Saúde

Infertilidade precoce: como a menopausa antes dos 40 pode afetara mulher

A menopausa é um ciclo da vida feminina, mas quando ela acontece antes dos 40 anos, é importante estar atenta e investigar as causas

Helena Dornelas*
postado em 06/03/2022 08:00 / atualizado em 06/03/2022 12:42
 (crédito: Valdo Virgo/CB/D.A.Press)
(crédito: Valdo Virgo/CB/D.A.Press)

A menstruação acompanha as mulheres em boa parte da vida, e a menopausa é o processo natural do fim dessa etapa. Definida a partir de 12 meses após o última menstruação feminina, ela marca o fim da fase reprodutiva. Isso quer dizer que a mulher esgotou seu estoque de óvulos que eram liberados desde a puberdade.

Essa fase que, em média, ocorre por volta dos 50 anos, pode, porém, iniciar-se mais cedo. A menopausa precoce, falência ovariana precoce ou insuficiência ovariana prematura acontece quando a mulher para de menstruar antes dos 40 anos de idade. Quando isso acontece, é importante ficar atenta às causas, que podem ser genéticas ou consequência de algum problema de saúde.

"Assim como nós temos a infância, a puberdade, o menarca, a fase de fertilidade da mulher, nós temos a menopausa, que é nada mais, nada menos do que um período da vida que acontece após a falência ovariana. É uma fase da vida da mulher em que ela não tem mais os seus ovários funcionando, então ela deixou de ser fértil", sintetiza a ginecologista e obstetra Hayne Nunes.

Principais sintomas

A experiência de cada mulher em menopausa é única e depende de vários fatores, que podem ser relacionados ao estilo de vida e a fatores genéticos. Por isso, há que sinta todos os sintomas, há quem sinta só um. Os mais comuns são:

- Insônia
- Variações de humor
- Cansaço e falta de energia
- Alteração da libido
- Diminuição da lubrificação vaginal
- Picos de calor e suor excessivo
- Dores de cabeça e na articulação
- Palpitação e aceleração cardíaca
- Baixa qualidade do sono

O que é o climatério?

O climatério é o nome dado ao período de transição, quando a mulher passa da fase reprodutiva para a não reprodutiva. Dessa forma, a menopausa acontece durante o climatério, quando ocorre a diminuição das funções ovarianas, que faz com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até serem interrompidos definitivamente.

Durante o climatério, ocorre a diminuição da produção de hormônios e surgem sintomas como ondas de calor, oscilações de humor e flutuações do ciclo menstrual. A médica endocrinologista Juliana Craveiro explica que o climatério começa antes da menopausa. “A gente chama de menopausa quando a mulher para de menstruar por um ano consecutivo, mas, muitas vezes, a partir dos 40 anos, ela entra em uma fase que chama climatério, em que há oscilação da função ovariana, mês ela ovula, mês não. Isso também gera um impacto hormonal, no qual essa mulher começa a ter alguns sintomas da menopausa.”

Reposição hormonal

Embora a reposição hormonal não seja possível para todas as mulheres, essa área da medicina vem evoluindo cada vez mais. A endocrinologista Raissa Mota explica que a reposição hormonal deve ser personalizada, sempre com prescrição médica. A reposição nas mulheres com falência ovariana precoce deve ser realizada pelo menos até a idade da menopausa natural, ao redor dos 50 anos de idade, salvo as contraindicações. Tem o objetivo de aliviar os sintomas, preservar a massa óssea e minimizar o risco cardiovascular.

Os hormônios mais repostos no organismo da mulher são a progesterona e o estrogênio, a fim de promover melhor qualidade de vida.

Hábitos saudáveis

Há muitos fatores que podem influenciar na menopausa, e a qualidade de vida é um deles. “Sabemos da influência positiva que os bons hábitos exercem na nossa vida, como na função sexual e reprodutiva. A alimentação rica em produtos industrializados, com alta carga de carboidratos, açúcares, gordura e pobre em nutrientes, assim como o sedentarismo e o tabagismo podem adiantar a idade natural da menopausa”, explica Raissa Mota.

Apesar de hábitos não saudáveis poderem adiantar a menopausa, os hábitos saudáveis não retardam a falência ovariana, como explica a médica Juliana Craveiro: “O estilo de vida pode ser mais um fator causador da menopausa precoce, por isso é interessante fazer a prevenção com cuidado médico e manter um estilo de vida saudável, mesmo que não exista um tratamento específico, nenhum medicamento específico para retardar uma menopausa”.

Palavra do especialista

Quais são as possíveis causas da menopausa precoce?

A menopausa precoce ou insuficiência ovariana prematura pode ser genética, mas, em sua grande maioria, a causa é idiopática, ou seja, nós não conseguimos definir cientificamente o motivo de ter acontecido. Também pode ser cirúrgica, no caso de uma mulher que precisou, por algum motivo, tirar os dois ovários ou de uma paciente que passou por quimioterapia ou radioterapia e teve a falência nesses ovários. Pode ser causada ainda por doenças autoimunes, como tireoidite de hashimoto e até diabetes tipo um. Então, existem várias possíveis causas. Mas é importante lembrar que, se não foram por causa cirúrgica, quimioterápica ou radioterápica, é preciso pesquisar possíveis síndrome genéticas, com um estudo de cromossomo.

Uma mulher com suspeita de menopausa precoce pode engravidar?

Uma pessoa que começa a menopausa precoce pode buscar tratamento para tentar engravidar. Apesar de a insuficiência ovariana precoce estar relacionado à infertilidade, cerca de 5% dessas mulheres ainda vão conseguir ter uma gestação espontânea. Mas a maior efetividade é por meio de tratamentos de fertilidade.

Hayne Nunes é ginecologista e obstetra

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação