TV+

Soltando o grito de gol guardado

» Pedro Ibarra
postado em 28/11/2021 00:01
 (crédito: Apple TV+/Divulgação)
(crédito: Apple TV+/Divulgação)

O mundo e, principalmente, o Brasil viveram uma semana regada de muito futebol. Na segunda, foram anunciados os jogadores indicados a melhor do mundo pela Fifa; na quinta, lembramos um ano da morte do lendário Diego Maradona e, no sábado, teve a eletrizante final da Libertadores, disputada por Flamengo e Palmeiras. Isso tudo pouco depois de anunciada a contagem regressiva de um ano para a Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Todo esse clima futebolístico entrou nas casas dos brasileiros. Mas é interessante lembrar que não é só de jogo e resenha esportiva que vive o futebol. No entretenimento, esse esporte que conquista diariamente o coração do povo também está muito presente. Séries, filmes e documentários fazem muito sucesso na televisão e no streaming.

É tanto que o futebol dominou todas as últimas premiações da TV. Tanto no Emmy quanto no Globo de Ouro, o seriado Ted Lasso (foto) se sagrou o grande vencedor nas categorias de comédia. A série da Apple TV, criada e protagonizada por Jason Sudeikis, apresenta Ted, um treinador de futebol americano que aceita o cargo de técnico de futebol na Premier League, liga nacional da Inglaterra, conhecida como o campeonato mais disputado do mundo.

O Brasil tem a própria série sobre futebol, a cômica Galera FC. Protagonizada por Maicon Rodrigues, mostra a trajetória de um jogador que, mesmo com pouca idade e importante carreira no futebol europeu, decide largar o esporte e voltar ao Brasil. As novelas também investiram em histórias futebolísticas, desde Irmãos Coragem, nos anos 1970, até produções mais recentes, como Avenida Brasil e a atual Quanto mais vida, melhor!, que tem entre os protagonistas um jogador de futebol.

Apesar de o grande sucesso ser uma ficção de comédia, a principal forma de retratar o futebol é mostrando as histórias reais. Desde o drama real da Netflix, The english game, criado por Julian Fellowes, um dos cineastas responsáveis por Downton Abbey, que conta a origem do esporte, até Maradona, que tem um espaço especial com produções sobre a vida e a carreira disponíveis nas plataformas Netflix e Amazon Prime Video.

Porém é na vida real que o futebol acontece, e os documentários sobre os bastidores dos times são muito populares no streaming. Séries entram no cotidiano de gigantes europeus, a exemplo de Manchester City, Tottenham e Juventus, como All or nothing, da Amazon, ou no dia a dia de clubes menores, como Sunderland, em Sunderland até morrer, da Netflix. Até a campanha do Botafogo na Série B de 2021 ganhou a própria série na GloboPlay esta semana.

Seja no entretenimento, seja na torcida, para saber de histórias reais, ou se apaixonar por personagens da ficção, uma coisa rege o futebol e atrai o público desde sempre: a emoção. E ela pode ser encontrada em todas as formas de representar esse esporte que manda no coração dos brasileiros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação