Moda

Hits do verão: confira as peças que farão sucesso na estação

Conheça as tendências que vão bombar durante a estação mais quente do ano e saiba como aproveitar aquelas peças que já fazem parte do guarda-roupa

Amanda Silva*
postado em 06/12/2020 08:00 / atualizado em 07/12/2020 15:22
A estudante de direito e influenciadora Ana Paula França tem apostado muito nas cores e nos acessórios. Ela mostra que é possível, sim, fazer um mix de tendências e se manter elegante -  (crédito: Ana Paula Franca/Instagram)
A estudante de direito e influenciadora Ana Paula França tem apostado muito nas cores e nos acessórios. Ela mostra que é possível, sim, fazer um mix de tendências e se manter elegante - (crédito: Ana Paula Franca/Instagram)

As tendências do verão 2021 estão bem definidas. Muitas peças estiveram no guarda-roupa durante todo o ano de 2020, e a chegada da estação mais esperada pelos brasileiros será o momento certo de usar todas elas. A pandemia fez com que os estilistas das principais grifes pensassem de uma forma mais consciente e fossem na contramão da fast fashion (moda rápida). Os itens tornaram-se mais versáteis e pouco datados, reflexo da preocupação com a sustentabilidade.

A empresária Fernanda Bergamaschi, 32 anos, formada em moda pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e, atualmente, dona da própria loja de roupas, acredita que, para esta estação, a mistura de vários itens vai tomar conta das produções. “É um mix de peças que estavam em alta há alguns anos e, agora, estão de volta”, comenta.

Fernanda Bergamaschi trabalha com moda há mais de 15 anos e conta que é comum as tendências irem e voltarem: o animal print continua em alta
Fernanda Bergamaschi trabalha com moda há mais de 15 anos e conta que é comum as tendências irem e voltarem: o animal print continua em alta (foto: Arquivo Pessoal)

Entre os itens que vieram de anos anteriores, estão os shorts hot pants, o neon, os vestidos longos, os conjuntinhos de alfaiataria, as estampas tie- dye e o arco-íris. As peças no tecido laise, também, sempre ficam em alta neste período. Como a temporada é muito quente, as roupas mais fluidas e frescas serão as peças-chaves. Os shorts godê, o slip dress, os vestidos longos e soltos serão as preferências.

Fernanda Bergamaschi dá ênfase para as estampas animal print. “A estampa, como a de onça, tornou-se um clássico, e virá com tudo”, afirma. “A estampa de zebra é um pouquinho mais complicada de combinar. Para não errar, jogue uma t-shirt em tom neutro para combinar.”

Outro item que esteve presente durante todo o ano e que deverá fazer sucesso no verão serão as papetes. Advinda dos anos 1990, a sandália começou a ser usada novamente após a cantora Manu Gavassi adotá-la no Big Brother Brasil. Além de dar um toque mais chamativo para o item, ela tornou a peça um símbolo de estilo entre as fashionistas.

Acessórios

A consultora de estilo Fernanda Rocha garante que os acessórios serão peças-chave para a temporada
A consultora de estilo Fernanda Rocha garante que os acessórios serão peças-chave para a temporada (foto: Arquivo pessoal)

Fernanda Rocha, 26, formada em consultoria de estilo pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), explica que as pessoas estão apostando muito nos acessórios. “São itens que fazem total diferença no visual. Você pode usar uma peça superbásica e dar personalidade ao look com os acessórios”, afirma a consultora de estilo.

Eles estão tomando conta de todas as produções e mostrando que podem ser a peça-chave com colares de correntes, pulseiras mais detalhadas, lenços — que podem ser utilizados tanto na cabeça quanto no corpo —, bolsas baguete, bolsas de palha, presilhas e as scrunchies (elástico de cabelo decorado). Além de estarem mais marcantes nos looks, deixam uma pegada mais despojada e estilosa.

