Estou participando de uma iniciativa absolutamente genial a convite de um grupo do Paraná. O propósito do programa é treinar e desenvolver agentes da paz, para contribuir na construção de um ambiente pacífico para as pessoas à sua volta, bem como encontrar a paz dentro de si mesmo.
Para isso, é preciso superar o egoísmo, criar meios de harmonização com a natureza e nas relações sociais, enfrentar as desigualdades e os valores negativos presentes na sociedade, construindo um mundo pautado no amor e na irmandade.
Não é possível ter paz interior quando o mundo está caindo aos pedaços. Somos seres integrais e sociais, e isso implica em sermos agentes de transformação, fazendo com que nossa paz interior transborde e mude as coisas da vida em busca de uma justiça socioambiental que nos dê razão efetiva para viver.
Em trecho do livro La dittatura dell’economia (Edizioni Gruppo Abele), que reúne alguns dos discursos mais atuais e importantes do papa Francisco sobre o nosso tempo, ele diz que “é possível voltar a ampliar o olhar, e a liberdade humana é capaz de limitar a técnica, orientá-la e colocá-la a serviço de outro tipo de progresso mais saudável, mais humano, mais social, mais integral.
Esse é o nosso norte neste curso. A formação se dá por meio da transmissão e da troca de conhecimentos e vivências relacionadas à mediação de conflitos, metodologia da não violência, práticas de conexão interna e externa e vídeos relacionados a ações e à paz interior.
O programa começou há algumas semanas e segue até o fim de 2020, on-line.
*Paz
*Dignidade
*Clareza
*Esperança
*Entendimento
*Escolha
*Autoconhecimento
*Apreciação
*Força interior
*Contentamento
Em cada um desses temas, são apresentadas ferramentas de apoio para que os participantes possam exercer o seu exemplo social como agentes da paz junto à sua família e com a sua comunidade.
Os novos hábitos iniciados na pandemia, como encontros em larga escala em salas de reunião virtual e a formação de grupos interessados em criar redes de apoio, estão possibilitado que a sociedade civil se organize e inaugure caminhos capazes de amenizar os enormes desafios que estamos enfrentando.
Que sementes como esta, de futuros melhores, possam brotar por toda parte!
E você, amigo leitor? Já criou ou se engajou em alguma frente de trabalho coletivo por uma sociedade melhor?
Esta crônica faz parte da série de parcerias e, diferentemente das outras que foram escritas a quatro mãos, surgiu da colaboração de vários membros da equipe do programa de capacitação de agentes da Paz Integral.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.