Beleza

Olhar em foco: indústria cosmética investe em máscaras de cílio

Com o uso de máscaras de proteção, outro tipo de acessório se tornou a maior queridinha da maquiagem: a de cílios. Os lançamentos de novos tipos de rímel acompanham a tendência

Ailim Cabral
postado em 28/02/2021 08:00
 (crédito: Zuleika de Souza/CB)
(crédito: Zuleika de Souza/CB)

Existem alguns produtos de beleza que estão em praticamente toda necessaire, como o batom e a máscara de cílios. Os dois queridinhos, que ressaltam o sorriso e o olhar, fazem parte de qualquer make mais elaborada e, quando usados individualmente, mudam o semblante na hora.

A pandemia do novo coronavírus tornou o uso de máscaras de proteção. Elas estão entre as medidas de contenção mais eficazes contra o vírus, assim como o isolamento social e a higienização constante das mãos. Com as máscaras, o uso de batom ficou um pouco de lado, e dar grande destaque aos olhos se tornou o foco das maquiagens desde 2020.

“Antes, na maioria das vezes, o batom era a grande estrela da maquiagem. Mas, com o uso das máscaras de proteção, destacar os olhos passou a ser a alternativa. E aí a máscara de cílios faz toda a diferença”, afirma Carol Zaia, maquiadora e treinadora da Sephora Brasil.

Em entrevista à Revista, Annie Ford Danielson, embaixadora de Beleza da Benefit e filha de uma das fundadoras da marca, revela que as vendas de máscaras de cílios aumentaram 5% no mundo, enquanto a maioria dos produtos da indústria cosmética não apresentou mudança expressiva. Os cílios e as sobrancelhas passaram a ser prioridades.

Annie acredita que o uso de máscaras de proteção cobrindo metade do rosto fez com que o foco da maquiagem voltasse para os olhos e que a facilidade de aplicação e o efeito imediato de olhar mais aberto colocaram o rímel como prioridade. “Se você colocar um corretivo, arrumar a sobrancelha e aplicar a máscara de cílios, pronto! É aquela make cara limpa que muda todo o olhar”, afirma.

E esse é exatamente o tipo de look que tem feito a cabeça das brasileiras nos últimos meses. Annie comenta que as tendências no Brasil são um pouco diferentes do que se observa em outros países — os produtos preferidos são os tints, os géis para sobrancelha e o bronzer, todos usados para produções de beleza natural.

A embaixadora acredita ainda que durante o isolamento as pessoas passaram a priorizar o conforto, e a maquiagem assumiu um papel diferente. “Se minhas sobrancelhas não estão bem, isso atrapalha meu bem-estar. E sei que não sou a única. Acredito que as pessoas passaram a usar a maquiagem com um propósito ainda mais importante, para si mesmas, com o intuito de se sentirem bem”, completa Annie.

Lançamento tecnológico

Carol Zaia acredita que a máscara ocupa um papel importante no acabamento da maquiagem dos olhos, é responsável por valorizar o efeito da sombra ou do delineador. “Além disso, é perfeita para ser usada sozinha, porque traz mais definição para o contorno dos olhos, dando uma impressão de olhar mais desperto”, completa.

Os produtos mais populares da Benefit são os voltados para a beleza das sobrancelhas, também importantes quando se trata de ressaltar o olhar, mas as máscaras de cílios já ocupam o segundo lugar entre os best-sellers, sendo usadas por 88% das mulheres ao redor do mundo.

E seguindo a tendência de valorização do olhar, a marca lança a quarta máscara da família, a They’re Real! Magnet. A fórmula magnética interage com o núcleo magnético do pincel, que puxa a máscara para cima e para fora, até a ponta dos cílios, aumentando o comprimento e deixando os fios levantados.

A tecnologia é revolucionária, mas o que não falta para as brasileiras é variedade no que diz respeito a máscaras de cílios. Confira algumas das novidades e escolha o rímel que mais combina com o seu olhar!

Cílios perfeitos!

Dicas de Annie Ford Danielson
* A embaixadora de Beleza da Benefit explica que cada mulher tem uma forma única de aplicar a máscara de cílios, e aconselha: “Mantenha sua técnica, você conhece seu rosto e o que fica melhor”.
* Mas entre as dicas da profissional, podemos destacar que uma camada não é o bastante. “Não tenha medo de usar as camadas”.
* Na hora de aplicar, fique atenta à direção dos fios. Os mais próximos das têmporas devem ser alinhados para fora; os do meio dos olhos, para cima; e os do canto interno dos olhos, para dentro. Isso garante um olhar amendoado e mais aberto.

Dicas de Carol Zaia
* Para evitar borrões, tire o excesso de produto do aplicador. Se borrar, espere secar e remova com um cotonete seco.
* Aplique a máscara desde a raiz, em movimentos de zigue-zague até as pontas.
* Para alcançar os cílios menores ou para aplicar nos cílios inferiores, use a ponta do aplicador.
* Máscaras de cílios coloridas são ótimas para uma maquiagem simples, mas que valoriza o olhar.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação