Beleza

Truques pré-maquiagem: conheça os segredos para deixar a pele linda

O segredo de uma boa make está na preparação da pele. E nem precisa ser com cosméticos. veja alguns produtos que ajudam na obtenção de um visual perfeito

Nem só de base, corretivo, blush, sombras, delineador, rímel, iluminador se faz uma ótima maquiagem. Para um resultado perfeito, o cuidado com a pele deve ser diário e há produtos que nem são cosméticos, mas que dão um efeito ainda melhor à produção. Para começar, a dermatologista Kátia Camargo afirma que é importante lavar bem o rosto com produtos específicos e hidratá-lo.

“Se você gosta de usar maquiagem todos os dias, pode ter o benefício de já tratar a pele, porque muitos cosméticos têm propriedades hidratantes”, explica. A pele, no entanto, sofre interferência do que ingerimos, portanto, é importante tomar bastante água e se alimentar bem. Quanto mais saudável ela está, melhor vai ser o resultado de uma maquiagem.

A maquiadora Laisa Amorim (@laisaamorimmakeup) percebe uma série de fatores que fazem diferença no trabalho dela. A água fria, por exemplo, faz com que os poros diminuam, o que dá um efeito melhor à pele e, consequentemente, à maquiagem. Ela pede às clientes que evitem bebidas alcoólicas nos dias que antecedem um evento importante, já que elas retêm líquido e causam inchaço.

“Caso o evento seja cedo, faz diferença acordar horas antes e praticar uma atividade aeróbica precedida de algum diurético. Porque faz transpirar bastante e ajuda a aliviar a bolsa embaixo do olho”, orienta.

Menos olheiras

Para diminuir as olheiras, pôr algo gelado nos olhos é uma ação efetiva, já que a maioria delas é causada pelo excesso de dilatação do vasos sanguíneos da região, e o frio é vasoconstritor. Dessa forma, vale aplicar compressas de água, sachês de chá de camomila ou rodelas de pepino. Mas sempre refrigerados.

As substâncias ainda têm vantagens extras. “O pepino é composto 90% de água e os outros 10% por vitamina C, flavonoides, ácido cafeólico e folato”, cita a fisioterapeuta dermatofuncional Juliana Silva. O chá de camomila também tem flavonoides e ainda é calmante, portanto diminui a vermelhidão. “Mas, dependendo da olheira, ainda assim, pode não ser suficiente”, alerta. Vale a pena testar.

O pepino foi a opção escolhida por Jéssica Santos, 29, radialista e apresentadora. Sempre que pode, ela mantém rodelas geladas nos olhos por 15 a 30 minutos. Além de diminuir o inchaço, esse, para ela, é um momento relaxante. Para variar, às vezes, bate o vegetal no liquidificador com quatro colheres de chá-verde e aplica a mistura gelada na pele. Além de flavonoides, o chá-verde tem polifenóis, que, segundo pesquisas, aumenta o fluxo sanguíneo e a oxigenação das células cutâneas.

Olhos claros

Para os olhos, a maquiadora Laisa recomenda usar um colírio para clareá-los. Isso confere um resultado melhor ao visual. Contudo, é importante ressaltar que só se deve usar aqueles lubrificantes, também chamados de lágrimas artificiais. Produtos com antibiótico, corticoide ou que sejam vasoconstritores só podem ser aplicados em casos específicos e com prescrição médica.