Uma das causas para isso é o home office. Ela explica que, como muita gente está trabalhando de casa, acaba se arrumando da cintura para cima. E apostando em brincos, colares, tiaras e óculos. “As pessoas estão adotando muito os acessórios para mudar um pouco o visual dentro de casa”, acredita Fernanda Rocha.

Angela Quinto, 51, consultora de moda formada na Escola de Negócios da Moda São Paulo (EnModa) e Escola Supérieure de Relooking Escola Francesa no Brasil (Ecole), conta que as candy colors também estarão em alta durante o verão, assim como os monocromáticos e análogos. “Um look monocromático alonga qualquer baixinha. É um clássico que deve ser explorado”, comenta.

Angela Quinto reforça que as calças de cintura baixa estarão de volta, mas que serão modelos mais soltinhos e confortáveis: candy colors e looks monocromáticos vêm com tudo
Angela Quinto reforça que as calças de cintura baixa estarão de volta, mas que serão modelos mais soltinhos e confortáveis: candy colors e looks monocromáticos vêm com tudo (foto: Arquivo Pessoal)

Ela acrescenta mais duas tendências vistas anteriormente: a estampa vichy e as calças de cintura baixa. “As calças a la Brigitte Bardot, com a cintura baixa, começam a voltar, mas, desta vez, são modelos mais soltos. A estampa vichy ainda estará no nosso verão 2021.”

As tendências estão entre nós

A estudante de direito Ana Paula França, 22, diz que é completamente apaixonada por moda. No Instagram, ela compartilha um pouco desse amor. A preferência dela são peças versáteis, que trazem leveza e conforto para a sua vida. “Estou preparadíssima para as tendências. Promete ser um verão cheio de leveza e conforto, com uma paleta de cores nos tons pastéis, que vão contrabalancear as cores mais fortes”, comenta a estudante.

Antenada nas tendências, ela diz que tem complementado as produções com o auxílio de acessórios. São itens versáteis e que chamam muita atenção pela forma que forem usados. “Os acessórios não ficam de fora, como os laços de cabelo e as tiaras, complementando looks”, diz Ana Paula.

Lorena Castro, 27, formada em letras-inglês pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e design de moda pela Fashion Campus Brasília (FSC), comenta que toma cuidado na hora de usar uma tendência, porque a peça deve estar de acordo com o seu estilo e fazer bem. “Não adianta só buscar usar o que está todo mundo usando. Antes de mais nada, aquilo deve fazer parte do seu estilo”, ressalta.

Mas Lorena, que é dona de um brechó em Taguatinga, confessa que se rendeu à tendência das bolsas baguetes. “Tenho várias vintage e amo combinar com um look despojado”, afirma. “Outras coisas que estão super em alta, como lenços e scrunchies, também fazem meu estilo, e eu os adotei.”

Para se inspirar

Neste look, a influencer digital Vanessa Lemos fez uso de três tendências da estação: o vestido, as mangas bufantes e a bolsa baguete
Neste look, a influencer digital Vanessa Lemos fez uso de três tendências da estação: o vestido, as mangas bufantes e a bolsa baguete (foto: Vanessa Lemos/Instagram)

 

A bermuda em alfaiataria é uma peça extremamente confortável que pode conversar em diversas ocasiões. A influenciadora Wytoria combinou com outro hit do verão: as sandálias papetes
A bermuda em alfaiataria é uma peça extremamente confortável que pode conversar em diversas ocasiões. A influenciadora Wytoria combinou com outro hit do verão: as sandálias papetes (foto: Wytoria Andrade/Instagram)

Influencer digital, Thássia Naves sempre usa as maiores tendências de moda de maneira muito original. Esse mix de cor com tie dye tornou a produção a cara do verão
Influencer digital, Thássia Naves sempre usa as maiores tendências de moda de maneira muito original. Esse mix de cor com tie dye tornou a produção a cara do verão (foto: Thassia Naves/Instagram)

A influenciadora Luiza Brasil apostou no colorido, que traz essa sensação de alegria, e na bolsa de palha
A influenciadora Luiza Brasil apostou no colorido, que traz essa sensação de alegria, e na bolsa de palha (foto: Mequefetrismos/Instagram)

A empresária e digital influencer Jade Picon usa os acessórios com maestria: o lenço pode vir na cabeça ou no corpo
A empresária e digital influencer Jade Picon usa os acessórios com maestria: o lenço pode vir na cabeça ou no corpo (foto: Jade Picon/Instagram)

 

* Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • A designer de moda Lorena Castro mostra como usar as tendências de acordo com o seu estilo. Ela gostou tanto das bolsas baguete que virou seu item preferido
    A designer de moda Lorena Castro mostra como usar as tendências de acordo com o seu estilo. Ela gostou tanto das bolsas baguete que virou seu item preferido Foto: Arquivo Pessoal
  • A consultora de estilo Fernanda Rocha garante que os acessórios serão peças-chave para a temporada
    A consultora de estilo Fernanda Rocha garante que os acessórios serão peças-chave para a temporada Foto: Arquivo pessoal
  • Fernanda Bergamaschi trabalha com moda há mais de 15 anos e conta que é comum as tendências irem e voltarem: o animal print continua em alta
    Fernanda Bergamaschi trabalha com moda há mais de 15 anos e conta que é comum as tendências irem e voltarem: o animal print continua em alta Foto: Arquivo Pessoal
  • Angela Quinto reforça que as calças de cintura baixa estarão de volta, mas que serão modelos mais soltinhos e confortáveis: candy colors e looks monocromáticos vêm com tudo
    Angela Quinto reforça que as calças de cintura baixa estarão de volta, mas que serão modelos mais soltinhos e confortáveis: candy colors e looks monocromáticos vêm com tudo Foto: Arquivo Pessoal
  • A empresária e digital influencer Jade Picon usa os acessórios com maestria: o lenço pode vir na cabeça ou no corpo
    A empresária e digital influencer Jade Picon usa os acessórios com maestria: o lenço pode vir na cabeça ou no corpo Foto: Jade Picon/Instagram
  • A influenciadora Luiza Brasil apostou no colorido, que traz essa sensação de alegria, e na bolsa de palha
    A influenciadora Luiza Brasil apostou no colorido, que traz essa sensação de alegria, e na bolsa de palha Foto: Mequefetrismos/Instagram
  • Influencer digital, Thássia Naves sempre usa as maiores tendências de moda de maneira muito original. Esse mix de cor com tie dye tornou a produção a cara do verão
    Influencer digital, Thássia Naves sempre usa as maiores tendências de moda de maneira muito original. Esse mix de cor com tie dye tornou a produção a cara do verão Foto: Thassia Naves/Instagram
  • A bermuda em alfaiataria é uma peça extremamente confortável que pode conversar em diversas ocasiões. A influenciadora Wytoria combinou com outro hit do verão: as sandálias papetes
    A bermuda em alfaiataria é uma peça extremamente confortável que pode conversar em diversas ocasiões. A influenciadora Wytoria combinou com outro hit do verão: as sandálias papetes Foto: Wytoria Andrade/Instagram
  • Neste look, a influencer digital Vanessa Lemos fez uso de três tendências da estação: o vestido, as mangas bufantes e a bolsa baguete
    Neste look, a influencer digital Vanessa Lemos fez uso de três tendências da estação: o vestido, as mangas bufantes e a bolsa baguete Foto: Vanessa Lemos/Instagram
  • Monique Corrêa investiu em um vestido longo e fluido e de estampa delicada, que estará muito presente neste verão
    Monique Corrêa investiu em um vestido longo e fluido e de estampa delicada, que estará muito presente neste verão Foto: Monique Correa/Instagram
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação