Beleza

Faça uma make de arrasar e supercolorida para aguardar 2021

Especialistas dão dicas de como fazer uma maquiagem linda para o réveillon destacando, sobretudo, os olhos

Tayanne Silva*
postado em 27/12/2020 08:00
"Azul, verde, rosa, amarelo, laranja... não importa a cor. O interessante é se jogar sem medo de ser feliz e usar o que gosta", aconselha Gustavo de Campos Dieamant, de O Boticário - (crédito: O Boticário/Divulgação)

As cores têm sido a tendência da vez em diversos segmentos. Na maquiagem, é uma ótima aposta para quem deseja transparecer uma postura alegre e criativa. Para Gustavo de Campos Dieamant, gerente de marketing de produtos de maquiagem de O Boticário, o delineado gráfico e colorido é uma maneira superdivertida de destacar os olhos e transparecer autenticidade. “Azul, verde, rosa, amarelo, laranja... não importa a cor. O interessante é se jogar sem medo de ser feliz e usar o que gosta. Afinal, a maquiagem tem se tornado, cada vez mais, livre, como uma forma de se autoconhecer e se divertir.”

O delineado gráfico tem sido uma grande tendência entre influenciadores e maquiadores, tanto nacionais quanto internacionais. As pinturas coloridas ganham destaque, sobretudo nos olhos. “Mas ela vai muito além do delineado. Passa pelas sombras, pelos batons, brilhos labiais e iluminadores, pois vieram com tudo para esta estação e estão deixando as produções mais alegres,” afirma Gustavo.

Como fazer uma make colorida, para arrasar no réveillon, mesmo que a virada seja em casa? Para quem quer realçar os olhos, não há muito segredo, basta caprichar de acordo com a ocasião. “Use desde máscaras de cílios a delineadores coloridos, passando pelos tons de sombra mais pastéis até os mais vibrantes”, explica Gustavo.

Para 2021, podemos continuar abusando da pele iluminada e com aspecto saudável. “Nos olhos, as cores se mantêm em alta, com destaque para o amarelo. O olho preto esfumado também está de volta. A melhor forma de usar as cores certas é saber seu tom e subtom de pele”, ensina Priscila Miguel, especialista em beleza — maquiagem e imagem pessoal. “A sombra deve ser algo que deixa o olhar valorizado. Se perceber que ela apaga o restante do rosto, esse não é seu tom. Conheça sua paleta de cores e use a seu favor na maquiagem.”

Pele hidratada

A preparação da pele para a maquiagem também é superimportante. “Sempre deve deixá-la bem hidratada. Um bom creme pré-maquiagem também vai ajudar na fixação”, diz Priscila, também influenciadora digital, com mais de 188 mil seguidores no Instagram (@bypriscilamiguel).

De acordo com ela, a região dos olhos é muito sensível e precisa de cuidados redobrados na hora da make. “Hidratar as pálpebras é um passo importante para facilitar a aplicação.” A outra sugestão para fixar é aplicar a sombra com os dedos, pois o calor deles ajuda a deixar a cor mais real e a dar mais durabilidade.”

Além de uma pele limpa e hidratada, deve-se investir em produtos de qualidade para que eles fixem por mais tempo. “Um bom delineador e uma boa máscara de cílios podem durar o dia inteiro”, garante Priscila. “Outra dica é usar um finalizador”, completa Gustavo.

Faça você mesma

Maquiagem feita para campanha de O Boticário
Maquiagem feita para campanha de O Boticário (foto: O Boticário/Divulgação)

1. Força no delineado gráfico: comece com uma sombra neutra como base e use a laranja para marcar o côncavo e o canto externo no olho. Depois, aplique um delineador mais forte, para fazer o efeito gatinho, e finalize com a máscara de cílios. Os lápis permitem esfumar, sendo usados como sombras e também para o delineado gráfico. Ou seja, com um único produto, é possível trazer os dois efeitos.

Priscila Miguel fez uma mistura inusitada: laranja e rosa
Priscila Miguel fez uma mistura inusitada: laranja e rosa (foto: Instagram/Reprodução)

2. Mistura de tons: quem quer ousar e fazer uma make mais trabalhada pode usar cores misturadas, como rosa e laranja. O segredo aqui é escolher a cor que você mais gosta e se jogar na produção sem medo. O verão combina com tons quentes, como laranja, vermelho e rosa. Mas nada impede que você use azul ou verde. Vai do gosto de cada um.

A a make monocromática de Priscila Miguel deu destaque para o delineado colorido
A a make monocromática de Priscila Miguel deu destaque para o delineado colorido (foto: Instagram/Divulgação)

3. Delineado colorido: Para quem ainda não se sente seguro em brincar com as cores, um delineado colorido já vai destacar o olhar. Você pode adotar um colorido monocromático, aplicado até com o dedo em toda a pálpebra móvel.

Segundo Priscila, esta make pode ser feita em 10 minutos
Segundo Priscila, esta make pode ser feita em 10 minutos (foto: Instagram/Reprodução)

4. Rápida e linda: se você passou o dia todo correndo e não teve tempo para se maquiar, essa make fica pronta em 10 minutos. Prepare a pele e, em seguida, sele toda a pálpebra com uma sombra rosa opaca quente. Faça um traço com uma sombra vinho rente à linha dos olhos em direção à sobrancelha — esse traço vai dar uma levantada no olhar. Aplique com os dedos uma sombra rosa com bastante cintilância em toda a pálpebra móvel. Finalizar com máscara de cílios.

Esta make de Priscila é para quem não tem medo de ousar
Esta make de Priscila é para quem não tem medo de ousar (foto: Instagram/Reprodução)

5. Vermelho e ousado para brilhar: prepare a pele com um super glow, misturando iluminador líquido à base. Em seguida, sele toda a pálpebra móvel com uma sombra bem clara, apenas para ajudar na fixação do delineador. Com um batom, sombra ou delineador vermelho, faça um delineado quase encontrando o final da sobrancelha, levando esse traço para cima. Depois, aplique uma cola especial para glitter em todo o delineado e, com a ajuda de um pincel com ponta pequena e firme, aplique o brilho bem devagar. Uma dica para não ficar com glitter embaixo dos olhos é, antes de começar a aplicação, pôr bastante pó translúcido na região, assim, após terminar, com um pincel tipo vassourinha, varra a região. Para finalizar, aplique bastante máscara de cílios e um batom nude ou vermelho.

Fontes: Gustavo de Campos Dieamant, gerente de marketing de produtos de maquiagem, de O Boticário, e Priscila Miguel, especialista em beleza.

Na hora de tirar

A sugestão é usar óleos. Eles derretem a maquiagem e saem superfácil com um sabonete líquido. Mas a dica é usar um bom demaquilante e, logo após, com o algodão levemente embebido, realizar movimentos de cima para baixo. Se o rímel for à prova d’água, opte por um produto à base de óleo. Os xampus para bebês também são capazes de limpar os cílios sem irritar a pele e os olhos.

Fonte: Priscila Miguel, especialista em beleza.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Maquiagem feita para campanha de O Boticário
    Maquiagem feita para campanha de O Boticário Foto: O Boticário/Divulgação
  • Priscila Miguel fez uma mistura inusitada: laranja e rosa
    Priscila Miguel fez uma mistura inusitada: laranja e rosa Foto: Instagram/Reprodução
  • A a make monocromática de Priscila Miguel deu destaque para o delineado colorido
    A a make monocromática de Priscila Miguel deu destaque para o delineado colorido Foto: Instagram/Divulgação
  • Segundo Priscila, esta make pode ser feita em 10 minutos
    Segundo Priscila, esta make pode ser feita em 10 minutos Foto: Instagram/Reprodução
  • Esta make de Priscila é para quem não tem medo de ousar
    Esta make de Priscila é para quem não tem medo de ousar Foto: Instagram/Reprodução
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação