Moda

Pérolas eternizadas: as clássicas pedras caem no gosto da geração Z

A tendência de adotar as pérolas em acessórios e roupas ganhou força entre os jovens e foi batizada de pearlcore. Descubra como apostar no estilo atemporal e refinado

Iara Pereira*
postado em 20/02/2022 08:00 / atualizado em 20/02/2022 10:55
A atriz Barbie Ferreira, conhecida por seu papel de Kat na série Euphoria -  (crédito: Reprodução/Instagram)
A atriz Barbie Ferreira, conhecida por seu papel de Kat na série Euphoria - (crédito: Reprodução/Instagram)

Em 2022, o mundo fashion deverá adotar detalhes perolados em roupas e acessórios. A previsão foi um dos destaques no relatório de tendências realizado pela plataforma Pinterest. A trend ganhou o nome de pearlcore, que se traduz livremente como pérolas no núcleo, no centro de tudo.

E as pérolas realmente estão em tudo este ano! Nas alças das bolsas, em vestidos bordados e sapatos com aplicações, que se unem aos clássicos colares, brincos e pulseiras com as tradicionais pedras para compor os looks em alta da temporada.

Clássicos esses que foram popularizados e eternizados por Coco Chanel. A criadora da grande maison francesa utilizava diversas bijuterias no começo da carreira, como conta João Braga, professor de história da moda na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

 Misturar vários tamanhos de pérolas é uma boa solução fashion
Misturar vários tamanhos de pérolas é uma boa solução fashion (foto: Reprodução/Pinterest)

Segundo ele, as pérolas sempre existiram, primeiramente em técnicas muito antigas da joalheria bizantina. E, desde sempre, foram concebidas como acessórios para os ricos, devido à raridade do material e ao processo demorado de produção, que dura em média três anos. "Quem vai democratizar o acessório é Coco Chanel, na década de 1920. Hoje, existe a joalheria Chanel, mas, quando a carreira dela começou, eram pérolas falsas no lugar das pedras verdadeiras e correntes douradas, no lugar das de ouro", explica João Braga.

Gabrielle "Coco" Chanel logo se tornou um grande ícone da moda e suas pérolas, agora verdadeiras, alcançaram o espaço destinado aos clássicos. Nas décadas de 1920 e 1930, a pedra esteve muito presente nas produções fashion. Um período de menor destaque ocorreu durante os anos 1960 e 1970, quando a moda hippie era mais popular. As pérolas, porém, nunca deixaram de ser o acessório favorito de quem busca acrescentar feminilidade aos looks.

Roupas feitas de pérolas deixam o streetwear mais refinado
Roupas feitas de pérolas deixam o streetwear mais refinado (foto: Reprodução/Pinterest)

Essa beleza atemporal proporcionou que a pedra ganhasse uma nova cara, em 2022, com a tendência do pearlcore: as fashionistas estão associando o ar refinado das pérolas em looks despojados de streetwear.

As pérolas também não ficaram de fora das passarelas. Nas últimas semanas de moda do ano, que desfilam as coleções de primavera e verão das grifes, as pedras foram muito utilizadas entre roupas e acessórios. Os grandes estilistas quiseram trabalhar com as peças desejadas pela geração Z.

Colares de pérola foram os acessórios favoritos do cantor Harry Styles ao longo do ano passado
Colares de pérola foram os acessórios favoritos do cantor Harry Styles ao longo do ano passado (foto: Reprodução/Instagram)

Esse desejo é inspirado por artistas jovens que tornaram os colares de pérola peças-chave de seus
looks, como é o caso do cantor Harry Styles, sempre combinando o colar com um mix de acessórios
coloridos, em videoclipes e eventos. O objetivo do cantor é acrescentar um ar de delicadeza ao visual e
representar uma masculinidade sem preconceitos por meio desses detalhes.

Quem também não dispensou as pedras foi a atriz Barbie Ferreira, que em seu primeiro baile do Met
Gala usou um vestido feito inteiramente de pérolas, com colares e acessórios de cabelo do mesmo material. O resultado foi um look refinado, que ganhou espaço entre os favoritos dos especialistas em moda.

Atleta Paulo André levou um colar de pérolas para compor looks no BBB 22
Atleta Paulo André levou um colar de pérolas para compor looks no BBB 22 (foto: Instagram/Reprodução)

Parte da vantagem de usar pérolas é que elas não exigem um estilo específico para funcionar. Seja no
minimalismo, como o de Harry Styles, seja no exemplo maximalista de Barbie Ferreira, há uma opção de
pearlcore para cada um. “A geração Z busca trazer a pérola com uma cara mais autoral, mais original. Não é sempre o colarzinho da vovó. É você partir dessa peça clássica para criar
outras”, explica Vera Pessoa, mentora em tendências na área de joias e bijuterias.

Como combinar

Segundo Vera Pessoa, não há restrições para os looks perolados. Versáteis, elas combinam com todos os tipos de tecido e cores. “Algum tempo atrás, era parte da moda punk em Londres usar um colar de
pérolas com as roupas pretas e coturnos. Nos trabalhos atuais de pearlcore, a pérola se sobressai. São peças com pouco metal, para dar destaque à própria pedra”, descreve a especialista.

Nas montagens mais contemporâneas, as pérolas são destaque nos cabelos, nos calçados, na alça de bolsa. Ainda vale brincar com os tamanhos das pedras e misturá-las com outros colares, de metal,
miçanga ou outros materiais. 

Na Coleção Primavera 2021, a estilista Simone Rocha abusou das pérolas
Na Coleção Primavera 2021, a estilista Simone Rocha abusou das pérolas (foto: Reprodução/Instagram)

O pearlcore é uma estética atemporal, por isso é fácil investir nos acessórios e peças perolados, que você pode utilizar por toda a vida! E se quiser se aventurar, ainda pode fazer suas próprias peças. Utilizando principalmente as pérolas de plástico, vários internautas oferecem, nas mídias sociais, tutoriais para
colares, bolsas e tops. “É um material com resultado sempre adorável, então é divertido usar em tudo que você conseguir. Onde der para passar a pérola e amarrar, pode usar! Sempre vale a pena dar cara nova a um material que é eterno”, acredita Vera Pessoa.

Elas as eternizaram

Cena do filme Bonequinha de luxo, de Blake Edwards.
Cena do filme Bonequinha de luxo, de Blake Edwards. (foto: Paramount/Divulgação)

Princesa Diana

Em viagem oficial a Hong Kong, no ano de 1989, Lady Di usou um elegante vestido branco comprido, coberto de pérolas. O visual ficou completo com um bolero de gola alta do mesmo estilo e as joias da Coroa inglesa. A princesa também usava colares de pérola no dia a dia.

Audrey Hepburn
Audrey é considerada, por unanimidade, um ícone fashion e uma lenda feminina do cinema. A atriz deixou sua marca em várias peças que hoje são consideradas clássicas. Uma delas é o colar de pérolas usado no filme Bonequinha de Luxo.

Jackie Onassis
A ex-primeira-dama dos Estados Unidos é conhecida por muitos feitos, mas uma de suas frases mais marcantes diz respeito ao seu acessório favorito. “Pérolas são sempre apropriadas”, segundo Jackie O, que costumava utilizar colares com várias voltas.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • (FILES) This picture taken 17 June 1997 shows Diana, Princess of Wales, a key volunteer of the British Red Cross Landmine Campaign at Red Cross headquarters in Washington DC. British police said on August 17, 2013 they were examining recently received information relating to the 1997 death of Diana, Princess of Wales. London's Metropolitan Police said it was checking the credibility of new information about the deaths of the princessher boyfriend Dodi al-Fayed.   AFP PHOTO / JAMAL A. WILSON
    (FILES) This picture taken 17 June 1997 shows Diana, Princess of Wales, a key volunteer of the British Red Cross Landmine Campaign at Red Cross headquarters in Washington DC. British police said on August 17, 2013 they were examining recently received information relating to the 1997 death of Diana, Princess of Wales. London's Metropolitan Police said it was checking the credibility of new information about the deaths of the princessher boyfriend Dodi al-Fayed. AFP PHOTO / JAMAL A. WILSON Foto: JAMAL A. WILSON
  • A estilista Coco Chanel mudou a forma de vestir da mulher
    A estilista Coco Chanel mudou a forma de vestir da mulher Foto: Boris Lipnitzki/ Roger-Viollet/Reprodução
  • Cena do filme Bonequinha de luxo, de Blake Edwards.
    Cena do filme Bonequinha de luxo, de Blake Edwards. Foto: Paramount/Divulgação
  • Atleta Paulo André levou um colar de pérolas para compor looks no BBB 22
    Atleta Paulo André levou um colar de pérolas para compor looks no BBB 22 Foto: Instagram/Reprodução
  •  Misturar vários tamanhos de pérolas é uma boa solução fashion
    Misturar vários tamanhos de pérolas é uma boa solução fashion Foto: Reprodução/Pinterest
  • Roupas feitas de pérolas deixam o streetwear mais refinado
    Roupas feitas de pérolas deixam o streetwear mais refinado Foto: Reprodução/Pinterest
  • Colares de pérola foram os acessórios favoritos do cantor Harry Styles ao longo do ano passado
    Colares de pérola foram os acessórios favoritos do cantor Harry Styles ao longo do ano passado Foto: Reprodução/Instagram
  • Na Coleção Primavera 2021, a estilista Simone Rocha abusou das pérolas
    Na Coleção Primavera 2021, a estilista Simone Rocha abusou das pérolas Foto: Reprodução/Instagram
  •  Misturar vários tamanhos de pérolas é uma boa solução fashion
    Misturar vários tamanhos de pérolas é uma boa solução fashion Foto: Reprodução/Pinterest
  • Na Coleção Primavera 2021, 
a estilista Simone Rocha abusou das pérolas
    Na Coleção Primavera 2021, a estilista Simone Rocha abusou das pérolas Foto: Instagram/Reprodução
  • Cabelo com pérolas feito por Viola Pyak
    Cabelo com pérolas feito por Viola Pyak Foto: Instagram/Reprodução
  • Roupas feitas de pérolas deixam 
o streetwear mais refinado
    Roupas feitas de pérolas deixam o streetwear mais refinado Foto: Reprodução/Pinterest
  • A atriz Barbie Ferreira, conhecida por seu papel de Kat na série Euphoria
    A atriz Barbie Ferreira, conhecida por seu papel de Kat na série Euphoria Foto: Instagram/Reprodução
  • Colares de pérola foram os acessórios favoritos do cantor Harry Styles ao longo do ano passado
    Colares de pérola foram os acessórios favoritos do cantor Harry Styles ao longo do ano passado Foto: Reprodução/Instagram
  • Jackie Kennedy costumava usar colares de pérola
    Jackie Kennedy costumava usar colares de pérola Foto: Reprodução/Wikemedia
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação