Beleza

Abram alas para o brilho: pedrinhas, strass e glitter realçam o olhar

Pedrinhas dão um toque de luz e cor para o rosto. Dá para usar com sombra colorida, de efeito glossy ou nada mais no olho. Para apostar no carnaval e depois dele também!

POR Giovanna Fischborn
postado em 27/02/2022 08:00
No assunto beleza, Euphoria, produção da HBO, tem servido de inspiração para muitas. Na brincadeira, as pedrinhas vão dos olhos para a linha d'água e param até nos lábios. Na foto, a personagem Maddy Perez, com várias pedrinhas e ar fashionista -  (crédito: HBO/Divulgação)
No assunto beleza, Euphoria, produção da HBO, tem servido de inspiração para muitas. Na brincadeira, as pedrinhas vão dos olhos para a linha d'água e param até nos lábios. Na foto, a personagem Maddy Perez, com várias pedrinhas e ar fashionista - (crédito: HBO/Divulgação)

Mesmo em casa, o clima de carnaval contagia! Nada impede — para alguns, pode ser até difícil conter os ânimos — que você arrase na make. O feriado abre alas para muito brilho, glitter, texturas, efeito glow generalizado, tudo maxi. Está decretada a liberdade de se enfeitar. E, na maquiagem, uma opção vem se destacando: as produções com strass. Delicadas, mas poderosas, essas pedrinhas elevam o olhar e compõem muito bem com uma pele natural, estilo clean. 

O carnaval é uma oportunidade para se jogar e arriscar, mas a beleza desses acessórios não está limitada ao contexto de folia. "As pessoas estão cada vez mais ousadas na make", diz Analice Alves (@analicealves_), maquiadora oficial da Ruby Rose. Se prestarmos bastante atenção, aos poucos, testemunhamos as maquiagens diferentonas tomando conta dos looks do dia a dia. 

Delineados gráficos, esfumados, livres! Vale tudo. Use três pedrinhas acompanhando a linha ou desenho e coloque algumas perto das sobrancelhas
Delineados gráficos, esfumados, livres! Vale tudo. Use três pedrinhas acompanhando a linha ou desenho e coloque algumas perto das sobrancelhas (foto: Digo Montiel/Divulgação)

"Acredito que por conta dos conteúdos no TikTok, que é uma rede social com público mais jovem, mas que também influencia pessoas maduras, temos um movimento que encoraja todo mundo a ousar nas produções", explica. Cores, brilhos e, agora, strass estão aí para construir uma proposta divertida. "E adotá-los faz ainda mais sentido em tempos em que usamos máscaras de proteção e os olhos ficam de fora", completa.

A make fica legal para reuniões com a família e poucos amigos, e é bem aproveitada em fotos e vídeos. Para ficar bem no clique, aposte em tons coloridos de glitters e pedrinhas, que se destacam na câmera.

Aplicação

Digo Montiel (@digomontiel), beauty artist, aconselha comprar os strass que vêm sem cola, geralmente vendidos em saquinhos, caixinhas ou de forma individual em lojas de make: "É que as pedrinhas que vêm em cartelas, com cola pronta, costumam não ter uma durabilidade tão boa. São mais opacas também. As vendidas sem cola têm mais brilho", justifica.

Além disso, a superfície dos strass sem cola é lisinha e a chance de a aplicação dar certo e durar é maior. Escolhido o estilo e a cor das pedrinhas, use cola de cílios postiços para marcar o lugar em que eles ficarão. Feita a marcação, aplique a cola no rosto — e não nas pedrinhas —, espere secar um pouco e coloque-as com cuidado.

A aplicação é livre, mas, para quem é mais discreta, Digo dá dicas de disposições. "Adoro colocar um strass no final do canal lacrimal e outro no canto eterno, fica simples e bonito. Dá para colocar três rentes à linha da sobrancelha, ou criar um delineado." Não curte muito o delineado completo ou quer usar menos pedrinhas? A sugestão é usar três strass no canto do olho, como se fizesse só a pontinha.

Remoção correta

Aqui, Digo Montiel usou uma pedrinha próxima ao canto interno do olho,  com a pele leve e caprichada
Aqui, Digo Montiel usou uma pedrinha próxima ao canto interno do olho, com a pele leve e caprichada (foto: Digo Montiel (@digomontiel/Divulgação)

Use um demaquilante bifásico, que ajuda a desmontar a maquiagem com delicadeza, sem agredir a pele. Como possui óleo na composição, o produto limpa com mais rapidez, ideal também para tirar todo aquele glitter.

Dica de Analice: concentre-se primeiro na retirada da maquiagem dos olhos e, depois, do rosto, com um sabonete específico.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação