Apesar do clima chuvoso, é verão em Brasília! E o céu nublado não é o suficiente para impedir os brasilienses de curtir os primeiros dias de 2022, seja no Parque da Cidade, no Lago Paranoá ou mesmo escapando para o litoral.
O novo ano e estação chegam trazendo uma série de tendências e novidades para curtir as férias e recessos. Porém, lembrar que a pandemia não acabou se faz ainda mais necessário enquanto vemos o aumento no número de contaminações pela variante ômicron e os surtos de influenza lotando os hospitais.
Investir em atividades ao ar livre, tomar as doses de reforço da vacina contra covid, manter o distanciamento e usar máscaras de proteção são algumas medidas que, além de ajudar na coletividade, podem permitir momentos de lazer com segurança.
Então, não deixe de comentar sobre as principais tendências e seguir algumas delas com os seus amigos vacinados e protegidos.
Pranchas,
tênis e raquetes
A prancha, seja no mar ou no asfalto, caiu no gosto do público. O surfe, tradicionalmente, é um dos esportes mais marcantes quando falamos no verão brasileiro. A inclusão da modalidade entre os esportes olímpicos aumentou ainda mais a sua popularidade e conquistou um novo público, inclusive os moradores do cerrado.
O mesmo aconteceu com o skate, sucesso absoluto nos Jogos Olímpicos e cheio de brasileiros conquistando visibilidade e medalhas, como Rayssa Leal, Felipe Gustavo e Letícia Bufoni.
Os esportes, por serem individuais e praticados em ambientes abertos, são boas alternativas para quem quer se mexer e abrir mão do sedentarismo com um risco de contaminação mais baixo.
E mesmo não sendo individual, um outro esporte virou febre na cidade. O beach tennis está entre os principais queridinhos na capital e no Brasil. Praticado em duplas, permite interação social mas sem provocar grandes aglomerações.
Dani Brito, diretora de marketing e relacionamento da Calango Beach Tennis acredita que um conjunto de fatores está por trás do boom do esporte em todo o Brasil. Ao ar livre, com poucas pessoas e acessível, pode ser jogado por toda a família.
"Temos muitas turmas formadas por uma única família, pai, mãe, filhos e primos, por exemplo, e muitos casais. É uma prática democrática, nosso aluno mais velho tem 76 anos e o mais novo tem 8", conta Dani.
O aumento no número de alunos também surpreende. Há dois anos a Calango Beach Tennis contava com 70 alunos, hoje, eles são mais de 500 e é difícil conseguir vaga para todo mundo. O movimento também é percebido por Wylza Magalhães e Sérgio Sant'ana, da Serginho Beach Tennis.
Ativa em Brasília desde 2012, a escola foi a primeira a surgir no DF e o aumento na procura acabou formando uma lista de espera para a prática. Com aulas de apenas quatro alunos, em virtude da pandemia, Wylza afirma que a procura aumentou em cerca de 40%.
Além dos motivos também citados por Dani, Wylza diz que a facilidade em aprender o esporte e o quanto ele é divertido são pontos cruciais. "Não tem ninguém que não goste, só quem não conhece ou nunca fez. Quem pisa na quadra, se apaixona pela energia do esporte e faz amigos, é viciante", completa.
Daniela Penteado, gerente de contas e especialista em tendências na WGSN, empresa de tendências de comportamento e consumo, ressalta que o isolamento social forçou as pessoas a redescobrir e valorizar mais as atividades ao ar livre.
E além do beach tennis, skate e surfe, ela adianta outra modalidade que caiu no gosto do público e está em rápida ascensão: as trilhas. Então tire o tênis do armário e comece a se alongar!
Momentos relax
E depois de pegar um sol, se o céu nublado der uma folga, e se exercitar, que tal relaxar com bons drinks?
A WGSN também tem algumas apostas no que diz respeito a que tipo de bebidinhas as pessoas estão curtindo mais no happy hour, seja ele em casa, ou em bares abertos e com bastante circulação de ar.
De maneira surpreendente, muita gente nunca ouviu falar da bebida alcoólica mais consumida no mundo atualmente. Produzido na China, o baijiu está à frente de whisky, vodka, gin, rum e tequila.
Paulo Stefanini, sócio do empório de bebidas Imagina Juntos, conta que o baijiu é um destilado diferente e ainda difícil de encontrar, além de ter um preço elevado fora da China. Com sabor aromático e leve, seu teor alcoólico varia entre 40% e 60% e pode ser consumido puro ou em coquetéis.
Embora esteja fazendo sucesso e tenha o charme de ser uma bebida nova e diferente, Paulo acredita que ainda deve demorar um pouco até que o baijiu se torne queridinho no Brasil. "Uma dica se você encontrar um baijiu por aí? Arrisque um Cosmopolitan, usando o baijiu no lugar da vodka, ou faça uma versão chinesa do highball", recomenda.
Para o verão brasileiro, Paulo acredita que os drinks prontos, enlatados ou engarrafados vão continuar entre os preferidos pela facilidade de beber em casa e com poucos amigos, mantendo um certo isolamento.
Bernardo Miranda Mota, do Mercado Colaborativo, reforça a visão de Paulo. "As pessoas estão preparando muitos drinks em casa, então apostam no delivery de bebidas e também nos kits com os ingredientes prontos para combinar bem os sabores", afirma.
Bebidas enlatadas e pré-preparos se encaixam bem nessa tendência. O gin continua em alta e tem sido muito consumido misturado a chás e temperos que trazem frescor e sabores diferentes.
"Drinks baseados no preparo, com vinho e diluídos em sucos e chás estão em alta. Eles são mais saborosos, evidenciando o sabor dos ingredientes diluídos no alcoólico e não o contrário", acrescenta Bernardo.
Em termos de sabores, os dois concordam que as bebidas refrescantes ficam entre as preferidas. Entre elas, o spritz rosé com Carambola, assinado por Bernardo.Spritz rosé com Carambola
Para quatro drinks:
1 garrafa de vinho rosé da sua preferência
1 a 2 carambolas
2 latas de água tônica (preferencialmente orgânicas ou com baixo teor de açúcar)
4 colheres de sopa de licor de laranja
Quanto baste de gelo
Modo de preparo:
Com 4 horas de antecedência fatie as carambolas (oito estrelinhas) e coloque na forminha de gelo e adicione o vinho.
Quando os gelos se formarem, disponha dois em cada taça e complete com gelo até a borda.
Sirva 200ml de vinho em cada taça, adicione uma colher de sopa de licor de laranja e complete com a tônica da sua preferência.
Caso sobre alguma estrelinha da carambola, coloque na borda para enfeitar e pronto!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.