lágrimas artificiais. Produtos com antibiótico, corticoide ou que sejam vasoconstritores só podem ser aplicados em casos específicos e com prescrição médica.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação