Fitness & nutrição

Shots de alimentos funcionais são aliados para manter boa saúde

Populares durante a pandemia, os shots são grandes aliados de uma alimentação equilibrada e oferecem diversos benefícios à saúde. Saiba quais combinações de alimentos funcionais podem ser feitas

Raquel Ribeiro*
postado em 24/10/2021 09:00
 (crédito: Vix/Divulgação)
(crédito: Vix/Divulgação)

 

Os shots são os queridinhos quando o objetivo é turbinar a dieta alimentar. Graças às propriedades nutricionais que possuem, eles podem oferecer maior qualidade de vida, além de vários benefícios para a saúde. “Funcionam como uma estratégia nutricional de acrescentar condimentos e especiarias funcionais no dia a dia, ajudando a estabelecer hábitos mais saudáveis na rotina”, define a nutricionista funcional, Pryscila Dytz.

De acordo com ela, a popularização dos shots nos últimos tempos se deve à facilidade e praticidade de adicionar alimentos funcionais na rotina. “Muitas vezes, temos dificuldade de consumir esses alimentos de outras maneiras. Assim, o shot vem como uma alternativa para que esses alimentos possam ser integrados no dia a dia, ajudando a melhorar o foco, a disposição e imunidade.”

Quanto à estrutura, Pryscila explica que o shot é composto por uma base de água, um líquido de caráter ácido, como suco de limão ou vinagre de maçã, própolis e especiarias com ação anti-inflamatória, antioxidante ou termogênico. “A composição vai depender da individualidade e do objetivo do paciente”, acrescenta.

Para a nutricionista, ter um hábito saudável ajuda a entrar na atmosfera de uma vida melhor. “Começar o dia com uma rotina saudável, acrescentando compostos bioativos provenientes de condimentos e especiarias funcionais em quantidade, é ótimo, pois, muitas vezes, teríamos dificuldade de alcançar na alimentação. Essa é a principal vantagem do shot”, comenta Pryscila.

Nutricionista clínica e fitoterápica, Mhaisa Aragão alerta que nem todo shot é saudável. Ela destaca que é necessário que as combinações sejam boas: “Os shots são saudáveis quando as combinações dos fitoterápicos tm uma função, como atuar na imunidade e na disposição do paciente. Então, eles se tornam saudáveis a partir do momento que essas combinações conseguem atingir fins terapêuticos”.

Segundo Mhaisa, os benefícios dos shots para a saúde vão variar de acordo com a composição. “Eles podem ser antioxidantes, anti-inflamatórios e auxiliar na imunidade. Alguns até auxiliam na microbiota intestinal, que é responsável pela regularização da produção de enzimas, produção de hormônios, absorção de nutrientes”, lista.

De acordo com ela, os shots começaram a ser consumidos com mais intensidade durante a pandemia da covid-19. “Hoje, a maioria dos pacientes menciona fazer uso do shot para iniciar a rotina, porque alegam que se sentem mais dispostos e que, depois que incluíram o shot, a imunidade está melhor”, conta Mhaisa. Ela recomenda que a bebida seja ingerida no período da manhã, uma vez ao dia. “A maioria das pessoas usa gengibre, um alimento termogênico que pode influenciar na qualidade do seu sono, dependendo do horário que você tomar. Por isso, o ideal é tomar o shot quando acordar”, orienta a especialista. Pryscila aconselha que os shots sejam tomados diariamente, mas sempre em rotatividade: “Não recomendo tomar o mesmo shot por mais de três meses. É bom variar as combinações”.

Saúde em alta


Quem se rendeu às propriedades do shot foi a servidora pública Andréia Araújo, 33 anos. Como nem sempre tem tempo para preparar a própria comida, ela toma o shot todas as manhãs a fim de obter o mínimo de micronutrientes necessários. “Minha intenção sempre foi melhorar a imunidade. Costumo tomar em jejum um shot natural da Qualy Ervas, que contém cúrcuma, gengibre, canela e pimenta caiena. Adiciono algumas gotas de própolis também”, explica.

Shot para imunidade
Shot para imunidade (foto: Ana Maria Braga/Divulgação)

Mas o consumo dos shots não é o único a integrar a rotina de Andréia. Ela ainda preza por uma alimentação saudável e colorida: “Busco me alimentar da forma mais natural possível, evitando industrializados e produtos com conservantes. Meu lema é comer ‘comida de verdade’. Procuro fazer minhas refeições sempre muito coloridas, cheias de frutas, verduras, legumes e proteínas. Consumo sal, mas em quantidade bem pequena”.

O conjunto de hábitos saudáveis resultou em diversos benefícios para ela. “Minha imunidade melhorou potencialmente, assim como a saúde dos meus cabelos e da minha pele. Sinto mais energia ao longo do dia e tenho mais disposição para treinar. Existem inúmeros estudos que comprovam a relação da má alimentação e do sedentarismo ao desenvolvimento de doenças. Por isso, acredito que tudo que vem da natureza te nutre e te faz bem”, conclui.

Conjunto de hábitos


Apesar de os shots serem aliados no processo de reeducação alimentar, eles não podem ser os únicos hábitos saudáveis de uma pessoa. “O shot não é o que vai resolver tudo, ele é um plus, um elemento auxiliar. Se você não tiver uma rotina de vida saudável, como um todo, praticar atividade física, comer bem, beber água, o shot em si não vai ter nenhum benefício”, adverte Mhaisa. Outro cuidado que deve ser tomado é em relação à composição do shot. “Dependendo de como você fizer o shot você não vai conseguir alcançar o que tem de melhor daqueles fitoterápicos”.

Ela ainda considera importante que o shot consiga ser absorvido pelo organismo para que tenha efeitos positivos. A cúrcuma é um exemplo de tempero citado por ela que não possui uma boa biodisponibilidade, isto é, percentual de aproveitamento pelo organismo: “Por isso é necessário associar o consumo da cúrcuma com a pimenta do reino para conseguir propiciar essa biodisponibilidade, que aumenta duas vezes mais quando elas estão associadas. Não adianta nada tomar o shot se o corpo não consegue absorver”.

Contudo, Mhaisa acredita que é possível fazer uso dos temperos nas refeições diárias, sem a necessidade do consumo do shot. Além disso, há pacientes que não conseguem tomar os shots de temperos em razão do sabor marcante. “Adicionar os temperos naturais nas refeições vai ser mais saboroso e o paciente não vai ter que lidar com dificuldade para beber. Muitos pacientes remetem à dificuldade de ter hábitos saudáveis porque não agrada o paladar. Então, o uso do shot vai depender se a pessoa tolera ou não”, analisa.

Rodízio de shots


A também funcionária pública Maria Alice de Souza, 61, não vive sem os shots. Desde que ela descobriu as propriedades que eles possuem para a saúde, ela não abre mão de tomar um shot caprichado todos os dias assim que levanta da cama. “Comecei a ouvir de alguns nutricionistas sobre shot. Achei maravilhoso e comecei a aprofundar meus conhecimentos sobre a bebida. Percebi o quanto era algo bacana para introduzir na alimentação e entendi a importância de incluí-lo no meu dia a dia”, conta Maria Alice, que costuma levar os ingredientes para fazer até mesmo em viagens.

Pensando em trazer maior variedade e potencializar os efeitos positivos, a funcionária pública tem o hábito de fazer um rodízio de shots com diferentes receitas. Em geral, a base limão, água ou vinagre de maçaã está presente. Mas, os complementos variam: em alguns dias ela mistura cacau em pó, em outros, maca peruana e, de vez em quando, cogumelos em pó. “Na minha casa, coloco cada um dos ingredientes em vidrinhos com rótulos. E aí vou mudando as combinações. Eu uso vários tipos, porque a gente não deve tomar só de um tipo”, explica Maria Alice. O shot de açafrão com gengibre e gotas de própolis é um dos que ela mais toma, pois ajuda a melhorar as dores de articulação.

De acordo com ela, o sabor excêntrico e pouco saboroso do shot não é um problema, pois com o tempo o organismo vai se acostumando. No fim das contas, o que é importa são os inúmeros benefícios que eles trazem, o que foi comprovado por ela na prática: “Eu era constipada, tinha a pele mais ressecada e o intestino preso. Depois que comecei a tomar o shot, minha saúde melhorou bastante. Estou me sentindo outra pessoa, eu tenho mais ânimo para levantar todos os dias”.

Em tempos de pandemia, então, os cuidados para manter a imunidade em alta devem ser ainda maiores. “Eu aumentei a dose dos shots para o meu marido quando ele teve covid. Ele passou a tomar de manhã e de noite. Isso deu um up na saúde dele, melhorou rapidinho”, completa Maria Alice. 

Receitas de shots

Shot para imunidade
* 1/2 xícara de água
* 1 colher de chá de gengibre ralado
* 1 colher de chá de cúrcuma
* Pitada de pimenta do reino
* 10 gotas de própolis
* 1/2 limão espremido

Shot para disposição
* 1/2 xícara de água
* 1 colher de chá de canela em pó
* 1 colher de chá de pimenta
* 1/2 limão espremido

Shot anti-inflamatório
* 1/2 xícara de chá de água
* 1/2 limão espremido
* 1 colher de chá de cúrcuma
* Pitada de pimenta

Fonte: Mhaisa Aragão, nutricionista clínica e fitoterápica

 

*Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação