Casa

Natal cheio de vida: use plantas para alegrar a casa para a ceia

Decorar o lar com plantas que remetem à data deixam o ambiente festivo. Especialistas compartilham dicas para inovar na ornamentação natalina

Raquel Ribeiro*
postado em 20/12/2020 08:00 / atualizado em 21/12/2020 16:04
Alda usou enfeites para transformar o pinheiro em uma árvore de Natal -  (crédito: Arquivo Pessoal)
Alda usou enfeites para transformar o pinheiro em uma árvore de Natal - (crédito: Arquivo Pessoal)

Para entrar no clima festivo, a ordem é abusar dos elementos tradicionais natalinos, como bolas, luzinhas coloridas, guirlandas e meias em formato de botas. Mas há aqueles que procuram inovar na decoração e adornam os espaços com enfeites menos convencionais: plantas e flores.

A decoração de Natal botânica não só proporciona mais vivacidade como confere um charme especial às mesas e ambientes. “Planta faz qualquer ambiente ficar leve, perfumado, alegre e bonito. Qualquer coisa que você use, desde uma garrafa de água até um vaso de cristal com flores, faz toda a diferença”, acredita Rodrigo Rezende, floriculturista da loja Magia das Flores.

Para esse propósito, é comum a utilização de plantas tradicionais de tonalidades que puxam para o vermelho, o branco e o dourado. Porém, nada

impede que novas cores sejam exploradas. “A data é muito tradicional. E, apesar de as pessoas serem um pouco inflexíveis quando eu falo que vermelho, verde, dourado e branco já estão ultrapassados, tenho clientes que aceitam até roxo com laranja”, afirma.

Ao compor os arranjos, o floriculturista combina plantas típicas com adereços natalinos, como bolas e laços. Quando o cliente se mostra mais aberto, ele acrescenta frutas, trigos, musgos e orquídeas para fugir do convencional.

Plantas típicas

As plantas com folhagem vermelha são garantia de sucesso nesta época, como estas do viveiro Fruit Garden
As plantas com folhagem vermelha são garantia de sucesso nesta época, como estas do viveiro Fruit Garden (foto: Vinicius Vianna/Divulgação)

Um exemplo de uma planta característica desta época é a flor do Natal, também chamada de bico de papagaio, que foi incorporada à decoração natalina pelas suas folhas vermelhas vibrantes. Segundo o jardineiro Rodrigo Marquez, do viveiro de plantas Frut Garden, toda a produção dessa espécie é voltada para este período. “É a época em que a gente as comercializa bastante para a decoração de Natal”, explica.

Como o Natal foi importado do Hemisfério Norte, as plantas que remetem a essa data são de clima temperado, como a tuia, uma arvorezinha muito utilizada para fins ornamentais em jardins, e o azevinho, um arbusto de folha cultivado para enfeitar as áreas externas devido aos frutos vermelhos.

Arranjo preparado pelo floriculturista Rodrigo Rezende: mistura de plantas e outros elementos naturais
Arranjo preparado pelo floriculturista Rodrigo Rezende: mistura de plantas e outros elementos naturais (foto: Arquivo Pessoal)

Para Rodrigo, apesar da tendência a uma maior utilização das flores e plantas temperadas, enfeitar com a flora tropical é uma forma de harmonizar a decoração com o clima local. “É legal quebrar os paradigmas, acho que fica lindo misturar frutas com flores tropicais tipo alpinia, bastão-do-imperador e helicônia.”

Os pinheiros também são árvores muito requisitadas durante esta época do ano. A analista judiciária Alda Cristina, 51, resolveu comprar dois pinheirinhos para enfeitar a varanda de casa. Para ela, é tradição adornar o lar com a temática natalina. “Eu acho lindo os pinheirinhos porque você pode enfeitá-los. Especialmente nesta época do ano, em que você pode colocar luzinhas na árvore para ficar mais colorido”, conta.

Alda leva a decoração natalina a sério e sempre adquire as coleções de ornamentos de Natal lançadas pela marca Swarovski. Quem adentra a sala dela pode se deleitar com bolas de cristais, estrelas, sinos e diferentes itens decorativos.

Beleza e bem-estar

Apaixonada por planta, Natália usou as espécies que já tinha em casa para dar uma roupagem natalina
Apaixonada por planta, Natália usou as espécies que já tinha em casa para dar uma roupagem natalina (foto: Arquivo pessoal)

Frutas, castanhas e pinhas também podem ser adicionadas aos vasinhos para dar um toque natalino. De acordo com o jardineiro, além da beleza estética, plantas são, acima de tudo, vida. “Planta dá vida ao ambiente e remete muito ao bem-estar. Eu acredito que ambientes com plantas vibram energeticamente e transmitem sentimentos positivos, que só contribuem para a saúde”, reflete.

Quem é apaixonada por plantas e tem uma “minifloresta” dentro de casa é a arquiteta Natália Milhomem, 34. Foi no final do ano passado, quando ela começou a trabalhar em home office, que o hobby de cultivar espécies diversas passou a ganhar forma.

Na visão dela, as plantas servem não só como elementos de decoração, mas também como companhia nos dias de isolamento. Durante a pandemia, a experiência de cuidar das pequeninas é um processo terapêutico. “Eu tiro as plantas do vaso, rego, cuido. Esse contato com a terra e com a natureza me reconecta.”

A tuia é uma das plantas típicas desta época do ano
A tuia é uma das plantas típicas desta época do ano (foto: Vinicius Vianna/Divulgação)

Se plantas espalhadas pelo lar já são realidade da rotina de Natália, no Natal não seria diferente. Elas são as figuras centrais da decoração do seu apartamento. Com uma pegada sustentável, a arquiteta procura reaproveitar o que já tem. Assim, uma era que secou se tornou matéria-prima para a criação de uma guirlanda, e eucaliptos secos viraram insumos para enfeites natalinos.

“Eu quero trazer um pouco do espírito natalino para a minha casa, mas com o que eu tenho. Eu não gosto de usar muitas coisas temáticas, porque não gosto da ideia de ficar guardando algo por um ano inteiro sem utilidade. Então, prefiro explorar o verde que tem aqui.” Com a finalidade de complementar os arranjos, Natália também comprou flores de cores mais vivas, como vermelho e alaranjado, trazendo a cara do Natal.

Miniecossistemas

O terrário é uma alternativa criativa de decoração, como este da Vida in Vitro
O terrário é uma alternativa criativa de decoração, como este da Vida in Vitro (foto: Arquivo Pessoal)

Outra alternativa de decoração bem inusitada para o Natal são os terrários — recipientes onde se reproduzem as condições ambientais necessárias para seres vivos. Normalmente de vidro, os terrários natalinos são formados por árvores — feitas com musgo — e enfeitadas com bolinhas de Natal, iluminação de LED, além de bonecos temáticos.

Bernardo Prieto, proprietário da Vida in Vitro, notou que a procura por terrários durante este período aumentou. A retomada do movimento foi ótima para os negócios dele, que passou por dificuldade no início da pandemia, devido à falta de materiais, como o vidro para fazer os terrários, além da baixa demanda pelo produto.

Segundo ele, o diferencial dos terrários é o custo-benefício. Para manter o ecossistema vivo, é necessário jogar água apenas uma vez a cada dois meses. “Eu acho muito legal poder ter plantas vivas em casa sem manutenção. Você não vai precisar se preocupar com grandes cuidados e pode molhar a árvore com pouca frequência”, destaca.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • As plantas com folhagem vermelha são garantia de sucesso nesta época, como estas do viveiro Fruit Garden
    As plantas com folhagem vermelha são garantia de sucesso nesta época, como estas do viveiro Fruit Garden Foto: Vinicius Vianna/Divulgação
  • Apaixonada por planta, Natália usou as espécies que já tinha em casa para dar uma roupagem natalina
    Apaixonada por planta, Natália usou as espécies que já tinha em casa para dar uma roupagem natalina Foto: Arquivo pessoal
  • A tuia é uma das plantas típicas desta época do ano
    A tuia é uma das plantas típicas desta época do ano Foto: Vinicius Vianna/Divulgação
  • O terrário é uma alternativa criativa de decoração, como este da Vida in Vitro
    O terrário é uma alternativa criativa de decoração, como este da Vida in Vitro Foto: Arquivo Pessoal
  • Arranjo preparado pelo floriculturista Rodrigo Rezende: mistura de plantas e outros elementos naturais
    Arranjo preparado pelo floriculturista Rodrigo Rezende: mistura de plantas e outros elementos naturais Foto: Arquivo Pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação