Casa

Como montar um escritório charmoso e funcional no conforto do lar

O trabalho remoto veio para ficar. Profissionais de arquitetura ensinam a montar um ambiente adequado — e que cabe no bolso — para você trabalhar em casa

Karolini Bandeira*
postado em 13/03/2022 08:00 / atualizado em 13/03/2022 09:05
Escritório planejado pela SQ8 Arquitetura: escolher cadeira e mesa adequadas é o primeiro passo -  (crédito: Foto: Vini Bednarczuk)
Escritório planejado pela SQ8 Arquitetura: escolher cadeira e mesa adequadas é o primeiro passo - (crédito: Foto: Vini Bednarczuk)

Estudo da consultoria de recursos humanos (RH) Robert Half mostra que 64% dos profissionais preferem trabalhar mais dias em casa do que no escritório. A pesquisa também mostra que a adoção do home office cresce a cada dia — e tudo indica que veio para ficar. O estilo de trabalho foi popularizado com a pandemia e a necessidade de distanciamento social. Passados dois anos, não dá mais para trabalhar de casa usando a mesa de jantar como ambiente improvisado. Montar um mini-escritório dentro de casa não é tão difícil quanto parece e dá, sim, para ter um ambiente profissional adequado sem gastar muito.

Antes de tudo, é necessário analisar quais são as ferramentas utilizadas durante o trabalho e o ambiente que servirá de escritório. O local, para a arquiteta Indira Matos, da SQ8 Arquitetura, tem que oferecer o mínimo de conforto ambiental - nesse momento, é preciso pensar no conforto térmico, acústico e luminotécnico da área de trabalho.

"Se estamos falando em montar um escritório do zero, é importante prestar atenção nesses fatores para proporcionar ao usuário um ambiente de trabalho agradável e que garanta estímulo e concentração para um desempenho produtivo", diz a arquiteta. "O ideal é escolher um lugar que seja bem ventilado, com uma boa iluminação e isolado de agentes externos, como ruídos da rua e interferências de outros moradores."

Quando falamos sobre foco e produtividade, lugares escuros ou mal iluminados, com certeza, não são os mais aconselhados. Por isso, ter uma boa iluminação é um dos primeiros pontos a se preocupar na hora de planejar um escritório. As arquitetas da SQ8 são defensoras da luz natural, mas Indira Matos aponta que são necessários alguns cuidados, "como evitar o ofuscamento da luz direta na superfície de trabalho (bancadas e mesas) ou o reflexo da luz na tela do computador, ambos trazem desconforto visual".

Também é preciso garantir iluminação artificial, como uma luminária ou até a lâmpada do cômodo. Para o trabalho, é adequada uma iluminação confortável, que não canse os olhos ou cause dor de cabeça. A arquiteta dá dicas de como escolher uma boa luz artificial. "É indicado evitar a luz focal e dar preferência à iluminação difusa, e também escolher lâmpadas neutras a frias (temperatura de cor 4000K a 5000K), pois elas despertam e proporcionam mais atenção ao trabalho."

Casas pequenas

O ateliê de costura foi montado em um cantinho do quarto neste projeto da SQ8 Arquitetura
O ateliê de costura foi montado em um cantinho do quarto neste projeto da SQ8 Arquitetura (foto: Vini Bednarczuk/Divulgação)

O seu home office deve ser proporcional ao tamanho da sua residência e não precisa, necessariamente, ocupar um cômodo inteiro. Moradores de apartamentos pequenos podem montar um bom escritório em um cantinho do quarto, salas ou até mesmo nos corredores. O mais importante, para a arquiteta da SQ8, é que "a pessoa se sinta confortável e que tenha privacidade".

A arquiteta Ana Luisa Veloso, da Traama Arquitetura, acredita que as paredes podem ser grandes aliadas de quem mora em ambientes com pouco espaço. Elas são úteis para instalar prateleiras e calendários, por exemplo. "Tendo um espaço mínimo para uma bancada de um metro já é possível montá-la. Uma outra sugestão é explorar o espaço aéreo, com estantes e armários suspensos para armazenamento e organização. Uma bancada com gavetas é uma grande aliada para espaços mais restritos", indica Ana Luisa.

Todo espaço pode ser otimizado na elaboração de um escritório. Indira Matos cita artifícios como organizadores de parede, móveis retráteis e que tenham mais de uma função agregada, como uma cama elevada com bancada na parte inferior.

Cabe no bolso

Escritório para estudos, planejado pela Traama Arquitetura, foi montado no quarto
Escritório para estudos, planejado pela Traama Arquitetura, foi montado no quarto (foto: Júlia Tótoli)

Para a arquiteta Ana Luisa, é completamente possível planejar um ambiente adequado com poucos gastos. E a internet ajuda nisso."Hoje, conseguimos encontrar opções de cavaletes para fazer uma supermesa, ou móveis prontos on-line com um custo superacessível e efeito superbacana."

Anote e não esqueça: analisar todas as suas demandas e necessidades e definir suas prioridades vai te ajudar na hora de saber quais devem ser os maiores investimentos! Saber o que merece mais (ou menos) investimento financeiro fará você poupar mais.

Ana Luisa Veloso considera os materiais que proporcionam maior conforto os que têm melhor custo-benefício. No caso de uso do computador para trabalho, por exemplo, é crucial a escolha de uma cadeira confortável e de uma mesa ou bancada de trabalho com altura certa.

"Uma bela escrivaninha ou mesa de trabalho, assim como a cadeira, são os itens com maior atenção no investimento. Caso o espaço seja pequeno, uma marcenaria planejada para ajudar na organização é fundamental. Iluminação com led também tem um excelente custo-benefício e é um investimento que vale a pena", diz a arquiteta da Traama.

Aproveitar a mobília e os objetos da própria residência é, sem dúvida, a forma mais barata de investir no escritório, reconhece Indira, da SQ8. Entretanto, a arquiteta salienta que é preciso um esforço para adaptar os materiais que serão utilizados. E quando não se tem tudo em casa? "Uma forma bem em conta de fazer uma mesa de trabalho, por exemplo, é comprar dois cavaletes e colocar um tampo de vidro ou madeira", sugere. Prateleiras e objetos que ajudem a organizar os materiais de escritório também são bastante usados por quem não pode investir muito na montagem de um espaço de trabalho.

Decoração e organização

Detalhes de escritório planejado pela Traama Arquitetura
Detalhes de escritório planejado pela Traama Arquitetura (foto: Júlia Tótoli)

Um ambiente visualmente agradável melhora nosso dia e humor e, consequentemente, nos deixa mais produtivos e animados com nosso trabalho. Portanto, segundo a arquiteta Indira Matos, é "algo que temos que levar em consideração". "Além do mais, um local bem decorado auxilia na organização, fundamental no ambiente de trabalho. Uma dica é investir em locais para armazenamento de fácil acesso. Ter as ferramentas de trabalho à mão traz praticidade na hora de executar tarefas e estimula a produtividade", completa a profissional.

A decoração do local vai de acordo com o seu gosto. Uma coisa que não pode faltar nunca é a organização. E para mantê-la em dia, é indicado o uso de instrumentos (baratinhos) como caixas organizadoras, bandejas, ganchos em paredes, porta lápis, post-it, mural de recados e calendário.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação