Aplicativos te ajudam a combinar cores de formas mais ousadas

Saiba como o uso de aplicativos pode contribuir na hora de escolher uma roupa descolada que combina com você

Tayanne Silva*
postado em 17/01/2021 08:00
 (crédito: Arquivo pessoal da consultora de estilo e imagem Izabela Farias de Oliveira)
(crédito: Arquivo pessoal da consultora de estilo e imagem Izabela Farias de Oliveira)

 

Com o avanço tecnológico, a vida está ficando cada vez mais prática. Quando o assunto é se vestir bem, não poderia ser diferente. Hoje, existem aplicativos que ajudam a organizar o guarda-roupa. “Há apps que usam fotos inspiracionais para ajudar a se vestir em qualquer ocasião, tem o provador virtual e os que ajudam a coordenar as cores de acordo com o círculo cromático”, afirma a consultora de imagem Rose Cordeiro. Esses programas virtuais facilitam muito a rotina diária e deixam o momento de se vestir mais prático e agradável, pois, para alguns é muito estressante.

Ela explica que alguns aplicativos de combinação de cores ajudam muito a compor os looks, mas se o usuário não entende nada de combinação de cores terá dificuldade para usá-los no início. “É necessário entender as cores análogas, complementares, entretanto, à medida que for usando, vai entender cada vez mais”, destaca Rose, também personal stylist e consultora de moda pela Prime Cursos.

Muitas pessoas ficam inseguras na hora de montar um visual. Elas têm dúvidas em relação à harmonia ou simplesmente não ficam satisfeitas com as produções. Porém, não conseguem entender o que, de fato, está errado, pois, todas essas questões provavelmente têm a ver com a cor, avaliam especialistas. “Por isso, o conhecimento e o uso do círculo cromático auxilia não apenas a sanar essas dúvidas, mas também a multiplicar as possibilidades de combinações no armário e resolver de vez o problema das peças encalhadas”, diz a consultora de estilo Sarah Braga.

Para ela, outros apps de círculo de cores não necessitam de compreensão prévia sobre harmonias cromáticas, mas é exatamente aí que está a “pegadinha”. “Uma vez que o usuário baixa um aplicativo e solicita sugestões automáticas, a resposta da ferramenta é também genérica e não possibilita inspirações reais com as peças que o usuário já tenha. Caso o usuário tenha a ferramenta e entenda como funciona pode garantir boas surpresas”, afirma Sarah, também especialista em cores e idealizadora do curso cores com estilo.

Segundo a especialista, o fato de ter o círculo cromático na palma da mão e no celular facilita ao usuário compreender como pode usar melhor aquela peça, até na hora da compra, por exemplo. Ela explica também que a cor exerce influência nas escolhas diárias, provoca emoções, atrai a atenção e pode até mesmo transmitir mensagens, pois, assim como, as notas musicais, a cor emite vibrações.

“O elemento (a cor) é o maior destaque em uma produção. Nesse exato momento, enquanto você lê esta matéria e viu as imagens, o seu cérebro percebeu as cores, antes mesmo do que outros detalhes”, explica. “É exatamente assim que funciona a dinâmica da cor na hora de se vestir!’”.

O subtom da pele

O subtom da pele é, como o nome diz, a cor de fundo da pele. Essa é uma descoberta feita durante o teste de análise de coloração pessoal e é imprescindível para quem quer garantir um visual harmônico na hora de se maquiar. Quem nunca errou na hora de escolher a base que atire o primeiro batom! Existem aplicativos hoje que sugerem seu subtom de pele com algumas perguntas.

Fonte: Izabela Farias de Oliveira, consultora de imagem


O que é um círculo cromático?

O círculo cromático é uma cartela circular, em formato de pizza e dividida em 12 partes, cada uma representa uma cor.

As cores da cartela são distribuídas da seguinte forma:

  • Primárias: vermelha, amarela e azul;
  • Secundárias: formadas a partir da junção de duas cores primárias que formam a verde, laranja e violeta;
  • Terciárias: cores obtidas a partir da união de uma cor primária e uma secundária;

É importante ressaltar que, apesar das primárias serem compostas por apenas três cores, existe uma infinidade de vermelhos, de amarelos e de azuis. Esses variados tons misturados produzem outra diversidade das secundárias e da mesma forma as terciárias.

Portanto, o círculo cromático, nada mais é que uma cartela circular composta por todas as cores formadas a partir dos tons primários e que são percebidas e definidas por nossos olhos.

Fonte: Ecole Brasil (Ecole Supérieure de Relooking) – Formação de consultoria e coaching de imagem

 

Uso dos Apps

Os aplicativos vêm como grande auxílio na hora de montar looks coloridos com proporções de cores harmoniosas e assertivas. “A Studio Immagine, escola em que me formei em cores, desenvolveu recentemente um aplicativo chamado ColorApp, que tem informações sobre as características de cada cartela”, informa a consultora de imagem e estilo Izabela Farias de Oliveira, 36 anos.

“O software auxilia o usuário, que já fez a análise de coloração pessoal, a entender melhor quais as principais características da cartela de cores, além de disponibilizar sugestão de cores, produtos e maquiagem para as 12 cartelas que atendem o método sazonal expandido”, conta. É um superamigo para montar uma peça na hora. “Para quem quer adicionar cores ao estilo, não é preciso decorar a ordem que está no círculo cromático”, diz.

Ela usa o aplicativo no trabalho e para auxiliar os clientes, criando propostas de cores e ensinando como utilizar os Apps de forma inteligente e assertiva. “Estamos vivendo em uma era de tecnologia e isso faz parte das nossas vidas. A tendência é que fique mais forte ao longo do tempo, então, no meu ponto de vista, vamos ter a presença de ferramentas como essas por muito tempo.”

Além disso, a consultora Izabela Farias observa que quando se entende a mensagem que se quer passar com a imagem, é possível usar as cores como principal elemento estratégico de comunicação não-verbal.

Tecnologia e moda

A moda, que antigamente impunha regras do pode-não-pode, hoje é democrática. E, junto a toda essa liberdade e quebra de paradigmas, “vemos uma enxurrada de modismos, tendências, lançamentos de coleções. Isso vale até para cores do ano (sim no plural! 2021 deve ser o primeiro ano da história da moda com mais de uma cor eleita”, observa Sarah Braga, também especialista em cores e idealizadora do curso de Cores com estilo.

Segundo ela, diante de tantas possibilidades, as pessoas acabam sendo bombardeadas pelo consumo desenfreado e compram sem entender o que de fato funciona para a realidade e o desejo de imagem. “Ou seja, entender como a cor funciona no seu dia a dia, conseguirá atender às suas necessidades. Isso se faz essencial para gerar autoconhecimento.”

Para Rose Cordeiro, personal stylist e consultora de moda, a tecnologia da moda está longe de ser obsoleta, pois, tem a tendência de se aperfeiçoar cada vez mais. “Vivemos em um mundo que está em busca de praticidade, e esses programas servem exatamente para isso, ou seja, deixar a vida mais simples e economizar tempo pensando.”

Por exemplo, ela usa o App Color Wheel, para auxiliar na combinação das cores. “Acho muito simples mesmo, para quem não entende muito do assunto e, graças ao App, vai passar a entender. Você também pode escolher se quiser, uma paleta profunda ou pastel.”

Para experimentar

ColorApp
Um aplicativo para consultoria de imagem e clientes: o Colorapp apresenta todas as estações da Coloração Pessoal no Método Sazonal Expandido em vídeos explicativos pela especialista em cores Luciana Ulrich. E, se ainda está em dúvida se aquela roupa tem a cor da sua cartela, o App ajuda descobrir a paleta, apenas fotografando a tonalidade em questão. Você também pode adquirir pacotes de combinação de cores — Neutros e Harmonia —, que apontam combinações para montar looks dentro da sua cartela!
Versão: Android e IOS
Tem ferramentas pagas (R$ 59,99)

Combinações de cores de roupas
Utilizado para combinação de cores de roupas, onde você pode encontrar imagens em movimento em todas as cores e formas, com as mais belas ideias de roupas e todas as cores de roupas.
Versão: Android
Gratuito

Colour Wheel
O aplicativo auxilia na combinação das cores e no círculo cromático.
Versão: Android e IOS
Gratuito

My Best Colors
O My Best Colors (anteriormente My Personal Palette) é usado para compras, pois usa a câmera do smartphone para reconhecer instantaneamente as cores que mais combinam com você. O aplicativo inclui quatro paletas clássicas, cada uma apresentando 30 belos tons. Com visualizações de tecido realistas para todas as cores, há muito o que amar e explorar. Paletas estendidas para o 12 Season Color System estão disponíveis para compra no aplicativo. Qualquer paleta personalizada criada no colorwise.me também é compatível com o aplicativo.
Versão: Android e IOS
Gratuito

Círculo cromático
Este aplicativo tem roda de cores digital (uma ferramenta indispensável para um designer gráfico); roda de cor abstrata (escolha de cor especializada para pintura abstrata; roda de cores clássica); uma versão clássica e versátil da roda de cores; combinações de cores (muitas paletas de cores profissionais para design digital e arte abstrata); seletor de cores (ferramenta para obter cores da câmera); cores da imagem (tire as cores da imagem); amostras de cores (ferramenta para escolher cores por estações e clima e entre outras ferramentas).
Versão: Android e IOS
(Preço: 10,90)

* Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE