Moda

Lentes de personalidade: os modelos de óculos de sol em alta no verão

Seja vintage, seja esportivo, uma coisa é certa: os óculos estão com tudo! Na onda maximalista, eles aparecem misturados a outros estilos, coloridos e até espelhados

Giovanna Fischborn
postado em 12/12/2021 08:00 / atualizado em 12/12/2021 17:29
O influenciador Caio Bigodi usa modelo quadrado, com metais e lentes amareladas, para campanha da Chilli Beans. A coleção Euforia reúne as opções do momento e explora a estética tiktoker -  (crédito: Chili Beans/Divulgação)
O influenciador Caio Bigodi usa modelo quadrado, com metais e lentes amareladas, para campanha da Chilli Beans. A coleção Euforia reúne as opções do momento e explora a estética tiktoker - (crédito: Chili Beans/Divulgação)

A moda já provou que os óculos de sol são muito mais que um item de proteção. Nesta temporada, eles se firmam como queridinhos dos fashionistas. Para usá-los: menos regras e muito mix de estilos. E, com a chegada do verão, as possibilidades são ainda maiores.

"Desde que esteja ciente da mensagem que está passando com o par de óculos escolhido, tudo é possível. Dá para adaptar esse efeito de comunicação tanto para as ousadas como para as mais conservadoras", avalia a consultora de imagem Fabi Gotti, certificada pelo FACS (Facial Action Coding System) e Visagisme Total Look.

Na 52ª edição dA São Paulo Fashion Week, a Mile Lab desfilou a coleção Fluxo Milenar. Fundamentada no afrofuturismo, a marca celebrou os corpos pretos. Nos looks, óculos de lentes transparentes e também modelos espelhados ornaram com peças casuais e tecidos fluidos.
Na 52ª edição dA São Paulo Fashion Week, a Mile Lab desfilou a coleção Fluxo Milenar. Fundamentada no afrofuturismo, a marca celebrou os corpos pretos. Nos looks, óculos de lentes transparentes e também modelos espelhados ornaram com peças casuais e tecidos fluidos. (foto: Ze Takahashi/FOTOSITE)

E antes de checar o que é tendência no assunto óculos, mantenha em mente que não existe uma melhor armação para cada tipo de rosto: "O que existe é um desejo de imagem associado, um objetivo pessoal", explica a consultora. Cores mais escuras transmitem autoridade. Formas mais livres e com detalhe em metal agregam informação de moda.

É possível, sim, analisar as proporções faciais para definir um ou outro modelo. Medir o tamanho do aro e o tamanho da ponte nasal para entender se a estrutura ficará em contato com o rosto é importante para que os óculos fiquem confortáveis. O teste de sorriso também indica se o tamanho usado é o considerado ideal. Mas nada disso deve funcionar como limitação. "Alguns são conhecidos pelos óculos que usam. Veja o Jô Soares, por exemplo. Os óculos redondinhos endossam o rosto dele da forma que ele quer comunicar", exemplifica Fabi.

Em alta

Para os óculos esportivos harmonizarem, é preciso um elemento esportivo também na roupa. Aqui, os óculos encontram referência no moletom e, com o sobretudo preto, o resultado é um high-low interessante
Para os óculos esportivos harmonizarem, é preciso um elemento esportivo também na roupa. Aqui, os óculos encontram referência no moletom e, com o sobretudo preto, o resultado é um high-low interessante (foto: Reprodução/Instagram)

Professor do curso de Moda do Iesb, Yuri Zeredo de Cerqueira pontua, para a estação, as armações retrô — estilo gatinho e versões minimalistas. Os óculos oversized em cores neutras ou com lentes coloridas também têm vez. "E, claro, o street style com ares de luxo. Óculos esportivos e futuristas usados com conjuntos de moletom, shorts jeans ou outras peças com referências esportivas", diz.

Daniela Penteado, gerente de Contas e Especialista de Tendências na WGSN, também destaca essa brincadeira da pegada divertida com o funcional, e reforça que os óculos com shapes esportivos usados fora do contexto das atividades físicas são, sim, tendência. "Vemos que os óculos reagem ao crescente interesse pelo styling maximalista nas atividades ao ar livre, em que a moda contracena com designs de alta performance", explica.

O clássico gatinho está mais moderno! Com armação mais grossa e linhas angulares
O clássico gatinho está mais moderno! Com armação mais grossa e linhas angulares (foto: Reprodução/Instagram)

Segundo Yuri, as armações de madeira também têm aparecido com força no Reino Unido, por serem confortáveis e pouco comuns. As opções transparentes em silhuetas clássicas, numa mistura de material moderno com formato retrô, são boas opções para garantir sofisticação sem exagero.

Dicas de uso

Verde: boa opção para óculos de uso geral. É indicada para o sol forte e em dias com muita variação de luz (de ensolarado para nublado). Por diminuir muito a luminosidade, não é uma opção indicada para dias mais escuros.
Tons de marrom: boas escolhas para dias ensolarados e com condições variáveis de luz (sol que entra e sai das nuvens). Adaptam bem os olhos para as mudanças de luminosidade.
Cinza: todos os tons são bons para usar no dia a dia. Os cinzas mais escuros são ideais para dias bem ensolarados; os claros, como as lentes fumês, para dias nublados.
Azul: boa escolha para uso na neblina, maresia ou em condições de tempo nublado.
Lente amarela: ideal para os casos de muita luminosidade, como o nascer do sol e o entardecer (para os motoristas, atenua o desconforto dos faróis).
Vermelhas: perfeitas para quem pratica esportes náuticos, pescaria, caminhada na mata ou esqui e esportes de neve.
Pretas: devem ser mais usadas após cirurgias, quando a vista está se recuperando. É que essa cor reduz a qualidade da visão e pode deixar a retina sensível, mesmo no menor grau de luminosidade. Também é indicada para lugares fechados, com pouquíssima luz.

Fonte: Camila Lopes Guimarães, médica oftalmologista do setor de Plástica Ocular do CBV, Hospital de Olhos.

Cor da lente x proteção

Proteção contra os raios ultravioleta UVA e UVB é superimportante.

Os óculos de sol têm prazo de validade! Na teoria, eles devem ser substituídos a cada dois anos, dependendo do tempo de exposição solar e da qualidade do produto.

Todos os óculos protegem os olhos contra os raios UVA e UVB, não importa a cor da lente. A proteção é feita por uma película transparente, que pode estar em óculos de sol ou de grau.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Na 52ª edição dA São Paulo Fashion Week, a Mile Lab desfilou a coleção Fluxo Milenar. Fundamentada no afrofuturismo, a marca celebrou os corpos pretos. Nos looks, óculos de lentes transparentes e também modelos espelhados ornaram com peças casuais e tecidos fluidos.
    Na 52ª edição dA São Paulo Fashion Week, a Mile Lab desfilou a coleção Fluxo Milenar. Fundamentada no afrofuturismo, a marca celebrou os corpos pretos. Nos looks, óculos de lentes transparentes e também modelos espelhados ornaram com peças casuais e tecidos fluidos. Foto: Ze Takahashi/FOTOSITE
  • Para os óculos esportivos harmonizarem, é preciso um elemento esportivo também na roupa. Aqui, os óculos encontram referência no moletom e, com o sobretudo preto, o resultado é um high-low interessante
    Para os óculos esportivos harmonizarem, é preciso um elemento esportivo também na roupa. Aqui, os óculos encontram referência no moletom e, com o sobretudo preto, o resultado é um high-low interessante Foto: Reprodução/Instagram
  • O clássico gatinho está mais moderno! Com armação mais grossa e linhas angulares
    O clássico gatinho está mais moderno! Com armação mais grossa e linhas angulares Foto: Reprodução/Instagram
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação