Fitness e Nutrição

É possível petiscar sem sair da linha e bagunçar o planejamento alimentar?

Durante a semana, quem segue algum tipo de plano alimentar, seja para prevenir doenças, ou por motivações estéticas, tem de estar ligado desde a hora do café da manhã à do jantar

Maria Carolina Brito*
postado em 24/01/2021 14:00
 (crédito: Zuleika de Souza/CB)
(crédito: Zuleika de Souza/CB)

Sentar no bar e tomar uma cerveja comendo um petisco, com toda segurança sanitária, é uma das alegrias da vida adulta. Mas se você está buscando mais qualidade de vida em 2021, é preciso adaptar as escolhas, sem deixar de socializar.

A nutricionista Nathalia Patrão explica que esse é um dos momentos mais difíceis para quem está com restrições alimentares, “seguir um plano alimentar mais à risca, principalmente quando a gente está falando de um motivo estético ou um motivo de saúde, como colesterol alto e diabetes, por exemplo, que são coisas que exigem uma preocupação maior, a pessoa acaba se excluindo desses momentos”. Além da bebida, os alimentos que são servidos nesses estabelecimentos, geralmente, são frituras, altamente calóricas, ou industrializados.

“Ao falar de um bar, a dica principal para essas pessoas é, avalie antes aonde você vai, pense sobre isso, e veja se não vale a pena ir para aquele restaurante com uma refeição do seu plano alimentar, porque aí você vai mais tranquilo”, diz Nathalia Patrão. Para a profissional, comer de forma correta antes de sair de casa é uma maneira de evitar exageros.

“Quando a gente fala de um paciente que não tem nenhuma restrição, só quer viver melhor, essa pode ser uma das exceções dele, só se valer muito a pena, que ele adore aquela comida, por isso que eu faço sempre essa reflexão. Se não vale a pena, primeiro você fazer a refeição da sua dieta, antes de ir para algum lugar, porque você vai comer o que você quer em uma quantidade menor.”

O técnico em telecomunicações Kaio Ornelas Sales, 25 anos, conta que bebe eventualmente, e que azia e má digestão são frequentes no dia seguinte. “Eu, particularmente, não tenho preferências, então vejo o que estão servindo no local e vejo se é uma boa opção, mas, geralmente, é uma coxinha de frango, torresmo, carne de sol, que estão dentro das minhas escolhas.” Ele explicou que não pensa na quantidade de calorias ingeridas enquanto bebe.

Nilton Filho compensa os exageros gastronômicos do fim de semana com exercícios
Nilton Filho compensa os exageros gastronômicos do fim de semana com exercícios (foto: Arquivo Pessoal)

O professor Nilton Filho, 33, conta que, quando bebe cerveja, faz questão de pedir um tira-gosto. “Adoro tábua de frios, frango a passarinho e porção que venha com mandioca, tipo linguiça e carne seca.” Mas ele evita petiscos muito gordurosos, como torresmo, “prefiro sempre carne magra e malpassada”. Ele compensa os exageros dos finais de semana com exercícios e uma alimentação mais saudável.

Nutricionista clínica e esportiva, Camila Cardoso Faddoul sugere algumas mudanças para fugir das gorduras e calorias dos botecos: “Que tal trocar a linguiça frita por um filé grelhado acebolado, ou a batata frita por mandioca cozida? E aquele queijo derretido por cima da carne de sol, por queijo coalho e um espetinho de frango?”

Para ela, tudo varia conforme a quantidade. Alternativas, como os assados, são indicadas se forem ingeridas uma vez ou outra, assim como os petiscos fritos, “depende muito do estado de saúde da pessoa”. Camila também destaca que jamais devemos ficar com a barriga vazia enquanto bebemos. “Retirar carboidratos quando se bebe não funciona. O álcool tem ação competitiva com o metabolismo dos carboidratos. Se beber e retirar fontes de carboidratos, as consequências serão indesejáveis”.

Confira a receita nutritiva de petisco que a nutricionista Camila Cardoso Faddoul indica:

Quibe de quinoa assado

1/3 de xícara de chá de quinoa em grãos crua
1 xícara de água
400g de carne moída magra
1/2 cebola média
Hortelã, sal, pimenta síria a gosto

Deixe a quinoa cozinhando com uma xícara de água, processe a cebola e a hortelã até formar uma pastinha. Misture tudo, leve ao forno a 180°C por 20 minutos.

Substitua


As profissionais explicaram quais são os “contras” de alguns alimentos comuns nos botecos, e sugeriram alternativas. Confira:

Batata e mandioca frita — Toda fritura passa por um banho de óleo, e o óleo tem mais que o dobro de calorias de uma proteína ou um carboidrato, por exemplo. “Quando a gente emerge alguma coisa em óleo, automaticamente ela fica muito mais calórica, sem contar, também, os riscos para a manutenção da nossa saúde de perfil lipídico”, detalha Nathalia. Além disso, essas gorduras processadas, resultantes de um óleo que é utilizado muitas vezes, tem um potencial pró-inflamatório. “Esses alimentos não auxiliam na perda de peso nem na nossa saúde, muito pelo contrário”.
Opção: Batata rústica. Chapa de carne de sol com cebola e mandioca cozida. Essas opções assadas, ou cozidas, têm menos calorias e são uma alternativa de carboidrato de qualidade. A mandioca tem uma carga glicêmica mais controlada, além de ser fonte de fibras.

Linguiça e carnes fritas — Seguem a mesma direção da batata e da mandioca. A linguiça calabresa frita também tem potencial inflamatório, principalmente por ser um produto extremamente industrializado. Vale a pena dispensar também as opções de carnes envoltas em bacon.
Opção — Linguiça caseira artesanal na chapa, ou queijo coalho: saboroso, menos calórico e mais natural. Peito de frango e carnes magras.

Frios — É uma opção legal, porque a pessoa acaba comendo menos, mas atenção, os embutidos também têm esse mesmo perfil industrializado da linguiça. Além de todos os conservantes, que são altamente inflamatórios, eles também são bastante calóricos devido à presença de grandes quantidades de gordura de baixíssima qualidade, podendo alterar os marcadores sanguíneos.
Opção — Queijos trazem uma sensação de saciedade mais rápida, logo, comemos menos. Tomate cereja, frutas secas, castanhas, e azeitona.

Pastel — Em alguns lugares, encontramos a opção assada, mas ela pode não ser tão atraente quanto a frita. “A minha maior orientação sobre o pastel é, se você for consumir, busque por um recheio mais tranquilo. Não precisa ser um pastel de estrogonofe, ou de feijoada, por exemplo. Então, se você procurar um recheio mais leve, e se for a exceção da semana, é mais ok”, explica Nathalia.
Opção — Dadinhos de tapioca levam queijo coalho e leite, logo, são mais leves.

Pior escolha:


Torresmo — A nutricionista Nathalia conta que essa é uma opção que é extremamente rica em gordura, por isso não é recomendada nem como a exceção da semana. “Ele não vai te fornecer proteína, ele não vai te fornecer carboidrato, ele vai fornecer só lipídio. E ainda passa pela fritura, então é um alimento altamente calórico e como é um petisco, é muito difícil de comer pouco.”

Melhores escolhas:


Espetinho — Quando acompanhando o vinagrete e a mandioca cozida, torna-se uma opção saborosa, e mais rica nutricionalmente, já que tem vegetais, cebola e tomate. Salada caprese, burrata, ceviche, carpaccio e até mesmo guacamole são outras opções recomendadas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação