TV+

A marca de 2021

A Revista do Correio lembra fatos marcantes na telinha em 2021: das novelas inéditas aos heróis da Marvel

Por Pedro Ibarra e Vinicius Nader
postado em 26/12/2021 00:01
Marcos Mion é um dos acertos do ano na televisão aberta -  (crédito: Globo/ Divulgação)
Marcos Mion é um dos acertos do ano na televisão aberta - (crédito: Globo/ Divulgação)

Depois de um 2020 em que o jornalismo brilhou praticamente solitário por conta da pandemia, a ficção e o entretenimento voltaram à tona em 2021, especialmente a partir do segundo semestre, quando o vírus perdeu um pouco a força.

Isso permitiu que as novelas, uma paixão nacional, voltassem aos capítulos inéditos. O ano começou com o desfecho de Amor de mãe e termina com a ótima Um lugar ao sol. No meio do caminho, a esquecível Salve-se quem puder também pôde ter um ponto final e as novatas Nos tempos do imperador e Quanto mais vida, melhor! chegaram.

Uma novela da vida real mexeu com os apresentadores da nossa televisão. Tudo começou quando Fausto Silva anunciou que este seria o último ano dele à frente do Domingão do Faustão, depois de 31 anos. A festa para uma despedida memorável foi armada até que o apresentador anunciou que, a partir de janeiro, bateria ponto na Band. Bastou para que a Globo antecipasse o fim do contrato com o apresentador, com a Super dança dos famosos em andamento.

Tiago Leifert ocupou provisoriamente o lugar da Globo, enquanto Luciano Huck, sucessor natural de Faustão, se decidisse entre a televisão e a campanha presidencial. Assim, Luciano estreou o pífio Domingão com Huck, que já deve passar por uma recauchutagem no mês que vem. A ida de Huck para os domingos abriu vaga no sábado à tarde. E aí a Globo, numa jogada de mestre, entregou ao Caldeirão nas mãos de Marcos Mion. A solução, anunciada como provisória, deu certo, e o apresentador entra 2022 com lugar na grade garantido.

Enquanto isso, Tiago Leifert também resolveu que era hora de mudar de ares e anunciou que não renovaria o contrato dele, terminando apenas o The voice Brasil e deixando o Big brother Brasil para um colega. Não foi o que aconteceu. Mais uma vez, um apresentador saiu do ar antes do previsto, e o reality musical chega à final sob o comando de André Marques. Já o BBB será apresentado pelo jornalista Tadeu Schmidt.

A dança das cadeiras teve reflexos na Record, que recebeu Adriane Galisteu para brilhar no Power couple Brasil e para sofrer em uma das edições mais fracas de A fazenda.

Outros destaques da TV aberta foram a volta da plateia aos programas de auditório e o bom desempenho de reality shows como MasterChef e The masked singer Brasil.

Streaming

Em 2021, o streaming conseguiu se consolidar ainda mais, mesmo parecendo que havia chegado ao ápice de sua importância. No Brasil, isso se reverteu no mercado. O ano foi de lançamento de dois novos concorrentes potentes neste já gigante mundo das plataformas.

Em junho, a HBO Max chegou às casas do público brasileiro com um dos catálogos mais volumosos e com a possibilidade de dar acesso ao conteúdo que por anos foi muito caro nas tevê a cabo. Em agosto, foi a vez da chegada da Star , streaming irmão da Disney com toda a programação da antiga Fox, além de esportes da ESPN e Fox Sports ao vivo. Além das duas, Paramount e Discovery ainda começaram a atividade no país. Com isso, o país tem pelo menos 10 plataformas relevantes e um cardápio vasto para os assinantes.

Com a dominância, os streamings também investiram em novas fatias do mercado. A mais relevante foi a Disney , que trouxe a Marvel para a televisão, com cinco séries originais, sendo quatro live-actions e uma animação, além do lançamento do longa Viúva-Negra na plataforma. A Globoplay também inovou com a primeira novela diretamente nos serviços digitais — o sucesso de público, mas fracasso de crítica Verdades secretas 2.

O aumento ainda maior da relevância das plataformas fez com que elas se tornassem refúgios para artistas, que estão cada vez mais distantes da tevê aberta. Nomes como Camila Pitanga, Silvio de Abreu, Miguel Falabella e Lázaro Ramos fecharam contratos com streamings e Bruna Marquezine, Carol Castro, Manu Gavassi e Maísa têm produções anunciadas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação