Do palco para a vida

Giovanna Fischborn
Carolina Marcusse*
postado em 09/01/2022 00:01
 (crédito: Instagram/Reprodução)
(crédito: Instagram/Reprodução)

A maquiagem, com sua gama variada de cores, pincéis e técnicas sempre chamou a atenção de Izabela Souza, 19 anos. A maquiadora artística, que nasceu em uma era conectada, admira arte de todo tipo desde cedo, mas começou a se maquiar inspirada por tutoriais disponíveis na internet e em blogueiras e personalidades que compartilham dicas e produzem conteúdo voltado para beleza.

Izabela conta que começou fazendo o básico, usando rímel, corretivo e pequenos testes, apenas para ocasiões sociais e eventos, de acordo com o que tinha aprendido e com sua própria intuição, quando não sabia o método correto ou não tinha o produto necessário. No entanto, foi no teatro que frequenta que teve as primeiras experiências maquiando terceiros.

Na época, o teatro precisava de uma maquiadora para, além dos figurinos, dar vida aos personagens. Por isso, mesmo não sendo profissional ainda, Izabela se ofereceu para suprir a necessidade do espetáculo e conta que, nesse dia, sua visão e relação com a maquiagem mudou. "Eu percebi que a maquiagem é muito mais do que só passar algo na cara para ficar mais bonita. É também uma parte artística, em que a gente pode se transformar em vários personagens, colocar a personalidade em evidência", relata.

Ela complementa que, após maquiar os colegas de palco, percebeu que a mudança física alterou o ânimo e o engajamento deles e os auxiliou a entrar no papel teatral. "Para mim, a maquiagem é uma forma de arte, na qual é possível expressar diversas características, assim como as roupas". A partir da experiência, ela começou a fazer maquiagem artística de forma informal e consumir cada vez mais esse conteúdo em diversos veículos, como no programa televisivo Glow Up, que conta com a participação de maquiadores novatos.

Nas redes, consome o conteúdo de personalidades como Vitor Nogueira, maquiador profissional e youtuber que Izabela conheceu por ser o responsável pela maquiagem da cantora Gloria Groove no videoclipe A queda. Conta que sempre observa as composições de cores e formatos em filmes a que assiste, além de, claro, outras peças e referências conhecidas e icônicas.

Profissão

Com o desejo de se profissionalizar e ampliar seu repertório, Izabela fez um curso de maquiagem, em que aprendeu mais sobre técnicas e meios de atingir texturas, gradientes e formatos. Lá, percebeu que "fazia muita coisa do jeito errado", como a aplicação de um produto, o clown, muito utilizado na maquiagem artística. Ela conta que não ter o conhecimento técnico antes do curso impactava no resultado final, interferindo no acabamento e na durabilidade da maquiagem.

No entanto, ela reforça que não é preciso ter um curso ou produtos caros para curtir e usar maquiagem, pois é possível transformar o ato de se colorir em um momento de simples diversão e relaxamento. Com as redes sociais, tendências e tutoriais, há uma popularização de conhecimentos do tipo "faça você mesmo", que podem ser a porta de entrada para quem já tem interesse. Além disso, Izabela recomenda a prática, pois, mesmo que pareça clichê, é um modo de ir descobrindo novas possibilidades.

Destaque do cotidiano

A maquiagem tem o poder de ser o ponto principal em algum evento. Apesar disso, Luiza Amaro, maquiadora profissional, defende que pode ser um ato corriqueiro que vai muito além de apenas corrigir uma olheira ou espinha indesejadas. Pode ser um momento de valorizar seus traços e de ter autonomia, de escolher uma cor nova todos os dias, assim como ocorre com o vestuário e os acessórios.

Nascida em Varginha, Minas Gerais, ela conta que a maquiagem entrou na vida dela como forma de lazer e um momento de reunir amigas. Desde a época em que vivia na cidade mineira, ela afirma que a parte mais gratificante do trabalho era poder acompanhar a forma como as pessoas se sentiam, vê-las se observando com outros olhos. Na adolescência, como tinha o costume de maquiar as amigas e conhecidas para festas, começou a ser procurada por cada vez mais pessoas, chegando ao ponto de não conseguir absorver toda a demanda. Luiza começou a cobrar pelo trabalho e, com o tempo, percebeu que maquiar era uma paixão, e não apenas um lazer.

Após finalizar os estudos, decidiu partir para a cidade de São Paulo, onde sabia que teria melhores oportunidades no meio. Correu atrás dos sonhos e, logo no primeiro semestre do curso de estética e cosmetologia na Universidade Anhembi Morumbi, começou a trabalhar em um salão renomado da cidade e fazer de sua paixão um trabalho. Depois de anos trabalhando no meio e tendo feito parte da produção de diversas maquiagens, ainda sente muito orgulho e alegria por cada pessoa que passa por ela. O famoso clichê de trabalhar com o que ama facilitar o dia a dia é real para Luiza Amaro.

Influência e comunidade

Apesar de ter ficado conhecida nas redes sociais por seu trabalho impecável, ela sempre encoraja todos a se maquiarem. E, com o objetivo de levar a automaquiagem e a liberdade para cada vez mais pessoas, ela lançou um curso on-line que visa ensinar a se maquiar com qualidade e agilidade para a rotina, pois percebe que esses dois pontos são importantes para ela, que possui uma vida corrida e muitas demandas. O curso conta com dicas e truques que ela desenvolveu com o passar dos anos e que interessam seus seguidores no Instagram todas as vezes que compartilha.

Pelo Instagram (@luizaamarop), tem o hábito de postar tutoriais e técnicas úteis para iniciantes desde que criou o perfil, com isso, acabou conquistando mais de 27 mil seguidores na rede, que acompanham o trabalho e se interessam pelo conteúdo. "Geralmente, os tutoriais de manhã, que faço nos stories, são bem rápidos e práticos para realmente dar dicas funcionais para as pessoas e não uma coisa superdiferentona, só porque eu sou maquiadora", explica Luiza.

Maquiagens icônicas

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Izabela Souza (cabelo curto) maquia a modelo Isabele Nascimento Tolentino: paixão iniciada no teatro
    Izabela Souza (cabelo curto) maquia a modelo Isabele Nascimento Tolentino: paixão iniciada no teatro Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  •  04/01/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Revista -  Maquagens. A maquiadora Izabela Almeida Sousa (cabelo curto) com a modelo Isabele Nascimento Tolentino.

Izabela Souza (cabelo curto) maquia a modelo Isabele Nascimento Tolentino: paixão iniciada no teatro
    04/01/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Revista - Maquagens. A maquiadora Izabela Almeida Sousa (cabelo curto) com a modelo Isabele Nascimento Tolentino. Izabela Souza (cabelo curto) maquia a modelo Isabele Nascimento Tolentino: paixão iniciada no teatro Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Drama terá uma 3ª temporada
    Drama terá uma 3ª temporada Foto: HBO/Divulgação
  • Na série Euphoria, as makes estão sempre em destaque. Muitos delineadores, pedrarias e as famosas lágrimas de glitter
    Na série Euphoria, as makes estão sempre em destaque. Muitos delineadores, pedrarias e as famosas lágrimas de glitter Foto: HBO/Divulgação
  • O grupo Secos e Molhados, liderado por Ney Matogrosso
    O grupo Secos e Molhados, liderado por Ney Matogrosso Foto: Secos e Molhados/Divulgacao
  • Contorno bem marcado e bocão: marca registrada de Kylie Jenner e Kim Kardashian
    Contorno bem marcado e bocão: marca registrada de Kylie Jenner e Kim Kardashian Foto: Instagram/Reprodução
  • O delineador gatinho icônico de Brigitte Bardot
    O delineador gatinho icônico de Brigitte Bardot Foto: Fotos: Instagram/Reprodução

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação