TV+

A época das séries

Bridgerton chega à segunda temporada na Netflix em tempos em que o streaming investe em contar as chamadas histórias de época

Pedro Ibarra
postado em 20/03/2022 00:01
 (crédito:  Netflix/Divulgação)
(crédito: Netflix/Divulgação)

Criticadas por alguns, mas amadas por muitos, as histórias de época estão em alta recentemente. Sejam adaptações de livros, sejam baseadas em fatos reais ou ficções, as vestimentas robustas e as narrativas de realeza, etiqueta e intrigas nos séculos passados caíram no gosto do streaming. O investimento gerou produções de época que se tornaram grandes sucessos das plataformas.

O ano de 2022 já começou com lançamentos de tramas como The golden age, disponível na HBO Max, e Outlander, presente no catálogo da Netflix. Além de The great, que começou a ter episódios lançados na Starzpla no ano passado, mas só teve a estreia do capítulo final este ano.

O gênero, já muito popular, agora tem cada vez mais opções no streaming. Por isso, o Correio separou uma lista diversa de séries de época para os amantes dos séculos passados.

Bridgerton

A série, baseada em uma saga literária de Julia Quinn, é um dos maiores sucessos da história da Netflix e, por conta disso, uma das principais produções de época da atualidade. O seriado chega à segunda temporada na próxima sexta-feira com uma nova história, que conta com personagens da primeira temporada e adições ao elenco, sem contar com mudança de protagonismo.

Os fãs de Simon Basset, o duque de Hastings, não poderão ver uma nova temporada com o personagem de Regé-Jean Page, já que o segundo ano da produção não menciona o casamento dele com Daphne Bridgerton, interpretada por Phoebe Dynevor, foco dos episódios lançados em 2020. A temporada será focada no Lord Anthony Bridgerton, vivido por Jonathan Bailey, um homem que tem dificuldade de encontrar a mulher perfeita para se casar até se deparar com Kate Sharma, da atriz Simone Ashley, uma mulher da nobreza indiana que chega à cidade.

Outlander

Cultuada, a longa série Outlander é outra ficção adaptada dos livros, escritos por Diana Gabaldon. A série conta a história de Claire Randall, uma enfermeira de combate britânica que trabalhava na Segunda Guerra Mundial, em 1945, que é misteriosamente transportada para o ano de 1743. O primeiro episódio da sexta temporada já estreou com exclusividade da Star e o enredo caminha para um desfecho, já que Catriona Balfe, que vive a protagonista, afirmou em entrevistas que a sétima temporada deve ser a última.

A idade dourada

Seriado que estreou em janeiro deste ano, A idade dourada retrata a aristocracia norte-americana na chamada "Era Dourada", no século 19. A produção é protagonizada pela atriz Louisa Jacobson, que interpreta Marion Brook, uma jovem que se muda para Nova York para viver com as tias ricas, mas acaba se envolvendo em uma série de intrigas quando tenta se infiltrar nos assuntos dos vizinhos da própria família. A série da HBO Max é criada por Julian Fellowes, conhecido pelo trabalho em Downton Abbey, e teve ótima recepção de público e crítica, por isso já tem segunda temporada encomendada.

The great

Saindo dos Estados Unidos e indo para a Rússia. A história do início do reinado de Catarina, a Grande é contada em The great. A série encontra na sátira a forma de desenvolver a narrativa de uma das maiores líderes do território russo, que é interpretada por Elle Fanning. Os anos iniciais e o início do reinado são adaptados, até a invenção da montanha-russa aparece no seriado. A produção teve a segunda temporada disponibilizada na Starzplay no Brasil, mas é uma produção da Hulu e já está renovada para a terceira temporada.

The nevers

Um misto de X-Men com história, The nevers volta à Era Vitoriana e mostra a trajetória de um grupo de mulheres que recebe poderes especiais, assim como super-heroínas. Elas decidem usar desses poderes para influenciar os rumos do planeta e mudar a história. Mais um sucesso recente, a série foi lançada em 2021, mas a segunda metade da primeira temporada estreia apenas em 2022.

Nem tão de época assim

Duas produções tratam do passado, mas não mudam de século para lembrar a história. The crown, a série da Netflix que abarca grande parte da vida da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, e Peaky Blinders (foto), que mostra uma organização criminosa da cidade de Birmingham, na Inglaterra. As duas são sucesso de público e crítica e terão novas temporadas este ano. A série da rainha chega em novembro com a quinta temporada, e os criminosos recebem a sexta e última temporada no final em junho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  2022. Crédito: HBO Max/Divulgação. Cultura. Cena da primeira temporada de 'The Nevers'.
    2022. Crédito: HBO Max/Divulgação. Cultura. Cena da primeira temporada de 'The Nevers'. Foto: HBO Max/Divulgação
  • 2022. Crédito: Jason Bell/Starz/Sony Pictures. Cultura. Cena da sexta temporada de 'Outlander'.
    2022. Crédito: Jason Bell/Starz/Sony Pictures. Cultura. Cena da sexta temporada de 'Outlander'. Foto: Jason Bell/Starz/Sony Pictures
  •  2022. Crédito: Liam Daniels/Netflix. Cultura. Cena da segunda temporada de 'Bridgerton'.
    2022. Crédito: Liam Daniels/Netflix. Cultura. Cena da segunda temporada de 'Bridgerton'. Foto: Liam Daniels/Netflix
  •  2021. Crédito: Starzplay/Divulgação. Cultura. Cena da segunda temporada de 'The Great'.
    2021. Crédito: Starzplay/Divulgação. Cultura. Cena da segunda temporada de 'The Great'. Foto: Starzplay/Divulgação
  • Cena da série A idade dourada
    Cena da série A idade dourada Foto: HBO/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação