Moda

Jogo de xadrez: estampa quadriculada é um dos hits do verão

Clássico e geralmente associado ao inverno, o xadrez ganhou as ruas nos dias quentes e promete se manter pela próxima estação. Saiba como usá-lo

Criada na Escócia, a estampa xadrez tinha a intenção de, por meio da diferenciação dos padrões, identificar os diversos clãs. Após a Segunda Guerra Mundial, foi popularizado na moda e surgiram variações. Geralmente associada ao inverno, neste verão, também tornou-se a bola da vez, especialmente em conjuntinhos.

Os conjuntos, não somente os de xadrez, mas de maneira geral, estão em alta devido à forte tendência do homewear que, com a pandemia, apareceu como uma opção fácil e confortável na hora de montar um look. “Sempre foi fortemente usado nos costumes e nos ternos masculinos e no universo feminino, porque vieram com a influência do tailleur Chanel”, afirma Marcela Moura (@personeimagem), influenciadora digital e consultora de imagem na Persone Imagem.

“O uso dos conjuntinhos tem sido uma febre porque são fáceis, práticos e versáteis”, constata Roze Prado (@rozepradoestiloemkt), designer e social media de moda. De acordo com ela, podem ser usados com outras peças, e principalmente, proporcionam um efeito de alongamento da silhueta.

Marcela acrescenta que o xadrez nunca sai de moda, porque é atemporal. “Nas estações mais frias, sempre ressurge, pois traz uma memória afetiva. Quando olhamos para um xadrez, ele remete a algo.” Para Roze, o vichy, aquele xadrez que lembra toalhas de piquenique e sempre aparece no verão, desde que Brigitte Bardot usou em seu casamento na década de 1950, é um dos mais cotados para permanecer em alta também no inverno 2021. “Deve se perpetuar para o inverno, porém, em tamanhos maiores e com mais contrastes de cores”, aposta.

Como combinar

Arquivo pessoal - Uma mesma peça usada de formas diferentes por Anne Brendha

Roze Prado ensina que é interessante combinar o xadrez com outra peça de cor neutra ou que esteja na mesma paleta de cores. “Use terceiras peças que possam disfarçar um pouco o efeito chamativo da estampa.” Ela acrescenta que mulheres mais ousadas podem usar e abusar da composição de cores, montando looks para as mais diversas ocasiões. “Tudo vai depender do seu estilo. Você pode usar conjuntos, com camisas, com shortinhos e com calças, inclusive, em situações mais formais.”

Para um visual menos chamativo, o tamanho do xadrez é importante. “Se ele for mais discreto, como o príncipe de Gales, que é mais fino, com linhas estreitas, vai bem com cores escuras, como marrom, bege, cinza e marinho”, sugere Marcela Moura.

Se você escolher cores mais neutras, pode usar o xadrez sempre. “Daí a diferença deste ano! O xadrez veio cheio de personalidade, supercolorido e com mistura de tons mais contrastantes”, constata Roze.

Serve para todos os estilos?

Cada estilo tem características que podem ser adaptadas aos tipos de xadrez. O que vai ajudar a inseri-lo dentro dele é a modelagem, são as cores e as combinações. Por exemplo, uma mulher do estilo romântico pode adotar uma saia mais rodada na padronagem vichy com tons pastel e rosados. Essas características juntas fazem com que essa saia seja superusável por esse tipo de mulher.
A estampa, de modo geral, transmite uma imagem mais séria, por ser composta por linhas retas e estar fortemente presente no universo masculino. Hoje, porém, podemos encontrar o xadrez em peças como vestidos e saias em coleções incríveis.

Fontes: Marcela Moura, influenciadora digital e consultora de imagem, e Roze Prado, designer de moda e social media de moda.

Sucesso nas telinhas!

Netflix/Divulgação - Séries e filmes em que as personagens usam xadrez

Atualmente, duas séries da Netflix têm personagens que usam muito xadrez: O gambito da rainha, com a personagem Beth Harmon (Anya Taylo-Joy), e Emily em Paris com Emily Cooper (Lily Collins). Em 1995, os conjuntinhos se popularizaram no hoje clássico As patricinhas de Beverly Hills, estrelado por Alicia Silverstone, no papel principal, e Stacey Dash, sua melhor amiga.

Amor pelas retas e quadrados

Arquivo pessoal - Andressa Azevedo começou a curtir xadrez por causa da influência nas bandas de rock: estampa adotada em todas as estações

A psicóloga e influenciadora Anne Brendha, 28 anos, acredita que o xadrez é democrático e também um clássico, que pode ser muito cool por conta da versatilidade. “Sem falar que é possível usar em qualquer estação, não importa se é inverno ou verão.” Para ela, uma peça xadrez pode fazer parte de um look básico e simples, mas pode transformá-la em algo mais sofisticado e poderoso. “Tenho colocado isso em prática.”

A jovem explica que tem duas camisas e um short com a estampa. “Pode parecer pouco, mas essa padronagem é tão eclética, que uma única peça pode ser usada de várias formas.” Para ela, os conjuntinhos xadrez são chiques e refinados. “Com certeza, é um clássico em sua versão atualizada. Amo essa trend.”

Estudante de arquitetura, Andressa Mendes Guedes de Azevedo, 23 anos, é fã da estampa. “Houve um protagonismo muito grande no rock e suas variações (grunge, emocore, gótico), no final dos anos 1990 e começo de 2000, e creio que isso trouxe o xadrez com muita força pra minha geração”, conta.

A jovem diz que foi muito influenciada pelas bandas e cantoras, como Avril Lavigne. “Hoje, o xadrez ultrapassa essas fronteiras e tem muitas variações. O que pode ser aplicado a todos os estilos. A estampa é superversátil e traz muita personalidade para um look”, relata ela. “Os conjuntos, sem dúvida, vieram para ficar.”

Os vários tipo

Marina Ruy Barbosa/Instagram - A atriz Marina Ruy Barbosa usa um modelo pied de poule

Há diversas nomenclaturas para denominar os tipos de xadrez. Entre as mais conhecidas está a Burberry — estampa ícone da grife Burberry, que ganhou esse nome pelo reconhecimento da marca. O outro é o príncipe de Gales, basicamente composto por linhas mais finas e discretas.

Burberry/Divulgação - A atriz Emma Watson veste a famosa marca britânica Burberry

Segundo Marcela Moura, outro muito famoso é o argyle, formado por losangos e linhas sobrepostas. “Também tem o pied de poule (pé de galinha) e o pied de coq (pé de galo), que são grandes clássicos e foram popularizados por nada menos que Coco Chanel.”
Outro muito popular é o vichy — com tons de vermelho e branco e/ou preto e branco. “É associado a uma toalha de piquenique, que foi inspiração para o buffalo check — um tipo de xadrez no preto e vermelho com quadrados maiores.”

Iza/Instagram - A cantora Iza com um conjunto xadrez: hit do verão

 

Balmain/Divulgação - Rihana usa conjunto e terceira peça

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte


 

Netflix/Divulgação - Séries e filmes em que as personagens usam xadrez
Arquivo pessoal - Uma mesma peça usada de formas diferentes por Anne Brendha
Arquivo pessoal - Andressa Azevedo começou a curtir xadrez por causa da influência nas bandas de rock: estampa adotada em todas as estações
Burberry/Divulgação - A atriz Emma Watson veste a famosa marca britânica Burberry
Iza/Instagram - A cantora Iza com um conjunto xadrez: hit do verão
Marina Ruy Barbosa/Instagram - A atriz Marina Ruy Barbosa usa um modelo pied de poule
Balmain/Divulgação - Rihana usa conjunto e terceira peça