Casa

Pequenas reformas, grandes mudanças: como mudar o lar sem quebradeira

Apostar em transformações nos cômodos não precisa ser uma dor de cabeça. Veja como renovar o visual do lar com pequenas alterações e, principalmente, sem quebradeira

Letícia Mouhamad*
postado em 13/02/2022 08:00
Estantes e prateleiras, quando compostas com cuidado, são ótimas aliadas -  (crédito: WestwingDesign/Divulgação)
Estantes e prateleiras, quando compostas com cuidado, são ótimas aliadas - (crédito: WestwingDesign/Divulgação)

De tempos em tempos, é natural sentir vontade de modificar os ambientes de casa, seja para melhorar algum aspecto do cômodo, valorizando-o, seja para seguir novas tendências de decoração. Muitos, apesar disso, desanimam ao temerem os altos gastos e a desordem que essas reformas podem gerar. Porém, com criatividade, é possível renovar o visual do lar trabalhando em pontos estratégicos como a disposição dos móveis, as cores das paredes ou dos acessórios e a concentração da iluminação.

Móveis grandes, como sofás e mesas de madeira, que não se limitam a um único estilo tendem a ser os mais versáteis nos momentos de mudanças, já que a base neutra permite maior durabilidade na decoração. Nesses casos, o segredo está na harmonização das cores e texturas dos acessórios, como aponta a líder de projetos WestwingDesign, Nicole Filipini. “A versatilidade ficará por conta dos itens decorativos que serão responsáveis por trazer o ar moderno, clássico ou rústico, de acordo com a preferência de cada um”, explica.

Investir em plantas é benéfico também para a saúde: umidifica e purifica o ar. Na imagem: Projeto Brasal Reserva Urbana.
Investir em plantas é benéfico também para a saúde: umidifica e purifica o ar. Na imagem: Projeto Brasal Reserva Urbana. (foto: Li? Arquitetas/Divulgação)

Para os que desejam dar um ar mais atual aos cômodos, um ou outro móvel colorido já pode fazer a diferença, tomando-se o cuidado de manter o equilíbrio com o espaço e as outras cores. Em relação à disposição da mobília, a arquiteta Carolina Gomide, diretora comercial da Li Arquitetas, sugere privilegiar a circulação e a iluminação, principalmente a natural. Com isso, haverá a ideia de amplitude, de conforto visual e de organização.

No que tange aos itens decorativos, os tapetes têm a função de trazer unidade ao espaço e criar conexão entre os móveis, além de proporcionar a sensação de aconchego. Almofadas, mantas e quadros trazem personalidade e também são boas opções, já que podem ser aplicados com facilidade em quase todos os ambientes. Com as prateleiras e estantes, é necessário ter maior atenção, para não arriscar sobrecarregar os cômodos. Por isso, preenchê-las com um mix de cores, estampas e texturas pode ser um bom artifício, como lembra Nicole.

Almofadas e mantas são itens  de decoração bastante versáteis
Almofadas e mantas são itens de decoração bastante versáteis (foto: WestwingDesign/Divulgação)

Ademais, as plantas podem ser aliadas no momento da mudança, uma vez que suas formas, cores e texturas deixam os aposentos mais agradáveis, fazendo com que estes pareçam menos rígidos. “As plantas trazem vida e compõe o ambiente. Além disso, podem contribuir para a saúde, pois, de forma geral, umidificam e até auxiliam a purificar o ar”, assegura Carolina. Samambaias, suculentas, orquídeas e peperômias são algumas opções que podem ser cultivadas em casa. Lembre-se, nesses casos, de pesquisar os cuidados que cada uma demanda.

Quadro, almofada, luminária e estante em composição harmônica
Quadro, almofada, luminária e estante em composição harmônica (foto: Li? Arquitetas/Divulgação)

As paredes, por fim, são as áreas que mais permitem alterações. Além das inúmeras possibilidades de pinturas, existem ainda papéis de parede, adesivos para azulejos e até placas que imitam tijolos. Gessos podem ser utilizados para criar relevos nesses locais, produzindo, por exemplo, o efeito boiserie. Nos pisos, é possível instalar assoalhos vinílicos e laminados com facilidade e sem sujeira. Já os decks de madeira podem ser inseridos em banheiros, varandas ou jardins.

Móveis grandes e de base neutra, como a mesa de jantar retangular da Westwing, são boas opções para quem reforma os ambientes com frequência
Móveis grandes e de base neutra, como a mesa de jantar retangular da Westwing, são boas opções para quem reforma os ambientes com frequência (foto: WestwingDesign/Divulgação)

Arrisque-se nas mudanças e siga a dica da líder de projetos Nicole Filipini: “A graça em transformar é experimentar as possibilidades e não ter receio em sair do óbvio”. 

 *Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Móveis grandes e de base neutra, como a mesa de jantar retangular da Westwing, são boas opções para quem reforma os ambientes com frequência
    Móveis grandes e de base neutra, como a mesa de jantar retangular da Westwing, são boas opções para quem reforma os ambientes com frequência Foto: WestwingDesign/Divulgação
  • Almofadas e mantas são itens 
de decoração bastante versáteis
    Almofadas e mantas são itens de decoração bastante versáteis Foto: WestwingDesign/Divulgação
  • Tapetes trazem a sensação de 
aconchego para o lar
    Tapetes trazem a sensação de aconchego para o lar Foto: WestwingDesign/Divulgação
  • Investir em plantas é benéfico também para a saúde: umidifica e purifica o ar. Na imagem: Projeto Brasal Reserva Urbana.
    Investir em plantas é benéfico também para a saúde: umidifica e purifica o ar. Na imagem: Projeto Brasal Reserva Urbana. Foto: Li? Arquitetas/Divulgação
  • Quadro, almofada, luminária e estante em composição harmônica
    Quadro, almofada, luminária e estante em composição harmônica Foto: Li? Arquitetas/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação