Neurônios em Dia

Pitadas de humor facilitam a comunicação, deixando notícias sérias mais atraentes

Um tom bem-humorado faz com que notícias sérias sejam mais lembradas e compartilhadas, facilitando a divulgação de temas importantes

Ricardo Teixeira
postado em 15/01/2021 17:00
 (crédito: Caio Gomez/CB/D.A Press)
(crédito: Caio Gomez/CB/D.A Press)

Um pouco de humor pode facilitar a comunicação com o público jovem quando o tema é política. Pesquisadores das Escolas de Comunicação das Universidades da Pensilvânia e Ohio nos EUA obtiveram esses resultados após apresentações de vídeos de notícias com ou sem um componente de humor ao final. Os voluntários tinham entre 18 e 34 anos e lembraram-se mais do conteúdo dos vídeos que terminavam com teor de humor além de expressarem maior intenção de compartilhar esses vídeos com outras pessoas.

Enquanto assistiam aos vídeos, os participantes do estudo eram submetidos ao exame de Ressonância Magnética Funcional que mostrou que o humor levou a uma maior ativação de regiões do cérebro envolvidas na percepção da emoção de outras pessoas, reforçando a tese do papel de coesão social do humor. Emoções positivas podem ser vistas do ponto de vista evolutivo como um mecanismo que facilita as relações sociais ao promover sentimentos prazerosos nas pessoas, recompensar os esforços dos outros e encorajar a continuidade da relação social. E o sucesso da espécie humana depende de sua capacidade de fazer relações sociais.

*Dr. Ricardo Teixeira é neurologista e Diretor Clínico do Instituto do Cérebro de Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação