Decoração

6 tendências de decoração e arquitetura que vêm com tudo em 2022

Para você que vai decorar a casa nova, fique ligado nas tendências de 2022 e deixe seu lar mais aconchegante e atual

Lugar Certo - Estado de Minas
postado em 20/12/2021 16:16 / atualizado em 20/12/2021 16:19
Tendências de decoração e arquitetura 2022 -  (crédito: Reprodução)
Tendências de decoração e arquitetura 2022 - (crédito: Reprodução)

O início de um novo ano nos enche de expectativas. Quem é apaixonado por decoração sempre fica ligado nas tendências para tentar descobrir o que vem por aí. Cores, texturas, estilos, enfim, tudo faz parte do mundo décor para deixar as casas mais bonitas.

Mas um detalhe que chama a atenção em 2022 é a mudança de hábitos devido à pandemia da Covid-19, que está entrando no terceiro ano ainda com incertezas. As pessoas “aprenderam” a passar mais tempo em casa. Por isso, as tendências da decoração 2022 devem refletir esse cenário.

Mais praticidade, conforto, relação com a natureza e, acima de tudo, bem-estar mental serão as marcas da decoração e arquitetura. Saiba mais sobre as 6 tendências de decoração 2022 que separamos para você acompanhar.

Estética confortável

A regra é clara: manter-se confortável dentro de casa é essencial. Nesse sentido, os móveis e o layout dos cômodos interferem nessa sensação de conforto. Portanto, os ambientes integrados estarão em alta, além de móveis funcionais. Aliás, um detalhe: a mobília deve ser apenas a essencial, sem exageros, com linhas simples e limpas, no estilo minimalista.

 

Estética confortável
Estética confortável (foto: Reprodução)

Cores que lembram a natureza

A busca pelos elementos da natureza continuará presente nas tendências de decoração 2022. Por essa razão, se você quer fazer uma boa aposta nas cores da sua casa, utilize tons terrosos e painéis de madeira. Por estarmos vivendo esse momento pós-pandêmico e de transformação, a escolha da Pantone para a cor do ano de 2022 foi a Pantone 17-3938 Very Per. Portanto, se você quer deixar sua casa na moda, opte pelas cores do momento.

 

Cores que lembram a natureza
Cores que lembram a natureza (foto: Reprodução)

Ambientes integrados

Sala e cozinha, sala e varanda, cozinha e lavanderia juntos. Essas são algumas das opções de ambientes integrados que fazem a arquitetura de 2022 deixar os imóveis mais aconchegantes e parecendo ser maiores do que realmente são.

Além disso, essa prática transmite aquela sensação de proximidade e liberdade, pois você pode interagir melhor com as pessoas dentro de casa. Assim, é possível transformar os ambientes, principalmente se você optar por fazer pequenas reformas.

 

Ambientes integrados
Ambientes integrados (foto: Reprodução)

Presença da natureza

Os elementos da natureza estarão presentes nas tendências de decoração 2022. Com a pandemia, voltamos às nossas origens em momentos de reflexão sobre o que estamos fazendo com o nosso planeta. Assim, a decoração respondeu a esse momento com novos insights.

Entre eles estão a aposta na decoração estilo Boho e Urban Jungle. Em ambos os estilos, as flores e folhagens deixam um espaço reservado no jardim externo para ganharem destaque nos quartos, salas, cozinhas e banheiros.

 

Presença da natureza
Presença da natureza (foto: Reprodução)

Móveis versáteis



O conceito de versatilidade está ligado aos móveis que podem ter mais de uma função. Uma penteadeira que vira escrivaninha, um home office que pode ser usado para assistir à TV e muitos outros exemplos fazem parte das tendências de decoração 2022 na mobília. Afinal, os móveis versáteis também estão relacionados à praticidade tão desejada.

Móveis versáteis
Móveis versáteis (foto: Reprodução)
 

Decoração retrô

As memórias afetivas estão em alta em 2022. Justamente por isso, o estilo retrô e vintage será uma das principais apostas dos decoradores. Afinal de contas, usar aquele velho porta-retrato, dar uma nova função para a máquina de costura da vovó ou simplesmente usar um móvel antigo de família são boas opções.

Sendo assim, vale a pena visitar antiquários ou pesquisar dentro da própria família móveis e objetos de decoração que podem ganhar uma nova roupagem.

Decoração retrô
Decoração retrô (foto: Reprodução)
 

Em suma, se você está de mudança ou renovando a decoração para o ano que está chegando fique atento às tendências de decoração 2022 para ter um ambiente antenado.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Estética confortável
    Estética confortável Foto: Reprodução
  • Cores que lembram a natureza
    Cores que lembram a natureza Foto: Reprodução
  • Ambientes integrados
    Ambientes integrados Foto: Reprodução
  • Presença da natureza
    Presença da natureza Foto: Reprodução
  • Móveis versáteis
    Móveis versáteis Foto: Reprodução
  • Decoração retrô
    Decoração retrô Foto: Reprodução
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação