Vitrine

Conheça a história de alguns produtos que acompanham gerações

Alguns produtos estão nas prateleiras (de farmácias e nas casas) há décadas. Relembre cremes, sabonetes e perfumes queridinhos e que têm muita história para contar

Giovanna Fischborn
postado em 28/11/2021 08:00 / atualizado em 28/11/2021 11:53
Nivea Creme: famoso creme da latinha azul completa 110 anos -  (crédito: NIVEA/Divulgação)
Nivea Creme: famoso creme da latinha azul completa 110 anos - (crédito: NIVEA/Divulgação)

Alguns produtos são reconhecidos imediatamente pela estética da embalagem, ou só de sentir a textura ou o cheiro. Pode ser um creme de pele ou de cabelo que te acompanhou em alguma fase da vida (e ainda faz parte da rotina) e talvez, seja usado, hoje, pelos filhos e até netos. Um talco, um perfume…

A tradição caracteriza, sim, o mercado da beleza. Pensando nisso, separamos alguns desses itens clássicos. Difícil encontrar quem não tenha ou nunca teve algum deles na necessaire.

Nivea Creme

O creme da latinha azul com letras brancas (não tem como pensar em outro, não é?) completou 110 anos em 2021. De 1911 para os dias de hoje, a embalagem passou por várias transformações, mas nada que alterasse a identidade do produto. Parte do rito de skincare de diferentes gerações, ao longo do tempo, a hidratação do Nivea Creme foi testada para várias partes do corpo. Hoje, é considerado multifuncional.

Serve bem para áreas superressecadas, como cotovelos, joelhos e mãos, e funciona até para amolecer as cutículas.

Apesar dos mais de 500 itens no portfólio da marca, a lata segue como um dos itens mais vendidos. A fórmula, que nunca chegou a ser modificada, tem alto teor de glicerina e eucerit, ingrediente que combina óleo e água em uma mistura fina e estável — que ajudam a garantir uma hidratação poderosa.

Luiza Trezzi, 18 anos, usa o famoso creminho. A mãe dela também. Para a estudante, o melhor do produto é que é possível adaptá-lo a diferentes usos. “Para o meu caso, minha dermatologista disse que teriam funções mais interessantes do que usá-lo no rosto. Então, aplico no corpo, principalmente nos períodos mais secos, e depois de ir à praia ou pegar sol, para reforçar a hidratação.” Prova de que a marca busca se reinventar para permanecer forte, o creme está disponível em quatro tamanhos. A versão menor, de 29g, cabe até no bolso.

Sabonete Phebo

Os sabonetes Phebo são referência no mercado de higiene corporal
Os sabonetes Phebo são referência no mercado de higiene corporal (foto: Phebo/Divulgação)

Phebo é uma das marcas mais tradicionais do mercado. Os sabonetes tornaram-se referência no assunto higiene corporal. Com base vegetal e glicerina 100% natural, prometem deixar a pele perfumada por mais tempo. A fórmula não leva ingredientes de origem animal.

Granado

Tradicional polvilho antisséptico da Granado. O produto é multifuncional
Tradicional polvilho antisséptico da Granado. O produto é multifuncional (foto: Granado/Divulgação)

Desde 2004, o sabonete Phebo integra a supertradicional Granado. A botica completou 150 anos em 2020. Todo o repertório começou ainda no século 19. O nome por trás do grupo, o português José Antonio Coxito Granado, chegou ao Brasil em 1860 e se firmou no Rio de Janeiro.

Naquela época, a cidade crescia e as boticas tornaram-se comuns, porque manipulavam medicamentos, bálsamos e elixires para aliviar as pessoas da varíola, cólera e febre amarela, em um período em que os hábitos de higiene disseminavam doenças. Coxito passou a fabricar os próprios produtos para a Granado Pharmacias, que chegavam, inclusive, a competir com as opções que vinham da Europa. As ervas e outras matérias-primas eram cultivadas na Ilha da Saúde, uma chácara em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

Águas de colônia, cremes, talcos e pó de arroz agradaram as senhoras da cidade. A Granado foi nomeada, por Dom Pedro II, a Pharmacia Oficial da Família Imperial Brasileira. Dentre os produtos que fazem sucesso até hoje estão o polvilho antisséptico (usado para tratar problemas inflamatórios nos pés e nas axilas e combater odores) e os sabonetes.

Parece antigo, mas não é! Com referência retrô, o sabonete de 120g é da nova linha Vintage da Granado, que traz a essência da marca
Parece antigo, mas não é! Com referência retrô, o sabonete de 120g é da nova linha Vintage da Granado, que traz a essência da marca (foto: Granado/Divulgação)

Parece antigo, mas não é! Com referência retrô, o sabonete de 120g é da nova linha Vintage da Granado, que traz a essência da marca

Chanel Nº 5

Eua de  Parfum  Vaporizador  Chanel Nº5  funciona como  ritual perfumado  para o corpo
Eua de Parfum Vaporizador Chanel Nº5 funciona como ritual perfumado para o corpo (foto: Chanel/Reprodução)

 

Em 1921, Gabrielle Chanel chama Ernest Beaux para criar “um perfume de mulher com cheiro de mulher”, raro e poderoso. A ideia da grife era inovar além do guarda-roupa, também fugir da tradição naturalista e floral dos perfumes femininos da época. Resultado? O perfume Chanel Nº5 tornou-se uma das fragrâncias mais conhecidas no mundo.

Atemporal e lendário, ele completou 100 anos em 2021. O frasco de design minimalista guarda um aroma que remete à sensualidade. A embalagem de vidro polido entrou, em 1959, para o acervo do Museu de Arte Moderna, em Nova York. Aparece também em uma das obras do artista Andy Warhol. Hoje, o vidrinho ganhou representações até na decoração de casas.

Neutrox

Xampu e condicionador Neutrox Clássico foi pensada para o dia a dia
Xampu e condicionador Neutrox Clássico foi pensada para o dia a dia (foto: Neutrox/Divulgação)

Há mais de 40 anos, Neutrox está associada à beleza das brasileiras. Com fórmulas à base de queratina vegetal hidrolisada, os produtos da linha Neutrox Clássico ajudam a selar as cutículas, evitar nós e quebras. O creme para pentear pode ser usado como pré-poo, técnica em que se passa o creme antes da lavagem com xampu para evitar o ressecamento do cabelo.

Leite de Colônia

O Leite de Colônia é usado para a limpeza da pele e está no mercado desde 1948
O Leite de Colônia é usado para a limpeza da pele e está no mercado desde 1948 (foto: Leite de Colônia/Divulgação)

Outro que carrega muita história quando o assunto é cuidados com a pele é o Leite de Colônia. O design vintage da embalagem já anuncia toda a tradição do produto. A fórmula original é de 1948.
Em 2012, o Leite de Colônia resgatou ilustrações e referências de art nouveau que criaram o layout conhecido hoje. A maioria das farmácias tem os potinhos verdes, azuis e rosas — que representam as variações do produto —, com letras brancas e estética retrô.

 

O xampu Johnson 's Baby (um clássico!) está longe de ser de uso exclusivo dos pequenos. Entre as funções do xampu de bebê, para além do cabelo, estão lavar o rosto, remover a maquiagem, higienizar pincéis, limpar olhos sensíveis e até esfoliar a pele — trocando a mistura caseira de açúcar com sabonete líquido por açúcar e xampu.

A Johnson 's tem 135 anos; o produto está há mais de 50 no mercado. Graças à fórmula CHEGA DE LÁGRIMAS®, pessoas com peles sensíveis ou alergias podem usá-lo. Ele é feito com glicerina de origem natural, é hipoalergênico e livre de corantes, parabenos e sulfatos. Sem falar do cheirinho suave, fácil de agradar.

A empresa fez uma modernização completa das embalagens da Johnsons Baby, que chegaram de cara nova nas prateleiras do Brasil em 2019. Agora, o frasco tem 20% de plástico reciclado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Os sabonetes Phebo são referência no mercado de higiene corporal
    Os sabonetes Phebo são referência no mercado de higiene corporal Foto: Phebo/Divulgação
  • Parece antigo, mas não é! Com referência retrô, o sabonete de 120g é da nova linha Vintage da Granado, que traz a essência da marca
    Parece antigo, mas não é! Com referência retrô, o sabonete de 120g é da nova linha Vintage da Granado, que traz a essência da marca Foto: Granado/Divulgação
  • Eua de 
Parfum 
Vaporizador 
Chanel Nº5 
funciona como 
ritual perfumado 
para o corpo
    Eua de Parfum Vaporizador Chanel Nº5 funciona como ritual perfumado para o corpo Foto: Chanel/Reprodução
  • Xampu e condicionador Neutrox Clássico foi pensada para o dia a dia
    Xampu e condicionador Neutrox Clássico foi pensada para o dia a dia Foto: Neutrox/Divulgação
  • Tradicional polvilho antisséptico da Granado. O produto é multifuncional
    Tradicional polvilho antisséptico da Granado. O produto é multifuncional Foto: Granado/Divulgação
  • O Leite de Colônia é usado para a limpeza da pele e está no mercado desde 1948
    O Leite de Colônia é usado para a limpeza da pele e está no mercado desde 1948 Foto: Leite de Colônia/Divulgação
  • O xampu de bebê, há vários anos no mercado, funciona também para limpar o rosto e higienizar pincéis de make
    O xampu de bebê, há vários anos no mercado, funciona também para limpar o rosto e higienizar pincéis de make Foto: Johnson's/Divulgação
  • Tradicional polvilho antisséptico da Granado. O produto 
é multifuncional
    Tradicional polvilho antisséptico da Granado. O produto é multifuncional Foto: Granado/Divulgação
  • Xampu e condicionador Neutrox Clássico foi pensada para o dia a dia
    Xampu e condicionador Neutrox Clássico foi pensada para o dia a dia Foto: Neutrox/Divulgação
  • O Leite de Colônia é usado para a limpeza da pele e está no mercado desde 1948
    O Leite de Colônia é usado para a limpeza da pele e está no mercado desde 1948 Foto: Leite de Colônia/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação