Especial

É tempo de festa (em casa): como preparar o lar para o carnaval

Sem carnaval de rua na capital e ainda com muitas restrições, a folia será, para muitos, em casa. A gente te mostra que, mesmo assim, dá para curtir muito!

POR Giovanna Fischborn
postado em 27/02/2022 08:00
Pelo segundo ano consecutivo, Carla, Djalma e Renato fazem o carnaval em casa: a família está prestes a aumentar -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
Pelo segundo ano consecutivo, Carla, Djalma e Renato fazem o carnaval em casa: a família está prestes a aumentar - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

Celebrar em casa não é impedimento algum para viver bons momentos. Para quem está evitando viagens, grandes aglomerações ou simplesmente prefere passar o carnaval curtindo o próprio lar, basta uma certa criatividade para aproveitar bem o tempo e se distrair.

Seja colocar a vida em dia — isso inclui maratonar as séries que estão há tempo demais na lista ou continuar aquele livro esquecido —, seja curtir com a família, com uma programação única, vale tudo. Aliás, quem tem criança sabe que, nessas horas, os pequenos demandam atenção especial e propostas divertidas. É hora de colocar a imaginação para jogo e se virar.

Separamos dicas que podem dar uma ajudinha neste feriado. Explicamos também sobre o sentimento coletivo de perda, por, mais uma vez, não conseguirmos aproveitar o momento ativamente. De toda forma, as restrições seguem aí por um bem maior. Dá uma olhada!

Cantinho colorido

O uso de elementos bem brasileiros é uma boa opção para arrumar a mesa
O uso de elementos bem brasileiros é uma boa opção para arrumar a mesa (foto: Tok&Stok)

É possível levar o clima da festa para a casa, com enfeites simples e criativos. Vale enfeitar uma área específica da casa (a bagunça fica concentrada ali) e contar com a ajuda de quem mora com você para deixar o resultado bonito.

Paula Jaber, diretora criativa & estilo na Westwing, aconselha mudar o layout, afastar os móveis e inventar novos cantinhos, tudo para criar espaço para a farra. Dependendo da organização, dá até para inventar uma pista de dança e colorir o astral com uma playlist animada.

 Prepare drinques, comidinhas refrescantes e saborosas e capriche na mesa posta: "É importante que ela seja divertida. Pratos, taças e copos em diferentes cores e alturas, têxteis de mesa com estampas, tábuas em formatos diversos para os aperitivos que acompanharão os drinques e vasos com flores. Tudo isso garante um visual celebrativo".

As máscaras são itens decorativos que caem super bem aqui, porque reforçam o tema carnavalesco
As máscaras são itens decorativos que caem super bem aqui, porque reforçam o tema carnavalesco (foto: Marcelle Braga Decora)

E, principalmente nesse momento, a estética brasileira pode trazer muita cor e informação interessante para o lar. Vasos de barro, estampas tipo chita, objetos com trabalhos feitos à mão, móveis em madeira ou fibra natural e cestas de capim dourado dão personalidade à decoração e podem ser aproveitados como elementos principais da mesa em um dos dias de carnaval.

Pode ser que nem seja tempo de pensar muito nisso, mas, caso você esteja em dúvida, é possível, sim, ornar os tradicionais confetes, serpentinas e balões de um jeito elegante. Use vidros transparentes, de diferentes alturas, e preencha com confete e serpentina. É só misturar textura, cores e formatos. Tudo junto e misturado.

Celebrando em família

Carla Frazão, 33 anos, é professora de dança, coreógrafa e apaixonada pela energia do carnaval. Curtiu muito em anos anteriores. E em 2021, organizou um evento com outras mães para fazer um flashmob de carnaval.

Ação curiosa e criativa, no flashmob, as pessoas se organizam previamente e, depois, se reúnem para uma apresentação em público. Nesse caso, a performance foi usada para não só impactar, mas divertir e reunir um grupo pequeno de pessoas em tempos de festa. Tudo com máscara, distanciamento e muita vontade de dançar.

Para Carla, 2021 foi, sim, marcante. Mas a comemoração deste ano tem tudo para também ser especial. Acompanhada do marido, Djalma Torres, 37, e o filhinho deles, Renato F. Torres, de 2 anos, a fantasia é uma das atividades favoritas do trio e atividade certa para este carnaval. No último ano, estavam todos a caráter de turma do Mario, todos combinando, cada um com um personagem.

Desta vez, Renatinho deve se fantasiar e os pais, claro, estão pensando em como se enfeitar para a farra. O desafio — e motivo de felicidade — é que Carla está grávida, já com 8 meses. "Estou pensando em uma fantasia que caia bem na barriga", brinca.

A gestação foi, inclusive, um dos motivos para a família passar o carnaval em casa, com mais cautela, para preservar a saúde de todos, principalmente, de Carla e do bebê: "A médica recomendou evitar lugares com muitas pessoas. E, de toda forma, chove muito nesta época, então, fazemos algo legal nós quatro, nos reinventamos".

Eles pretendem usar muito o ambiente livre em casa para dançar e cantar. "Temos uma piscina de bolinhas e um bom espaço. Daí colocamos uma música, um fitdance e simplesmente cantamos e dançamos. Outra coisa que gostamos de fazer é contar histórias", conta Carla. Play na playlist e play na festa.

Renato não tem primo na cidade e, na escolinha, não terá carnaval. Mas as músicas infantis e a programação da tevê ajudam a estimular a atenção e os movimentos do garoto, que se entretém, pula, corre pela casa e aproveita para criar brincadeiras. O melhor é que a família toda acaba entrando nessa.

Festejar é importante

Comemorar é importantíssimo para o ser humano. Isso porque, como explica o psicólogo Rafael Braga, as celebrações e períodos off funcionam como recompensa depois de muito trabalho. "Alguns costumam dizer que o ano só começa depois do carnaval, mas não é verdade. Em janeiro, temos várias contas para pagar, ainda é um período cansativo, estamos nos recuperando de um fim de ano estressante." Por isso, pegar o carnaval para descansar ou até mesmo para trabalhar e colocar a vida em dia, dá sentido ao cérebro.

Agora, quem costuma celebrar ou tem a renda associada ao carnaval não pode usufruir disso tudo de forma ativa. É como se a recompensa nos fosse retirada. "Principalmente para quem depende da folia, a privação pode trazer ansiedade e depressão", aponta Rafael.

Você, provavelmente, conhece aquela pessoa que não liga muito para a farra desta época. Pular carnaval na rua? Que besteira. Mas cada um lida com a folia de uma forma. Para alguns, é muito relevante. Assim, ainda segundo o especialista, há uma sensação coletiva de perda, e algumas pessoas podem chegar a entrar em processo de luto, incluindo as cinco etapas: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

E como impedir que as angústias tomem forma? "Reunindo-se com pessoas que sabemos que já tomaram as doses da vacina indicadas para cada faixa etária, em pequenos grupos de amigos e familiares. E lembre-se, a conexão com essas pessoas pode também ser virtual, não quer dizer que você não estará com elas", aconselha Rafael.

Para quem fica bem sozinho, renovando as energias, ótimo, é momento, também, para isso. E tenha em mente que as restrições atuais terão um significado futuro. Tudo por um bem maior.

Para entreter a criançada

Oficina de máscaras: queridinhas do carnaval, dá para confeccioná-las em família. As crianças podem explorar a criatividade. Para a criação, é possível usar modelos disponíveis na internet e materiais como a cartolina e o EVA. Um responsável deve ajudar durante o manuseio com tesoura, cola e materiais que possam ser colocados na boca pelos pequenos.

Folia na playlist: assim como Carla e família, aposte na playlist, ela é fundamental para animar os foliões, mesmo os pequenos.

Bloquinho em casa: dá para reunir a família ou até mesmo os amiguinhos da rua ou do condomínio na sala de estar.

Criar fantasias: pode ser improvisada ou muito bem trabalhada, o que importa é a criatividade e a diversão. É possível definir um tema, como fundo do mar, conto de fadas e selva, ou até mesmo deixar livre para que cada um se vista de acordo com a imaginação.

Fonte: Sharon Czitrom, Diretora de Marketing da Sunny Brinquedos

A folia é on-line

Programação das lives dos blocos tradicionais

3 de março, às 19h: Galinho de Brasília recebe Asé Dudu

4 de março, às 19h: Bloco dos Raparigueiros recebe Menino de Ceilândia

10 de março, às 19h Menino de Ceilândia recebe Bloco dos Raparigueiros

13 de março, às 19h: Liga dos Blocos Tradicionais

Fonte: com informações da Secretaria
de Cultura e Economia Criativa

Preparando o lar

As máscaras são itens decorativos que caem super bem aqui, porque reforçam o tema carnavalesco
As máscaras são itens decorativos que caem super bem aqui, porque reforçam o tema carnavalesco (foto: Marcelle Braga Decora)

- Espalhe adereços pela casa: vale pendurar fitas, colocar máscaras pelos móveis… O importante é curtir.

- Invista nas cores: almofadas, mantas, pratos e copos, use um de cada tipo, um de cada cor. Isso vai dar um tom divertido à decoração.

- Faça um painel para fotos: as fotos e decoração do painel podem criar destaque e trazer cor. Mas se não quiser investir na impressão de um painel, vale pendurar fitas ou balões de papel em algum canto ou mesmo na cortina da casa.

- Balões: os tipo bubble estão em alta. Mas vale usar bexigas ou aqueles de papel, que dão um clima alegre e divertido.

- Bolo temático: um bolo no tema da festa dá um toque especial à decoração.

Fonte: decoradora Marcelle Braga, da MBraga Decora

Reunião segura

João Victor Muniz Siqueira, de 20 anos, buscou alternativas para aproveitar o carnaval quando soube das restrições mais recentes, necessárias para controle da covid-19.

As festas privadas também estavam caras demais. João Victor e os amigos, então, decidiram usar o dinheiro que investiriam para sair nesta época, se o cenário fosse outro, para alugar uma casa e abastecê-la para as comemorações.

O destino escolhido foi Pirenópolis, a 150km de Brasília. A ideia é reunir 15 amigos, todos com a vacinação em dia. "A gente já imaginava que a pandemia pudesse piorar, isso desde o fim do ano, ser uma ameaça geral e mudar os planos. Então, achamos melhor não passar no meio desse agito. A chácara é algo nosso, privado, dá para se divertir com menos risco".

Drinques para testar

Caipirinha de café

Caipirinha de café
Caipirinha de café (foto: Orfeu/Divulgação)

Ingredientes

1 cápsula de Café Orfeu Bourbon Amarelo (café espresso)

40ml de cachaça

1 limão

1 colher de açúcar

Gelo

Acessórios

- Taça long drink ou dividido para copo de shot

- Mexedor

Modo de fazer

Em um copo, coloque o açúcar com o limão cortado em quatro pedaços e macere levemente. Acrescente bastante gelo, a cachaça, extraia a cápsula de café espresso Bourbon Amarelo e adicione ao copo.

Serviço: Orfeu Cafés Especiais (@orfeucafes)

Bloody Lemonade sem álcool

Bloody lemonade sem álcool
Bloody lemonade sem álcool (foto: Bla´s/Divulgação)

Ingredientes

½ limão siciliano

10 morangos

Modo de fazer

Bata tudo no liquidificador, depois é só coar. Para fazer a opção alcoólica, adicione 60ml de gim ou vodca com 30ml de grenadine.

Serviço: Bla´s, na CLN 406, Bloco D, Loja 38

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • As máscaras são itens decorativos que caem super bem aqui, porque reforçam o tema carnavalesco
    As máscaras são itens decorativos que caem super bem aqui, porque reforçam o tema carnavalesco Foto: Marcelle Braga Decora
  • As máscaras são itens decorativos que caem super bem aqui, porque reforçam o tema carnavalesco
    As máscaras são itens decorativos que caem super bem aqui, porque reforçam o tema carnavalesco Foto: Marcelle Braga Decora
  • O uso de elementos bem brasileiros é uma boa opção para arrumar a mesa
    O uso de elementos bem brasileiros é uma boa opção para arrumar a mesa Foto: Tok&Stok
  • Bloody lemonade sem álcool
    Bloody lemonade sem álcool Foto: Bla´s/Divulgação
  • Caipirinha de café
    Caipirinha de café Foto: Orfeu/Divulgação
  • Inspiração de mesa posta colorida para o carnaval
    Inspiração de mesa posta colorida para o carnaval Foto: Tok&Stok
  • Bloody lemonade sem álcool
    Bloody lemonade sem álcool Foto: Bla's/Divulgação
  • Caipirinha de café
    Caipirinha de café Foto: Orfeu Cafés Especiais
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação