Beleza

Cabelos ao vento: fios volumosos trazem personalidade e presença

Famosos há algumas décadas, os cabelos volumosos estão em alta, mesclando estilo e técnicas

Carolina Marcusse*
postado em 06/02/2022 08:00 / atualizado em 07/02/2022 11:59
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Na década de 1970, a atriz e modelo Farrah Fawcett exibia madeixas lisas com pontas modeladas, sendo considerada um dos maiores símbolos femininos da época. Sua escolha não foi aleatória: o penteado que marcou as produções das quais a atriz participou trazia destaque para seu rosto e ressaltava sua beleza.

Além da evidência, a opção traz movimento e leveza para o cabelo, que se assemelha à aparência de "cabelos ao vento". A tendência, mesmo não sendo novidade, voltou a fazer muito sucesso entre os mais antenados, sendo vista com frequência em aplicativos de vídeos curtos. A praticidade influencia na moda, pois com apenas secador e escova é possível criar um penteado similar ao da atriz, sem técnicas complexas.

Gandra dos Santos, cabeleireiro visagista especialista em cortes femininos, explica que há 50 anos a finalização nos cabelos da atriz ocorria de forma diferente e precisava de um maior cuidado. "Hoje, sua finalização foi diversificada com a evolução dos produtos e técnicas", afirma. Por isso, é possível chegar no resultado de Farrah com produtos próprios e com a secagem apropriada.

Para todos

Ícone dos anos 70 e um dos cabelos mais famosos, Farrah Fawcett
Ícone dos anos 70 e um dos cabelos mais famosos, Farrah Fawcett (foto: Pinterest/Reprodução)

O cabeleireiro reforça que o estilo volumoso não está restrito a um formato de rosto, comprimento ou espessura de fio específicos, pois é versátil. "Usando técnicas de visagismo, será possível encontrar a harmonização ideal vinculada ao seu tipo de cabelo e formato de rosto", reitera Gandra. Dessa forma, independentemente de determinadas características, é possível combinar o desejo de ter o estilo a diferentes pessoas, desde que respeitando suas particularidades.

No entanto, o cabeleireiro faz uma ressalva: em cabelos muito lisos e finos será necessária uma finalização com produtos texturizadores para dar mais volume e mostrar o movimento desejado. Nos cabelos cacheados e ondulados pode ser mais fácil atingir esse resultado por serem tipos de cabelo que naturalmente já possuem mais volume, como é o caso de Renata Elmoor.

A professora de dança flamenca possui cabelos cacheados que foram potencializados por um corte que favoreceu a formação das ondas. Renata conta que escolheu o estilo por se sentir bem dessa forma e por ser prático e "não dar trabalho". Os cuidados que ela tem se iniciam com o uso de um leave-in após a lavagem do cabelo para dar brilho, diminuir o frizz e reduzir pontas duplas. Em seguida, ela deixa secar naturalmente e, depois de completamente seco, aplica um produto para texturizar e definir as mechas.

Produtos e acessórios

Renata Elmoor com cabelo ondulado volumoso, que recebe produtos específicos para ter essa aparência
Renata Elmoor com cabelo ondulado volumoso, que recebe produtos específicos para ter essa aparência (foto: Arquivo pessoal)

Além dos produtos utilizados por Renata, existem outras formas simples que podem ajudar a compor o penteado. Exemplos, segundo Gandra dos Santos, são os mousses e modeladores de cachos. Todos contribuem para a aparência despojada, mas os antigos bobes são destaque: "Nunca saem de moda, mesmo o mercado oferecendo uma gama diversa de modeladores. Nenhum consegue dar o movimento e o volume dos bobes e rolinhos", comenta.

Também são coringas, fáceis de usar e ideais para quem tem dificuldade de modelar os cabelos com secador. São ainda mais efetivos se associados a texturizadores e para cortes repicados e assimétricos. A estilista de cabelos Kátia Araújo concorda e afirma que a técnica é maravilhosa, pois além de dar o volume desejado ainda hidrata as pontas quando deixado no cabelo por um período. "Toda vez que os bobes dão aquela volta, as pontas chegam na raiz do cabelo, onde é produzida a hidratação, a oleosidade natural do cabelo", explica.

Um ponto negativo é que pode demandar mais tempo do que a modelagem com secador, mas a recomendação de Kátia é o uso dos bobes sempre que possível. A estudante Caroline Miaki, 28, concorda que os acessórios não são fáceis de encaixar na rotina, além de não serem tão utilizados pelas gerações mais jovens. Caroline possui um cabelo ondulado sem muita definição, por isso, está sempre utilizando chapinha e secador para modelar e deixar no volume que a agrada. Ela também usa shampoo a seco, que ajuda a manter o penteado para o seu tipo de cabelo e técnicas.

*Estagiária sob a supervisãode José Carlos Vieira

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Renata Elmoor com cabelo ondulado volumoso, que recebe produtos 
específicos para ter essa aparência
    Renata Elmoor com cabelo ondulado volumoso, que recebe produtos específicos para ter essa aparência Foto: Arquivo pessoal
  • Caroline Miaki com cabelo modelado em ondas para dar volume e presença para o cabelo
    Caroline Miaki com cabelo modelado em ondas para dar volume e presença para o cabelo Foto: Arquivo pessoal
  • Ícone dos anos 70 e um dos cabelos mais famosos, Farrah Fawcett
    Ícone dos anos 70 e um dos cabelos mais famosos, Farrah Fawcett Foto: Pinterest/Reprodução
  • Ícone dos anos 70 e um dos cabelos mais famosos, Farrah Fawcett
    Ícone dos anos 70 e um dos cabelos mais famosos, Farrah Fawcett Foto: Pinterest/Reprodução
  • Caroline Miaki com cabelo modelado em ondas para dar volume e presença para o cabelo
    Caroline Miaki com cabelo modelado em ondas para dar volume e presença para o cabelo Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação