Bichos

Seu bichinho está com mau hálito? Atenção para a saúde bucal dele

O problema pode ser indicativo de várias doenças. Saiba manter a higiene bucal do seu pet para evitá-las

Iara Pereira*
postado em 20/03/2022 08:00 / atualizado em 20/03/2022 10:17
Benty Henrique já está costumado com o processo de escovação -  (crédito: Arquivo pessoal)
Benty Henrique já está costumado com o processo de escovação - (crédito: Arquivo pessoal)

Diferentemente do que muitos tutores pensam, o mau hálito nos pets não é normal. Assim como nos humanos, a saúde bucal deve ser observada atentamente, pois pode ser um sinal de que seu bichinho está doente.

A explicação mais simples para o mau hálito em cachorros e gatos é a falta de escovação dos dentes. Ao longo do dia, ao se alimentar, é normal que restos de alimento e bactérias se acumulem na boca, formando o que os especialistas chamam de biofilme.

Com o tempo, esse biofilme calcifica e forma o cálculo dental, também conhecido como tártaro. O resultado do processo de calcificação é um hálito com cheiro forte.

"A saúde começa pela boca!", afirma Heloísa Menezes, especialista em odontologia veterinária. Segundo ela, não cuidar da saúde bucal dos pets pode afetar todos os outros sistemas do corpo e causar doenças renais, digestivas e dificultar a alimentação.

Como o acúmulo de bactérias pode ter consequências gravíssimas para os animais, a médica veterinária explica que a escovação é imprescindível na rotina diária do bichinho de estimação: "O ideal é escovar todos os dias e marcar uma limpeza com o veterinário uma vez ao ano", diz Heloísa.

Processo prazeroso

Bárbara Fernandes e seu golden retriever Mufasa
Bárbara Fernandes e seu golden retriever Mufasa (foto: Arquivo pessoal)

Bárbara Fernandes tem 39 anos e dois cachorrinhos atualmente. A advogada e estudante de medicina veterinária é tutora de Axl, um maltês de seis anos, e de Mufasa, um golden retriever de três anos. Pelo menos uma vez por semana, Bárbara escova os dentes dos bichinhos e conta que o hábito é, sim, difícil de inserir na rotina, mas não impossível.

"Quando o processo é feito de forma adequada, com orientação e reforço positivo, torna-se um prazer para eles. Pelo menos com os meus foi assim. A gente vai inserindo ali um petisquinho e faz a escovação com carinho, devagarinho, até eles se acostumarem. Tudo é questão de costume mesmo", diz a advogada.

Além disso, Bárbara compartilha que o maltês Axl fará, em breve, um tratamento com odontoveterinária porque, mesmo seguindo uma rotina de escovação, o pet desenvolveu uma doença periodontal. "Está com seis aninhos, nunca tinha feito um tratamento periodontal. E eu acredito que algumas coisas que ele já sofreu durante a vida sejam provenientes de bactérias que estavam na boca e afetaram o corpo", diz a estudante de medicina veterinária.

Cristiana Moreira e seus dois pets: Benty Henrique e Titcho Lino
Cristiana Moreira e seus dois pets: Benty Henrique e Titcho Lino (foto: Arquivo pessoal)

Cristiana Moreira tem 33 anos, é empresária, fisioterapeuta e tutora de Benty Henrique e Titcho Lino, pai e filho da raça dachshund. Ela descreve a rotina de cuidados que ela e o marido mantêm com os pets: a escovação é feita uma vez na semana mas, no restante do tempo o casal conta com a ajuda de brinquedos, roedores, spray bucal e petiscos específicos para cães.

A fisioterapeuta relata ainda que Benty Henrique, que já tem 11 anos, precisou passar por uma cirurgia para retirada de um dente quebrado. "As bactérias acabaram gerando um abscesso. Ele ficou com o lado direito do rosto, perto do olho, bem inchado e com dor. Só fomos perceber quando já estava bem infeccionado, havia reparado que ele apenas mastigava de um lado. Talvez, se tivesse sido mais atenta, poderia ter evitado a infecção e o abcesso."

Hoje, Benty está bem acostumado com o processo de escovação. Já Titcho Lino, que tem pouco mais de um ano, ainda resiste. Mas, segundo Cristiana, basta ter paciência e cuidado para cuidar bem dos dentes dos dois dachshund.

* Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Cristiana Moreira e seus dois pets: Benty Henrique e Titcho Lino
    Cristiana Moreira e seus dois pets: Benty Henrique e Titcho Lino Foto: Arquivo pessoal
  • Benty Henrique já 
está costumado com o 
processo de escovação
    Benty Henrique já está costumado com o processo de escovação Foto: Arquivo pessoal
  • Bárbara Fernandes e seu golden retriever Mufasa
    Bárbara Fernandes e seu golden retriever Mufasa Foto: Fotos: Arquivo pessoal
  • Benty Henrique já está costumado com o processo de escovação
    Benty Henrique já está costumado com o processo de escovação Foto: Arquivo pessoal
  • Bárbara Fernandes e seu golden retriever Mufasa
    Bárbara Fernandes e seu golden retriever Mufasa Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação