Gastronomia

Para incrementar a ceia: três receitas deliciosas de chefs da cidade

Confira as sugestões de chefs da capital para celebrar o Natal. Tem uma opção vegana, uma sobremesa e um prato principal

Maria Carolina Brito*
postado em 20/12/2020 08:00
Panetone de rabanada -  (crédito: MINERVINO JUNIOR                    )
Panetone de rabanada - (crédito: MINERVINO JUNIOR )

Você já pensou em como vai ser a sua ceia de Natal este ano? A Revista do Correio conversou com três chefs da capital que contaram as novidades dos seus negócios para as confraternizações em meio à pandemia. E ainda deram a receita de três pratos deliciosos para você fazer em casa.

Adoçando a noite

A cake designer Maria Amélia (@mariaameliadoces) criou um menu especial para a ceia de Natal. Além do tradicional panetone, bolos natalinos e doces decorados, a empresária oferecerá uma ceia completa com vários pratos típicos, entre eles o clássico chester, salpicão e camarão cremoso. Entre as novidades doces, estão o panetone de creme de leite ninho, panetone casadinho e as piñatas natalinas com recheio de jujubas e decoração variada.

Confira a receita da cake designer para adoçar sua ceia:

Panetone de rabanada

Ingredientes
10 rabanadas picadas em pedaços
1 xícara de cream cheese batido com uma colher de açúcar refinado na batedeira
1 e 1/2 xícara de doce de leite batido na batedeira com 1/2 xícara de creme de leite
1 xícara de creme de leite fresco batido em ponto de chantili

Montagem
Parta a rabanada em pedaços, coloque na travessa. Em seguida, ponha o doce de leite bem cremoso (se quiser coloque creme de leite para ficar mais cremoso) e o cream cheese.
Por último, cubra com chantili e polvilhe canela em pó.

Para não passar vontade

Biscoito de especiarias natalino
Biscoito de especiarias natalino (foto: Bruno Araújo/Divulgação)

A chef mineira Renata Dias, que cozinha há quatro anos e é especialista em cozinha vegana, conta que os planos de sua pâtisserie (@renatadiasveganpatisserie) para este Natal são os kits natalinos individuais. Com 10 itens doces e salgados, eles são ideais para levar e curtir a ceia com quem não é vagano. “A ideia é que as pessoas cheguem preparadas para não passar fome nem vontade de nada. São uma solução também para intolerantes à lactose, mas contêm glúten. Venderemos alguns itens à parte também, como rabanadas, panetones, quiches, guirlanda de brownie. Para esses itens, teremos opções sem glúten, mas feitas em mesmo ambiente que as demais, podendo conter traços”, detalha.

Confira a sugestão de receita de Renata Dias para que a sua noite de Natal vegana se torne ainda mais saborosa:

Biscoito de especiarias natalino

Ingredientes
1 xícara de manteiga vegana ou 1/2 xícara de óleo de Coco
1/2 xícara de óleo de girassol
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar demerara
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de cravo em pó
1 colher de chá de noz-moscada em pó
1/2 xícara de xarope de glicose ou xarope de agave
1/2 xícara de água
4 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal

Modo de fazer
Bata com um fouet (batedor manual) a fonte de gordura e os açúcares. Acrescente a água e o melado. Misture o restante dos ingredientes até virar uma massa homogênea. Amasse com um rolo entre duas folhas de papel-manteiga ou com um pouco de farinha polvilhada na mesa. Corte os biscoitos da forma que desejar em uma espessura de 3mm a 5mm, em média. Preaqueça o forno a 180ºC. Asse em uma forma por, aproximadamente, 15 a 20 minutos ou até dourarem.

Comida para presente

Lombo em crosta de bacon com peras ao espumante e mel de alecrim
Lombo em crosta de bacon com peras ao espumante e mel de alecrim (foto: Evelyn Camargos/Divulgação)

Leninha Camargo (@emporiodegastronomia) preparou para o Natal das famílias brasilienses ceias em porções individuais. “A minha proposta é fazer com que esses pratos cheguem às casas como se fossem uma forma de presente, um gift box de sabores natalinos, em porções individuais, para evitar contato e desperdício. São pergaminhos em que a gente monta, por exemplo, um pernil com farofa.” Outra opção são as marmitinhas gourmet com cardápio natalino, que chegam à casa das pessoas dentro de caixas de presente. “A ideia é que quem não pode reunir a família e os amigos troque uma refeição natalina e possam passar a ceia juntos, on-line”, explica.

Confira a proposta da chef para tornar sua confraternização ainda mais especial:

Lombo em crosta de bacon com peras ao espumante e mel de alecrim

O lombo
Ingredientes
1 peça de lombo de aproximadamente 1,5Kg
300g de bacon fatiado finamente
8 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de manteiga ou banha
4 colheres de sopa de azeite de oliva
300ml de espumante ou vinho branco seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Cordão

Montando o lombo
Junte o alho amassado com o sal, a manteiga, a pimenta e o azeite. Lambuze o lombo com essa pasta. Envolva a peça com as fitas de bacon e amarre com o cordão para que não soltem. Mantenha o lombo nesse tempero por aproximadamente três horas. Asse em forno convencional preaquecido, a 200ºC, por aproximadamente 30 minutos. Retire, junte as peras e volte ao forno até a carne estar completamente dourada e as peras caramelizadas.

As peras
Ingredientes
10 peras
2 xícaras de chá de espumante brut
2 colheres de sopa de manteiga de leite
10 colheres de sopa de mel
5 unidades de anis-estrelado
1 ramo de alecrim grande

Modo de fazer
Corte as peras ao meio com a casca e retire o miolo com um boleador ou colher. Misture a manteiga com o mel e raminhos de alecrim e besunte as peras, despeje o espumante por cima, junte o anis-estrelado e mantenha nessa marinada até que o lombo esteja previamente assado. Coloque as peras envolta do lombo e leve-as ao forno até caramelizarem. Transfira para a travessa e decore com ramos de alecrim fresco.
Ao fatiar, retire o cordão.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Biscoito de especiarias natalino
    Biscoito de especiarias natalino Foto: Bruno Araújo/Divulgação
  • Lombo em crosta de bacon com peras ao espumante e mel de alecrim
    Lombo em crosta de bacon com peras ao espumante e mel de alecrim Foto: Evelyn Camargos/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação