relacionamentos

Convivência excessiva e estresse durante pandemia coloca relacionamentos em xeque

Problemas financeiros, estresse durante a pandemia têm se refletido nas relações. Nunca houve tanto divórcio no Brasil quanto em 2020, mas há, também, casais que buscam resolver os conflitos

Correio Braziliense
postado em 21/02/2021 07:00
 (crédito: Kleber Sales)
(crédito: Kleber Sales)

 

Na ca­pi­tal do país e em di­ver­sos es­ta­dos do Bra­sil, 2020 te­ve a maior quan­ti­da­de de di­vór­cios des­de 2007, quan­do o Co­lé­gio No­ta­rial do Bra­sil co­me­çou a fa­zer le­van­ta­men­to. No úl­ti­mo ano, hou­ve, na ca­pi­tal fe­de­ral, 1.833 se­pa­ra­ções, ul­tra­pas­san­do o re­cor­de de 2012, quan­do ha­viam si­do re­gis­tra­dos 1.755. De­zem­bro foi o mês mais crí­ti­co: com 203 di­vór­cios de­fi­ni­dos.


Os nú­me­ros es­tão au­men­tan­do des­de 2016, mas mui­tos atri­buem o re­cor­de à pan­de­mia, que co­lo­cou os ca­sais pa­ra con­vi­ver mais in­ten­sa­men­te jun­tos, com pou­cas dis­tra­ções, me­nos con­ví­vio com ami­gos e fa­mi­lia­res e mui­tas preo­cu­pa­ções. Os maio­res vo­lu­mes fo­ram re­gis­tra­dos jus­ta­men­te en­tre maio e de­zem­bro, quan­do os con­tá­gios pe­la co­vid-19 es­ta­vam em ace­le­ra­ção e ha­via me­di­das mais res­tri­ti­vas em vi­gor.


Pa­ra a ad­vo­ga­da de di­rei­to ci­vil Aman­da Ca­ro­li­ne da Sil­va, a quan­ti­da­de de tem­po jun­tos fez com que as in­com­pa­ti­bi­li­da­des dos ca­sais fi­cas­sem mais evi­den­tes. “A gen­te co­men­ta que a pan­de­mia trou­xe di­fi­cul­da­de psi­co­ló­gi­ca pa­ra to­do mun­do e, no di­rei­to de fa­mí­lia, as má­goas fo­ram au­men­ta­das, o des­gas­te emo­cio­nal foi mui­to gran­de”, afir­ma. Se an­tes ela via a pos­si­bi­li­da­de de re­con­ci­lia­ção en­tre mui­tos clien­tes, no ano pas­sa­do, ela per­ce­beu pes­soas mais re­sis­ten­tes a mu­dar de ideia, mais de­ci­di­das.


Aman­da sa­lien­ta as pes­qui­sas na in­ter­net re­la­cio­na­das a “di­vór­cio”, que tam­bém au­men­ta­ram em 2020. Se­gun­do da­dos do Goo­gle, as bus­cas pe­la ex­pres­são “co­mo dar en­tra­da no di­vór­cio” cres­ce­ram 127% em maio do ano pas­sa­do, com­pa­ra­das ao mês an­te­rior. “O di­vór­cio, em si, não acon­te­ce em um mo­men­to só, mas os pro­ble­mas, com os ca­sais mui­to tem­po jun­tos, fi­ca­ram la­ten­tes. O iso­la­men­to so­cial fez com que as pes­soas con­vi­ves­sem mais com as fa­lhas dos ou­tros”, acre­di­ta.


Res­ga­te da re­la­ção

Ma­ria­na Via­na Bor­ges, juí­za de paz e ad­vo­ga­da de fa­mí­lia, sen­tiu na pe­le o que mui­tos clien­tes es­ta­vam vi­ven­do. A pan­de­mia ti­rou o fi­lho de 2 anos da cre­che e a co­lo­cou pa­ra tra­ba­lhar em ca­sa, ao mes­mo tem­po em que cui­da­va da ca­sa, da ali­men­ta­ção da fa­mí­lia e do pe­que­no. En­quan­to is­so, o ma­ri­do, Mar­ce­lo Bor­ges, em­pre­sá­rio, pre­ci­sou con­ti­nuar tra­ba­lhan­do fo­ra e, no ra­mo da cons­tru­ção, ain­da viu a de­man­da de ser­vi­ço cres­cer.


O ca­sal foi co­lo­ca­do sob um gran­de es­tres­se: so­bre­car­ga de tra­ba­lho, me­do de in­fec­ção pe­lo no­vo co­ro­na­ví­rus, ne­ces­si­da­de de dis­trair a crian­ça. Mar­ce­lo che­ga­va em ca­sa can­sa­do, en­con­tra­va a mu­lher exaus­ta e o fi­lho cheio de ener­gia, agi­ta­do, que­ren­do brin­car. Os con­fli­tos co­me­ça­ram a apa­re­cer e dei­xa­vam os dois ain­da mais sen­sí­veis e ner­vo­sos. Até a si­tua­ção po­lí­ti­ca do país cau­sou des­gas­tes, já que ha­via fa­mi­lia­res que não acre­di­ta­vam na gra­vi­da­de da co­vid-19, o que des­gas­ta­va as re­la­ções.


Ma­ria­na e Mar­ce­lo che­ga­ram a pas­sar uma se­ma­na se­pa­ra­dos, mas de­ci­di­ram que va­lia a pe­na res­ga­tar o re­la­cio­na­men­to. “Por eu ser juí­za de paz e tam­bém fa­zer di­vór­cios, co­mo ad­vo­ga­da, acha­va que já sa­bia mui­to so­bre re­la­cio­na­men­to, mas co­me­ça­mos a te­ra­pia de ca­sal e des­co­bri que ain­da ti­nha mui­to a apren­der”, con­ta. Uma das con­clu­sões à qual che­ga­ram era de que Ma­ria­na pre­ci­sa­va de uma fun­cio­ná­ria pa­ra per­mi­tir que ela fo­cas­se no tra­ba­lho.


A prin­cí­pio, Mar­ce­lo não per­ce­bia tal ne­ces­si­da­de. “A te­ra­peu­ta nos ins­truiu a co­mo con­ver­sar, com os prin­cí­pios do diá­lo­go con­clu­si­vo e da re­so­lu­ção de pro­ble­mas. Ela pas­sa­va téc­ni­cas e, ali, a gen­te não fi­ca­va com rai­va, não ex­plo­dia”, re­la­ta o ma­ri­do. Ele ad­mi­te que ti­nha re­sis­tên­cia ao tra­ta­men­to, mas a aban­do­nou quan­do viu que era o ca­sa­men­to de­le que es­ta­va em jo­go. “Deu um alí­vio mui­to gran­de pa­ra nós, e acho que a gen­te es­tá num re­la­cio­na­men­to bem mais sau­dá­vel ago­ra”, acre­di­ta.

Ou­tra via de con­ver­sa

Além da te­ra­pia de ca­sal, há ou­tras for­mas de ten­tar ter uma con­ver­sa mais sau­dá­vel com o par­cei­ro, sem bri­gas, acu­sa­ções, ofen­sas. In­de­pen­den­te­men­te de se op­tar pe­lo di­vór­cio ou por rea­tar, a me­dia­ção fa­mi­liar po­de au­xi­liar. “É usa­da na área em­pre­sa­rial, no di­rei­to do con­su­mi­dor e mui­to na área de fa­mí­lia”, ex­pli­ca Ma­ria An­to­nie­ta de Mo­rais Pra­do, me­dia­do­ra da Câ­ma­ra de Me­dia­ção e Ar­bi­tra­gem Es­pe­cializa­da.


Além de uma via que pro­mo­ve o diá­lo­go, é uma al­ter­na­ti­va à Jus­ti­ça, em­bo­ra pos­sa acon­te­cer com um pro­ces­so ju­di­cial em cur­so. Ou­tra ca­rac­te­rís­ti­ca fun­da­men­tal da me­dia­ção é que ela vi­sa pre­ser­var a re­la­ção en­tre as par­tes, o que é ex­tre­ma­men­te im­por­tan­te, prin­ci­pal­men­te quan­do en­vol­ve a guar­da de fi­lhos.


Ma­ria An­to­nie­ta ex­pli­ca que a me­dia­ção, em es­sên­cia, é uma ne­go­cia­ção, e o me­dia­dor é al­guém que vai fa­ci­li­tá-la, sen­do uma ter­cei­ra pes­soa, neu­tra. “Um ca­sal em con­fli­to cos­tu­ma, pri­mei­ro, ten­tar ne­go­ciar en­tre eles; mas, às ve­zes, não con­se­gue, por­que en­vol­ve com­preen­são do pon­to de vis­ta do ou­tro”, afir­ma.


Ela exem­pli­fi­ca com um ca­sal que es­te­ja bri­gan­do de­mais, por con­ta da so­bre­car­ga de tra­ba­lho. “A me­dia­ção evi­ta a es­pi­ral do con­fli­to: os dois se veem em con­fli­to, ten­tam con­ver­sar en­tre eles, vi­ra um de­ba­te, uma po­lê­mi­ca, e po­de che­gar num pon­to de acha­rem que não te­rão re­sul­ta­do. A ten­dên­cia é is­so se in­ten­si­fi­car e as pes­soas se ve­rem co­mo uma es­pé­cie de ini­mi­go em ca­sa”, la­men­ta.


Sem di­re­cio­nar a so­lu­ção, mas fa­ci­li­tan­do que os en­vol­vi­dos a en­con­trem, o me­dia­dor vem pa­ra en­ten­der o con­fli­to, o que es­tá le­van­do as duas pes­soas até lá, e fa­zer com que um en­ten­da o ou­tro. “O pu­lo do ga­to é um en­ten­der o pon­to de vis­ta do ou­tro. Às ve­zes, as pes­soas acham que os in­te­res­ses de am­bos são in­com­pa­tí­veis, mas es­sa in­com­pa­ti­bi­li­da­de é só apa­ren­te e é pos­sí­vel en­con­trar uma so­lu­ção que aten­da a to­dos”, ga­ran­te.

Recuperando o casamento

Para o psiquiatra especializado em terapia interpessoal Luan Diego Marques, todo relacionamento com conflitos pode ser salvo, mas isso depende do compromisso das duas partes. Ele recomenda:

  1. Observe se, de fato, existe interesse mútuo de cuidar da relação.
  2. Perceba se o relacionamento causa muitos sofrimentos, muitos sentimentos disfuncionais, para saber se vale a pena tentar resgatá-lo.
  3. Valide a emoção do outro.
  4. Permita um ambiente sem agressões.
  5. Evite conversas nos momentos de emoções muito intensas.
  6. Se for possível, faça terapia de casal.

Um processo desgastante

A em­pre­sá­ria e con­fei­tei­ra Ca­rol Sil­va*, 43, é ca­sa­da há 25 anos e la­men­ta a si­tua­ção em que se en­con­tra com o ma­ri­do, atual­men­te. Nun­ca pas­sa­ram um pe­río­do de tan­tas dis­cus­sões quan­to no úl­ti­mo ano, até ho­je. An­tes, se ha­via al­gum de­sen­ten­di­men­to, não du­ra­va mais do que uma noi­te. Dor­miam e, quan­do acor­da­vam, es­ta­va tu­do bem no­va­men­te. “Éra­mos um ca­sal fe­liz e, às ve­zes, as bri­gas eram por ele não ter fol­ga”, con­ta.


En­quan­to ela sem­pre atuou de ca­sa, fa­zen­do do­ces, ele tra­ba­lha­va fo­ra, seis ve­zes na se­ma­na, no ra­mo de sho­ws — um dos pri­mei­ros a se­rem sus­pen­sos por con­ta da pan­de­mia e que, até ho­je, não re­tor­nou. “É di­fí­cil pas­sar o ano com a pes­soa 24 ho­ras por dia. Ago­ra, até uma co­lher é mo­ti­vo de bri­ga. Se eu co­lo­co em um lu­gar, ele quer em ou­tro”, re­cla­ma.


Ca­rol acre­di­ta que os dois fo­ram cria­dos pa­ra só en­con­trar o com­pa­nhei­ro à noi­te, de­pois de um dia de tra­ba­lho. E es­ta­vam acos­tu­ma­dos com es­sa di­nâ­mi­ca. “Mas a pan­de­mia ti­rou a ro­ti­na da nos­sa vi­da, aque­la que já es­tá­va­mos pre­pa­ra­dos pa­ra vi­ver.” Ela se­gue, pa­ra ver até on­de os dois aguen­tam, mas tor­ce pa­ra que ele vol­te a ter ser­vi­ços lo­go. Pro­ble­mas fi­nan­cei­ros e frus­tra­ção por não tra­ba­lhar são ques­tões que, aos pou­cos, mi­nam as re­la­ções.

A im­por­tân­cia do diá­lo­go

Pa­ra o psi­quia­tra es­pe­cializa­do em te­ra­pia in­ter­pes­soal Luan Die­go Mar­ques, foi co­mum, de fa­to, os con­fli­tos au­men­ta­rem en­tre pes­soas que tra­ba­lha­vam o dia to­do e que pas­sa­ram a fi­car jun­tos por mui­to mais tem­po. “O nú­cleo fa­mi­liar traz in­ti­mi­da­de, o que ge­ra uma pro­xi­mi­da­de boa em al­guns as­pec­tos, mas ruins em ou­tras. Nas re­la­ções de tra­ba­lho, por mais que ha­ja um con­fli­to, o cam­po de ne­go­cia­ção é mais res­tri­to. No fa­mi­liar, há mais es­pa­ço pa­ra fa­lar, uma aber­tu­ra maior, e, quan­do is­so não é bem co­lo­ca­do, de for­ma ma­du­ra, ge­ra bri­gas”, ex­pli­ca.


Por­tan­to, ele re­co­men­da mui­to cui­da­do ao con­ver­sar so­bre os pro­ble­mas e ao se quei­xar do com­por­ta­men­to do ou­tro. “O pon­to não é fa­lar, é co­mo fa­lar. O de­sa­fio de to­da co­mu­ni­ca­ção é co­mo é co­lo­ca­do o con­teú­do. Não dá pra co­lo­car nem 100% de emo­ção nem 100% de ra­zão. Com emo­ção de­mais, vem a rai­va, o ódio, a ira, e a pes­soa nem re­ce­be o con­teú­do. Ima­gi­na que aqui­lo não é real, é só rai­va”, ex­pli­ca.


Luan orien­ta cui­dar, an­tes, da­que­la emo­ção e, só de­pois, con­ver­sar. Além dis­so, re­co­men­da sem­pre fa­lar na pri­mei­ra pes­soa, con­tan­do o que sen­tiu, o que pen­sou, em vez de fi­car usan­do o “vo­cê” em tom de acu­sa­ção. “Em vez de di­zer vo­cê foi ar­ro­gan­te, mal-edu­ca­do, é me­lhor di­zer: eu não sei se foi sua in­ten­ção, mas me sen­ti agre­di­do, ofen­di­do. As­sim, vo­cê não fa­la so­bre o ou­tro, fa­la so­bre vo­cê mes­mo”, exem­pli­fi­ca.

* No­me fic­tí­cio pa­ra pre­ser­var a in­ti­mi­da­de do ca­sal

 
Divórcio on-line

Em junho do ano passado, um cartório do DF foi o primeiro a lavrar um divórcio inteiramente por meio da internet. Em março do ano passado, um provimento do Conselho Nacional de Justiça dispôs sobre o divórcio on-line. “Para isso, o processo precisa ser consensual e não pode ter filhos menores de 18 anos. Com um certificado digital, as partes recebem o link e participam, com o tabelião, de uma audiência virtual, na qual ele pega o consentimento de ambos. Mesmo assim precisa de advogado”, explica a advogada Amanda Caroline da Silva.


Ca­so de po­lí­cia

Que os con­fli­tos den­tro de ca­sa au­men­ta­ram é qua­se um con­sen­so, se­ja en­tre pais e fi­lhos, se­ja en­tre ir­mãos ou ca­sais. É, no en­tan­to, im­por­tan­te aler­tar que al­guns ca­sos não são sim­ples bri­gas en­tre pes­soas com mui­ta in­ti­mi­da­de e que es­tão for­ça­da­men­te con­vi­ven­do por mui­to tem­po, mas, sim, ques­tões gra­ves de vio­lên­cia.


De acor­do com da­dos di­vul­ga­dos pe­lo Mi­nis­té­rio da Mu­lher, da Fa­mí­lia e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos, em abril de 2020, pri­mei­ro mês da qua­ren­te­na, as de­nún­cias de vio­lên­cia con­tra a mu­lher re­ce­bi­das pe­lo nú­me­ro 180 au­men­ta­ram qua­se 40% em re­la­ção ao mes­mo pe­río­do an­te­rior. Le­van­ta­men­to do Fó­rum Bra­si­lei­ro de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca (FBSP) mos­tra que os ca­sos de fe­mi­ni­cí­dio ti­ve­ram al­ta de 22% du­ran­te a qua­ren­te­na.


Se­gun­do Sa­mi­ra Bue­no, di­re­to­ra-exe­cu­ti­va do FBSP, a pan­de­mia acen­tuou a vio­lên­cia do­més­ti­ca, na me­di­da que ex­pôs as mu­lhe­res que vi­viam em vul­ne­ra­bi­li­da­de. Elas pas­sa­ram a fi­car ain­da mais tem­po com seus agres­so­res, se­ja por co­me­ça­rem a tra­ba­lhar re­mo­ta­men­te, se­ja por te­rem per­di­do seus em­pre­gos.

Confinamento em casal

A jornalista e apresentadora Fernanda Gentil é casada com a também jornalista Priscila Montandon e, quando a pandemia começou, o casal lançou uma série de vídeos chamada Confinamento em casal. Neles, elas contam sobre a experiência de passarem 24 horas por dia juntas, trabalhando, cuidando da casa, se entretendo. Publicados toda terça-feira, chegaram a brincar que o título poderia ser “treta-feira”.


As duas tiveram conflitos que foram resolvendo aos poucos. Um deles dizia respeito ao “parcelamento da louça”, técnica usada por Fernanda e detestada por Priscila. “Se eu pego uma louça para lavar, eu vou lavar até o último pontinho da bancada. Eu gosto? Não. Mas faço. Já a Fernanda vai lavando em prestação”, comenta Priscila. Fernanda não limpa a pia, não bate o ralo.


Apesar dessas pequenas desavenças, Fernanda se orgulha, pois acredita que as duas estão valorizando mais o diálogo. “É conversar. Não tem jeito. Pode achar brega, clichê, chato, mas é muito importante. A gente só conseguiu uma harmonia de como seria a vida trancada em casa 24 horas por dia […], só chegamos no meio termo, no equilíbrio, conversando. Se formos brigar por cada ralo não batido, cada xixi do Romeu, não vai rolar”, sugere Fernanda.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação