Decoração

6 tendências de decoração e arquitetura que vêm com tudo em 2022

Para você que vai decorar a casa nova, fique ligado nas tendências de 2022 e deixe seu lar mais aconchegante e atual

Lugar Certo - Estado de Minas
postado em 20/12/2021 16:16 / atualizado em 20/12/2021 16:17
Tendências de decoração e arquitetura 2022 -  (crédito: Reprodução)
Tendências de decoração e arquitetura 2022 - (crédito: Reprodução)

O início de um novo ano nos enche de expectativas. Quem é apaixonado por decoração sempre fica ligado nas tendências para tentar descobrir o que vem por aí. Cores, texturas, estilos, enfim, tudo faz parte do mundo décor para deixar as casas mais bonitas.

Mas um detalhe que chama a atenção em 2022 é a mudança de hábitos devido à pandemia da Covid-19, que está entrando no terceiro ano ainda com incertezas. As pessoas “aprenderam” a passar mais tempo em casa. Por isso, as tendências da decoração 2022 devem refletir esse cenário.

Mais praticidade, conforto, relação com a natureza e, acima de tudo, bem-estar mental serão as marcas da decoração e arquitetura. Saiba mais sobre as 6 tendências de decoração 2022 que separamos para você acompanhar.

Estética confortável

A regra é clara: manter-se confortável dentro de casa é essencial. Nesse sentido, os móveis e o layout dos cômodos interferem nessa sensação de conforto. Portanto, os ambientes integrados estarão em alta, além de móveis funcionais. Aliás, um detalhe: a mobília deve ser apenas a essencial, sem exageros, com linhas simples e limpas, no estilo minimalista.

 

Estética confortável
Estética confortável (foto: Reprodução)

Cores que lembram a natureza

A busca pelos elementos da natureza continuará presente nas tendências de decoração 2022. Por essa razão, se você quer fazer uma boa aposta nas cores da sua casa, utilize tons terrosos e painéis de madeira. Por estarmos vivendo esse momento pós-pandêmico e de transformação, a escolha da Pantone para a cor do ano de 2022 foi a Pantone 17-3938 Very Per. Portanto, se você quer deixar sua casa na moda, opte pelas cores do momento.

 

Cores que lembram a natureza
Cores que lembram a natureza (foto: Reprodução)

Ambientes integrados

Sala e cozinha, sala e varanda, cozinha e lavanderia juntos. Essas são algumas das opções de ambientes integrados que fazem a arquitetura de 2022 deixar os imóveis mais aconchegantes e parecendo ser maiores do que realmente são.

Além disso, essa prática transmite aquela sensação de proximidade e liberdade, pois você pode interagir melhor com as pessoas dentro de casa. Assim, é possível transformar os ambientes, principalmente se você optar por fazer pequenas reformas.

 

Ambientes integrados
Ambientes integrados (foto: Reprodução)

Presença da natureza

Os elementos da natureza estarão presentes nas tendências de decoração 2022. Com a pandemia, voltamos às nossas origens em momentos de reflexão sobre o que estamos fazendo com o nosso planeta. Assim, a decoração respondeu a esse momento com novos insights.

Entre eles estão a aposta na decoração estilo Boho e Urban Jungle. Em ambos os estilos, as flores e folhagens deixam um espaço reservado no jardim externo para ganharem destaque nos quartos, salas, cozinhas e banheiros.

 

Presença da natureza
Presença da natureza (foto: Reprodução)

Móveis versáteis



O conceito de versatilidade está ligado aos móveis que podem ter mais de uma função. Uma penteadeira que vira escrivaninha, um home office que pode ser usado para assistir à TV e muitos outros exemplos fazem parte das tendências de decoração 2022 na mobília. Afinal, os móveis versáteis também estão relacionados à praticidade tão desejada.

Móveis versáteis
Móveis versáteis (foto: Reprodução)
 

Decoração retrô

As memórias afetivas estão em alta em 2022. Justamente por isso, o estilo retrô e vintage será uma das principais apostas dos decoradores. Afinal de contas, usar aquele velho porta-retrato, dar uma nova função para a máquina de costura da vovó ou simplesmente usar um móvel antigo de família são boas opções.

Sendo assim, vale a pena visitar antiquários ou pesquisar dentro da própria família móveis e objetos de decoração que podem ganhar uma nova roupagem.

Decoração retrô
Decoração retrô (foto: Reprodução)
 

Em suma, se você está de mudança ou renovando a decoração para o ano que está chegando fique atento às tendências de decoração 2022 para ter um ambiente antenado.

 

  • Estética confortável
    Estética confortável Foto: Reprodução
  • Cores que lembram a natureza
    Cores que lembram a natureza Foto: Reprodução
  • Ambientes integrados
    Ambientes integrados Foto: Reprodução
  • Presença da natureza
    Presença da natureza Foto: Reprodução
  • Móveis versáteis
    Móveis versáteis Foto: Reprodução
  • Decoração retrô
    Decoração retrô Foto: Reprodução
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE