Casa

Beleza e afeto à mesa: decorações para deixar a ceia mais bonita

Em uma ceia intimista, que tal investir na decoração da mesa? Trazemos sugestões das mais simples às mais requintadas para fazer bonito

maria carolina
postado em 13/12/2020 08:00
 (crédito: Alan Santos/Divulgação)
(crédito: Alan Santos/Divulgação)

O contexto em que vivemos tornou o afeto e a união que as festas de fim de ano trazem ainda mais essenciais. Com a mesa não tão cheia, já que é preciso pensar na segurança de todos, que tal utilizar a decoração como um elemento de afetividade? A Revista do Correio selecionou quatro sugestões de mesas decoradas para você se inspirar e deixar a ceia inesquecível.

Tropical

Decoração de Mesas. Tropical.
Decoração de Mesas. Tropical. (foto: William de Paula/Divulgação)

Uma das coisas que mais chamam a atenção durante a confraternização ao redor da mesa são as cores e os detalhes especiais que deixam as refeições muito mais agradáveis. Foi pensando nisso que a designer Kely Carvalho sugeriu uma proposta tropical para os dias quentes do fim de ano brasiliense. A cor coral reina absoluta na imponente mesa com pé de raiz, que realça o colorido da ambientação proposta pela profissional. Destaque para os guardanapos bordados em linho, que foram abraçados por porta-guardanapos em formato de rosa. O jogo americano acompanha a mesma coloração e reforça a temática da mesa. O charme fica por conta das velas colocadas dentro de uma redoma de vidro, que iluminam e refletem as cores claras e muito atuais.

Requinte

Decoração de Mesas. Requinte.
Decoração de Mesas. Requinte. (foto: William de Paula/Divulgação)

O requinte do branco e dourado chama a atenção na mesa de Natal proposta pela designer de interiores Kely Carvalho. A palavra “amor”, formada por letras brancas e colocadas diante dos convidados, reflete o espírito da data. Anjos iluminados e velas altas em castiçais dão o tom requintado da proposta. Os jogos americanos arredondados abrigam o souplat dourado e o jogo de pratos brancos. Taças de champanhe, água e vinho foram colocados lado a lado, como é de praxe em formatos mais formais. A mesa tradicional é composta por frutas, flores e castanhas, que também decoram com elegância.

* Objetos disponíveis na loja Casa Four Seasons

Clássica

Decoração de Mesas. Clássica.
Decoração de Mesas. Clássica. (foto: Alan Santos/Divulgação)

Uma mesa natalina com as cores clássicas, como o verde e o dourado, foi a opção proposta pela designer de interiores Eliene Lucindo para o Natal. No centro da mesa, a profissional fez uso de um grande festão que abriga enfeites, como bolas e flores. Os guardanapos foram colocados ao lado dos souplats dentro de um suporte dourado, que harmoniza com a decoração dos pratos brancos com borda. Dois castiçais complementam a mesa, que recebe formatos diferentes de copos, um em vidro na cor verde e um em cristal transparente com detalhe dourado. A mesa conta ainda com um grande vaso de vidro colocado ao centro com bolas natalinas de formatos diversos, que remetem ao espírito da época. Ao lado, uma mesa de doces foi cuidadosamente criada para acompanhar as festividades.

Sem gastar muito

Decoração de Mesas. Sem gastar muito.
Decoração de Mesas. Sem gastar muito. (foto: Nobre Assessoria/Divulgação)

E que tal decorar a mesa com adereços que já tem em casa? “Usar a criatividade é algo muito chique, pois traz utilidade para elementos muitas vezes desprezados e trabalha a sua mente”, diz Glauber Britto, criador do canal Champagne com Dendê, no YouTube. Em um ano em que todos estão evitando gastos extras, ele dá dicas de como arrasar na decoração reutilizando objetos esquecidos em casa e comprando itens atemporais baratinhos.

O primeiro passo é fazer um checklist: quantos convidados terá à mesa? Qual será o cardápio, para usar elementos de acordo? Quais bebidas serão servidas, para escolher copos e taças. Depois, comece a unir elementos que se encaixam para decorar. “Sou adepto de usar uma louça toda por igual, mas isso não é regra. É válido brincar com pratos de várias cores, por exemplo, e montar uma mesa colorida. A depender da escolha, recomendo colocar uma toalha para não danificar o material, mas, particularmente, dou preferência a jogo americano e sousplat”, conta Britto.

Devido ao contexto de pandemia, este será um fim de ano econômico para muitas famílias, mas Glauber garante que isso não será sinônimo de uma decoração menos exuberante. “As pessoas têm de olhar para dentro de casa e buscar elementos que já estejam ali e possam ser reaproveitados”, diz. De acordo com o youtuber, copos de requeijão e vidros de extrato de tomate podem ser usados como porta-velas. Já latas de milho e ervilha podem servir como porta-talheres. Latas de leite em pó repaginadas com papel de presente se tornam belos vasos para flores. Para quem não dispensa itens novos, a dica do influencer é investir nos que possam ser reutilizados nos próximos anos.

Decoração de Mesas. Sem gastar muito.
Decoração de Mesas. Sem gastar muito. (foto: Nobre Assessoria/Divulgação)

Para economizar ainda mais, usar os alimentos como a própria decoração pode ser uma dica incrível, mas também requer cuidado. “Tem que prestar atenção à limitação no clima. Lugares muito quentes devem ter esses itens consumidos rapidamente, pois o calor pode estragá-los. Se o ambiente puder ser climatizado, melhor”, diz Glauber, que indica arranjos com melancia, melão, frutas cítricas, como limão e laranja, e outras escolhas a gosto.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Decoração de Mesas. Tropical.
    Decoração de Mesas. Tropical. Foto: William de Paula/Divulgação
  • Decoração de Mesas. Requinte.
    Decoração de Mesas. Requinte. Foto: William de Paula/Divulgação
  • Decoração de Mesas. Clássica.
    Decoração de Mesas. Clássica. Foto: Alan Santos/Divulgação
  • Decoração de Mesas. Sem gastar muito.
    Decoração de Mesas. Sem gastar muito. Foto: Nobre Assessoria/Divulgação
  • Decoração de Mesas. Sem gastar muito.
    Decoração de Mesas. Sem gastar muito. Foto: Nobre Assessoria/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação