Beleza

Uso de maquiagem vencida pode trazer danos para a pele. Fique atento!

Maquiagem tem prazo de validade. Fique atenta para não passar demais da data, pois há risco de dermatite e infecção

Giovanna Fischborn  
postado em 13/03/2022 08:00
 (crédito: Giovanna Fischborn/CB/D.A.Press)
(crédito: Giovanna Fischborn/CB/D.A.Press)

No fundo da gaveta, um lápis de olho de cor megavibrante. Uma paleta comprada no impulso ou uma base de cobertura rebocão que faltou ocasião para usar e, agora, fica só de enfeite na bancada... Conhece essa história?

Muitas pessoas têm aquele produto herança, guardado há anos, seja pelo pouco uso — a pandemia que o diga —, seja porque, felizmente, ele rendeu esse tempo todo. Mas maquiagem tem validade e não é uma boa ideia prolongar demais. Se usada depois da data recomendada, acumula bactérias e pode dar reação na pele e nos olhos.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a data de validade desses itens é definida pela empresa fabricante, que pondera e testa a fórmula e as técnicas usadas. O prazo é determinado considerando as propriedades originais do produto, mantido na embalagem que veio, sem danos e se guardado em lugar arejado e seco.

A dermatologista Carina Nogueira Garcia explica que, no Brasil, as indústrias não têm a obrigação de estabelecer uma data de validade depois que o produto foi aberto. Por isso, a forma de cuidar dos potinhos é um dos pontos que mais interfere na duração. "Sem essa orientação em relação aos produtos abertos, atente-se ao armazenamento. Não deixe no carro, nem em lugares quentes e com muito vapor", aconselha.

Lembramos também que o banheiro não é o melhor lugar para deixar os itens de make se quer aumentar a vida útil deles. Aliás, é um dos piores para se fazer isso: "Assim como em qualquer outro ambiente úmido, as maquiagens podem mofar antes mesmo de extrapolarem o prazo de validade. Quando isso acontece, mesmo que o mofo esteja em parte da maquiagem, o produto já está todo contaminado", explica a dermatologista Fabiana Seidl, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Venceu. E agora?

Que não é indicado consumir produtos vencidos, mesmo não sendo maquiagem, já sabemos. Mas é sabido também que o produto não para simplesmente de funcionar de um dia para o outro. Vale o bom-senso. Depois de alguns dias, considere deixar o produto de lado de vez, mesmo que ele esteja, aparentemente, normal. "Isso costuma acontecer com os produtos em pó, em que é mais difícil notar alterações", completa Carina Garcia.

No geral, itens vencidos, contaminados ou mofados podem fazer muito mal à saúde. Há chances de levar a uma infecção cutânea superficial ou até mesmo profunda, dependendo do tipo de fungo. "Existe ainda o risco de inalação de esporos do fungo, podendo levar a problemas pulmonares. É claro que isso depende muito da resposta imune de cada indivíduo, mas aconselho a não utilizar itens vencidos de jeito nenhum", argumenta Fabiana.

Seguir com o uso por muito tempo pode acabar em dermatite de contato por irritante primário ou dermatite alérgica, rosácea ou dermatite seborreica. Piora traumas cutâneos, feridas e acne. Produtos que entram em contato com as pálpebras e olhos, que são áreas sensíveis e precisam de mais atenção, podem provocar conjuntivite.

É bom lembrar que o protetor solar, se estiver fora da validade, não dá a proteção descrita pela indústria, o que pode ser um perigo se a pessoa tem melasma ou histórico de câncer de pele. Bases que prometem proteção solar, mais viço e até efeito de hidratação também têm essas funções alteradas.

E nada de tentar fazer a maquiagem render por mais tempo. Estratégias como colocar soro na máscara de cílios, sabe? Carina alerta que o ideal é não contaminar o produto com as mãos nem com outra substância externa. Até porque não se sabe como uma substância diferente pode interagir com a fórmula da make.

Tempo útil da maquiagem

Sombras compactas: 36 meses

Bases aquosas: 12 meses

Bases oleosas: 18 meses

Batom: 48 meses

Rímel: 6 meses

Corretivos: 18 meses

Pó solto ou compacto, iluminador, blush: 18-24 meses

Gloss labial: 6-12 meses

Delineador: 6-12 meses

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Mas preste atenção…

Se a pele estiver muito vermelha ou com descamação, se essa reação não aparecer na bula nem foi descrita por médicos

Textura, cor e odor alterados, mesmo se estiver na validade

Mofo, que são mais comuns em produtos líquidos e úmidos, como bases e batons

Símbolo

Já viu um desenho de um pote aberto com um número dentro? Esse símbolo indica a validade de um produto em meses depois de aberto.

Dica da maquiadora e youtuber Cool Marina (@coolmarinaa)

“Para não se perder na organização e acabar usando produtos fora da validade, recomendo fazer uma limpa nas makes de tempos em tempos, conferir a data de vencimento e prestar atenção se a aparência e o cheiro do produto ainda permanecem os mesmos”.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação