Casa

O tapete sai do chão, vai para a parede e se torna objeto decorativo

As tapeçarias tradicionais ganham uma nova cara e podem deixar a decoração da sua casa mais autêntica e criativa

Por Iara Pereira*
postado em 28/11/2021 08:00 / atualizado em 28/11/2021 11:44
Espaço Altas Gastrobar na CasaCor Brasília com tapeçaria de Carolina Kroff e projeto do Studio Freijó -  (crédito: Edgard Cesar)
Espaço Altas Gastrobar na CasaCor Brasília com tapeçaria de Carolina Kroff e projeto do Studio Freijó - (crédito: Edgard Cesar)

Um jeito fácil e rápido de transformar ambientes é investir em acessórios para as paredes. E se você quer fugir dos já tão utilizados quadros e fotos, uma forma de deixar sua decoração mais interessante é unir tradição e contemporaneidade com uma tapeçaria de parede.

Para Carolina Kroff, arquiteta de formação e artista precursora das "tapeçarias contemporâneas de parede" no Brasil, como denomina suas obras, o principal efeito causado por uma tapeçaria em casa é a sensação de completude. Uma peça planejada deixa todo o ambiente mais coeso. "E uma vantagem é ser uma peça relativamente inovadora. Em termos de decoração do lar, as pessoas estavam acostumadas em ter uma foto, uma tela, mas isso fica distante da interação, que é tão legal nas tapeçarias", afirma.

Tapeçaria feita por Mirna Linhares: de hobby a profissão
Tapeçaria feita por Mirna Linhares: de hobby a profissão (foto: Arquivo pessoal)

A CasaCor Brasília deste ano conta com duas peças de Carolina. Para ela, há um convite ao toque nas tapeçarias de algodão. A textura do tecido nas paredes não só ajuda a dar dimensão ao ambiente como também faz com que as pessoas explorem seus sentidos visuais, táteis e, às vezes, olfativos, pois, em peças mais novas, é possível sentir o cheiro do algodão natural.

Além disso, o despertar dos sentidos ajuda as composições da mostra a transmitirem o tema deste ano: Casa Original, já que as peças são tão tradicionais quanto inovadoras. "As tapeçarias exalam brasilidade. Elas exploram bastante a criatividade e eu sempre tento me inspirar na nossa natureza, que é tão exuberante. E o suporte para depositar essa arte é o algodão, largamente produzido aqui. Então, fico muito feliz de poder utilizar esse material."

Mais autenticidade

Tapeçaria de Carolina Kroff com projeto da arquiteta Fernanda Altenbernd
Tapeçaria de Carolina Kroff com projeto da arquiteta Fernanda Altenbernd (foto: Edgar Cesar/Divulgação)

Mirna Linhares, artista têxtil e arquiteta nordestina, começou suas experimentações têxteis ao buscar um hobby que trouxesse relaxamento e que a fizesse se desligar da realidade. Mas logo descobriu a paixão e, desde então, produz peças com as técnicas de ponto russo e tufting manual.

A artista corrobora o conceito de junção entre tradição e modernidade: "Vai além do décor, representa o desejo por autenticidade no ambiente. Colocar uma peça de arte têxtil significa se conectar com técnicas ancestrais, mas, também, exalar contemporaneidade pela união dos elementos de textura, cores e formas abstratas".

Peça feita por Mirna Linhares: combinação de cores
Peça feita por Mirna Linhares: combinação de cores (foto: Arquivo pessoal)

O processo de produção de Mirna envolve manter as cores como principal norteador. Geralmente, utilizando tons terrosos com toques vibrantes, e criando, de maneira intuitiva, formas abstratas dentro da paleta selecionada.

Tanto Mirna quanto Carolina afirmam que é muito interessante ter em mente o ambiente em que a peça ficará, visualizando a composição final da tapeçaria no espaço. O equilíbrio entre a tapeçaria e os demais elementos é essencial para criar um cômodo acolhedor e aconchegante para os moradores.

Que cuidados tomar?

Restaurante Aroma na CasaCor Brasília com tapeçaria de Carolina Kroff e projeto de Flavia Nasr Arquitetura
Restaurante Aroma na CasaCor Brasília com tapeçaria de Carolina Kroff e projeto de Flavia Nasr Arquitetura (foto: Haruo Mikami)

Por serem peças de tecido natural feitas à mão, as tapeçarias contemporâneas são delicadas, então é fundamental tomar alguns cuidados para que sua peça dure por vários anos. Os principais incluem não pendurá-la em uma parede de ambiente externo nem em um local que tenha incidência direta do sol. Limpá-la em locais especializados em conservação de tapetes também é importante.

A decoração com tapeçaria é uma opção fácil para dar aquele toque de cor que pode estar faltando na sua casa. Mas a peça também tem a funcionalidade de aquecer o cômodo e até diminuir o impacto de barulho.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Restaurante Aroma na CasaCor Brasília com tapeçaria de Carolina Kroff e projeto de Flavia Nasr Arquitetura
    Restaurante Aroma na CasaCor Brasília com tapeçaria de Carolina Kroff e projeto de Flavia Nasr Arquitetura Foto: Haruo Mikami
  • Peça feita por Mirna Linhares: 
combinação de cores
    Peça feita por Mirna Linhares: combinação de cores Foto: Arquivo pessoal
  • Tapeçaria de Carolina Kroff com projeto da arquiteta Fernanda Altenbernd
    Tapeçaria de Carolina Kroff com projeto da arquiteta Fernanda Altenbernd Foto: Edgar Cesar/Divulgação
  • Tapeçaria feita por Mirna Linhares: de hobby a profissão
    Tapeçaria feita por Mirna Linhares: de hobby a profissão Foto: Arquivo pessoal
  • Tapeçaria feita por Mirna Linhares: de hobby a profissão
    Tapeçaria feita por Mirna Linhares: de hobby a profissão Foto: Arquivo Pessoal
  • Peças únicas, produzidas à mão, por Mirna Linhares: decoração que foge do tradicional
    Peças únicas, produzidas à mão, por Mirna Linhares: decoração que foge do tradicional Foto: Arquivo Pessoal
  • Tapeçaria de Carolina Kroff com projeto da arquiteta Fernanda Altenbernd
    Tapeçaria de Carolina Kroff com projeto da arquiteta Fernanda Altenbernd Foto: Edgar Cesar
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação